Tear Pente-Liço

O Tear Liço é Ideal para Iniciantes na Arte de Tear

Comumente usado por aprendizes de tecelão, o tear pente–liço, ou tear alemão, como também é conhecido, permite a produção de uma enorme gama de produtos, entre eles mantas, tapetes e bolsas.

O Taer

Os tipos de material utilizados para a produção das peças também são vastos, dependem do que o tecelão deseja fabricar. Pode-se usar algodão, seda, lã, entre outros, misturados ou separados. E também é possível adicionar a estes materiais arames, metais prateados ou dourados, para marcar detalhes da peça.

Onde Comprar

O tear liço pode ser encontrado em lojas especializadas do setor e não custa muito caro. Os modelos mais simples estão na faixa de R$ 200, mas dependendo do tamanho e da marca os preços podem ser maiores. Esse modelo pode ser bem pequeno, medindo apenas 40 cm de largura, mas também existem maiores, que chegam a mais de dois metros de largura.

Os modelos mais largos são usados por artesãos para a confecção de mantas. Quando o tear é muito alto, no caso dos modelos maiores, é necessário que um cavalete seja usado, e este normalmente vem junto com o produto.

Tear Alemão

O tear alemão é composto por oito peças principais. Urdidura são os fios de tecido que ficam esticados antes de iniciar o trabalho. Ela é desenrolada à medida que a peça vai ficando pronta e vai dando o resultado final do trabalho. É separada em dois conjuntos, sendo que o espaço entre eles se denomina cala, e é por onde se desloca o fio da trama. Já a trama é quem compõe os fios que se deslocam de um lado ao outro do tear, entrelaçando-se com os fios da urdidura.

Fazer

As outras cinco peças básicas do tear alemão são os rolos de tecido e o urdidor, as laterais, os protetores e o pente. No rolo urdidor fica enrolada a peça bruta e no rolo de tecido a peça pronta vai se formando. As laterais dão sustentação às peças internas do tear.

Os protetores protegem os fios e a peça em formação dos dentes de fixação existente nos rolos urdidor e de tecido. Por fim, o pente é a uma das peças mais importantes do tear, é constituído por fendas por onde passam os fios da urdidura, superiores e inferiores, dando origem aos processos da tecelagem.

Peças

O tamanho do pente define o tipo de peça que será produzida. O pente fino é indicado para a produção de peças finas e compõe quatro fios por centímetro do tecido.

O pente médio é usado na fabricação de panos e tapetes, possui dois fios por centímetro de tecido. Enfim, o pente grande tem 1 fio por centímetro de tecido e é indicado para tecer mantas e cobertores.


Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • por favor, gostaria me passa-se o passo a passo do tear de pente liço, muito obrigado.

    laurice 18 de julho de 2011 20:59 Responder
  • Seu trabalho é muito bonito e caprichado. Tenho um igual. Agora tenho de encontrar quem vende pente para tear de pedal. Vc poderia me ajudar?

    Benedito Pereira 12 de agosto de 2011 23:17 Responder
  • e o breço barato para mim eu estou estou pricizado porfavor

    raquel cristina gramigna 7 de dezembro de 2013 15:08 Responder
  • porfavor mais rapido pocivio para mim eu morro em angra doos reis

    raquel cristina gramigna 7 de dezembro de 2013 15:10 Responder
  • olá
    sou iniciante em materia de tear pente liço, quanto o sr cobra para fazer um de 1.00 metro? mande a resposta e passo a passo de montagem
    obrigada!

    Maria de Nazaré 25 de março de 2014 14:44 Responder
  • gostaria de saber onde comprar.

    SOLANGE 3 de abril de 2014 1:35 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *