Como Fazer Amigurumi: Dicas e Materiais

O Que é Amigurumi?

A técnica japonesa de criar bonecos feitos de crochê recebe o nome de Amigurumi. Em geral as criações têm um visual bem típico de personagens de animes e mangás japoneses. Além das figuras em estilo toy art a técnica do Amigurumi é também utilizada para confeccionar utensílios domésticos em crochê que tenham um visual mais divertido.

A Popularização Do Amigurumi

No Japão a criação de bonecos feitos de crochê é um costume milenar, porém, que somente voltou a ser comum na década de 80. Esse renascimento dessa técnica aconteceu devido a grande explosão do mercado de artigos voltados para o público feminino jovem.

Um dos principais destaques desse recomeço do Amigurumi e a boneca Hello Kitty. Os bonecos chamados Amigurumi tem aparência meiga, porém, com um quê de extraordinário e curioso como a própria Hello Kitty. O grande consumo desses bonecos fez com que aumentasse o número de revistas que continham o passo a passo de como fazer essas belas criações.

A popularização se deu de tal forma que no ano de 2002 foi criada a Associação Japonesa de Amigurumi. Essa técnica já tem um grande arsenal de livros que ensinam o passo a passo, porém, a maioria está disponível somente em japonês. Um dos principais fatores que impulsionaram essa verdadeira febre pelos amigurumis pelo mundo foi a popularização da cultura japonesa como um todo.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=qMI8yEALwyM[/youtube]

A Técnica De Amigurumi

A construção de uma figura de amigurumi é feita com o uso de formas geométricas. Em geral a cabeça e o tronco do boneco têm a forma de esfera, os membros são cilíndricos. Em relação ao corpo a cabeça é bem grande e os olhos também ganham destaque. O tronco ganha um tamanho médio e os membros devem ser desproporcionais. O rosto do amigurumi pode ou não conter boca ou nariz.

Para fazer os detalhes como olhos, por exemplo, são utilizados diversos tipos de materiais. Os bonecos prontos medem entre 10 e 30 cm e as suas articulações são feitas com a ajuda de arames. Com os arames é possível deixar o boneco em várias posições diferentes.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=-KGrMxxGUdE[/youtube]

A dica para quem deseja fazer as suas peças de amigurumi é usar lã mediana de crochê e uma agulha de 4 mm. Existe uma grande variedade de técnicas para produzir o boneco, porém, a que mais se destaca dentre todas é a do ponto baixo junto com o anel mágico que ajuda a evitar que seja feito um furo na parte central da esfera.

Para que seja possível garantir a consistência do boneco e evitar que o recheio vaze são utilizadas reduções invisíveis chamadas de invisible decrease. Os bonecos ficam mais consistentes e firmes.

 

Dicas Para Fazer Amigurumi

Para Criar As Suas Peças Chamadas De Amigurumis Você Precisará Dos Seguintes Materiais:

Agulha de Crochê – É importante que seja uma agulha de baixa numeração, a mais indicada é a de 4 mm. A baixa numeração é importante para conseguir fazer esse trabalho com tantos detalhes pequeninos.

Lã e Linhas – Tenha uma grande variedade de lãs e linhas a sua disposição para dar mais alegria para as suas peças amigurumis.

Borracha de Espuma ou Algodão – Serão utilizados para fazer o recheio dessas peças. Escolha o material que achar mais indicado para o tipo de amigurumi que você pretende fazer.

Demais Materiais – Para enfeitar os seus amigurumis você pode contar com botões, miçangas, botões entre outros materiais. Tudo o que você tiver a sua disposição para dar mais graça para as suas peças ajudará no resultado final.

Ponto

Para conseguir ter um bom resultado na confecção do seu amigurumi você deverá usar o meio ponto ou o ponto baixo. Basicamente para começar a sua peça você usará a forma básica de uma esfera, a grande maioria dos amigurumis usa essa forma básica. Se você quiser também pode usar as formas de pompons (confira dicas abaixo de como fazer).

 

Acessórios Nos Amigurumis

Uma dica legal para diferenciar os seus amigurumis é aplicar alguns acessórios como pingentes, chaveiros entre outros. Esses bonecos de crochê tem um visual de toy art que é bem interessante para dar mais graça para os seus objetos usados no dia a dia como mochilas, por exemplo.

Como Fazer Pompom De Lã

Os pompons de lã são ótimos para acrescentar em vários tipos de trabalhos manuais inclusive nos amigurumis. Para te ajudar a fazer os seus pompons de lã elaboramos algumas dicas abaixo, confira:

Materiais Necessários

  • Tesoura
  • Papel Cartão
  • Lã de várias cores

 

Como Fazer

Passo 1

Comece desenhando dois círculos no papel cartão que deverão ser concêntricos, ou seja, um dentro do outro. Faça do tamanho que você desejar que fique o seu pompom.

Passo 2

Em seguida você deverá recortar o desenho traçado no cartão, é necessário fazer isso duas vezes.

Passo 3

Em seguida junte os seus dois círculos.

Passo 4

Em seguida vá enrolando a lã para que não fique incômodo, o mais indicado é pegar pedaços que não sejam muito extensos.

Passo 5

Vá fazendo isso até perceber que esteja bem cheio e com uma lã já grossa.

Passo 6

Vá colocando a tesoura por dentro dos dois cartões cortando a lã entre os dois cartões.

Passo 7

Depois que terminar de cortar você deverá pegar um pedaço de lã para ser o pedaço usado para pendurar o pompom. Coloque a lã entre os dois cartões e depois será necessário dar uma volta.

Passo 8

Será necessário atar esse pedaço de lã um pouco forte para que não se rompa.

Passo 9

Em seguida retire o cartão, fique atento ao fato de que terá de rasgar ele.

Pronto o seu pompom está pronto e pode ser usado em diversos tipos de peças como os amigurumis.

Amigurumi – Cultura Japonesa

Para que os seus amigurumis fiquem legais e realmente tenham o visual desse tipo de peça é interessante que tenham algum tipo de ligação com a cultura japonesa. Uma boa dica é conferir quais são os personagens que são mais famosos na cultura japonesa como a Hello Kitty, por exemplo.

Pesquise e encontre opções que sejam mais fáceis para você criar com essa técnica. Lembre-se também de quanto mais articulado for o seu amigurumi melhor ficará.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Passo-a-passo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • JÁ CONHECE O PITONISA?

    Um novo agregador de links feito especialmente para as mulheres! Moda, Decoração, Dieta, Gastronomia, vários tutoriais de Faça você mesma, penteados e makes em um só lugar!

    O melhor conteúdo feminino está no http://www.pitonisa.com.br

    O Cultura Mix está sempre por lá!

    Não deixe de conferir!
    contato@pitonisa.com.br

    PITONISA 6 de agosto de 2013 19:06 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *