Técnica Bordado Lunéville

A técnica de Bordado Lunéville também pode ser conhecida como Bordado em Bastidor, Tambour Embroidery, Bordado de Alta Costura e Crochet de Lunéville. Trata-se de uma técnica de bordado que usa um bastidor grande e uma agulha em formato de gancho que permite aplicar pedrarias nas peças, por isso é tão utilizada pelas grifes de alta costura. Continue lendo e saiba mais sobre essa técnica que permite adicionar inúmeros detalhes as suas peças.

Por Que Bordado de Lunéville?

A nomenclatura Bordado de Lunéville faz referência o local da França em que a técnica foi criada. Os primeiros registros desse tipo de trabalho remontam ao século 14 ainda sem a presença do bastidor de grande porte e da agulha em forma de gancho. Foi ganhando espaço ao longo dos séculos e se tornou popular na cidade de Lorraine, que está localizada há cerca de 314 km de Paris.

Em torno de 1810 os duques de Lorraine eram presença constante no Château de Lunéville, castelo em que a técnica se tornou uma especialidade espalhando-se para as residências do entorno. Inicialmente as bordadeiras usavam apenas fios criando padrões que imitavam as rendas mais elegantes desse período como as de Bruges, Veneza e Valenciennes tendo como matéria-prima somente algodão e tule.

Foi nesse momento que nasceu o famoso ‘’Point de Lunéville” que nada mais é do que os pontos específicos que dão origem a cada elo do bordado. Relembrando que a técnica ainda não era sinônimo de uso de plumas, pedrarias e paetês.

Imperatriz Josefina

Imperatriz Josefina

Imperatriz Josefina

Já com o nome de Bordado Lunéville, a técnica, se tornou mais aclamada após a Revolução Francesa quando passou a fazer parte do armário da Imperatriz Josefina, esposa de Napoleão. A adição de lantejoulas e pérolas a esses bordados aconteceu somente em torno de 1865 através do trabalho de Louis-Bonnechaux Ferry que além de artesão era também empresário.

Seu trabalho era feito no avesso do tule e com uma agulha em formato de gancho. Com esse novo aspecto de ornamentação não demorou para que o bordado Lunéville se espalhasse por toda a França. Obviamente passou por altos e baixos entre as duas guerras mundiais e a crise econômica de 1929. Algo interessante é que a técnica passou a usar diferentes materiais como vidrilhos, miçangas, plumas, flores, fios metálicos entre outros.

Galeria de Vídeos Sobre Bordado Lunéville

Confira alguns vídeos abaixo em que é possível saber mais sobre a técnica de Bordado Lunéville.

Vídeo: Como Bordar Pedrarias

Nesse vídeo você poderá visualizar como é a técnica para bordar pedrarias nas suas peças. Interessante para quem não viu ainda o processo de execução ou ainda têm dúvidas a respeito.

Vídeo: Materiais de Bordado – Agulha de Lunéville

Saiba mais sobre a agulha usada para a aplicação de pedrarias e outros elementos em peças de alta costura. Um material bastante importante para quem deseja usar essa técnica à criação de peças com maior valor agregado.

Vídeo: Agulha Para Bordar Pedrarias (Alta Costura)

Saiba mais sobre a agulha para bordar pedrarias usada para a famosa técnica de Lunéville.

Vídeo: Tutorial Básico de Bordado Técnica Lunéville

Um vídeo que mostra detalhadamente o desenvolvimento da técnica de bordado Lunéville.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *