O Artesanato Brasileiro

Não há como se passar pela vida sem nunca ter visto uma peça do artesanato brasileiro, já que ele está em todas as partes e em qualquer lugar do mundo, pois tamanha é sua riqueza e originalidade.

Os materiais usados no artesanato em nosso país são inúmeros: barro, pedra, tecido, casca de árvore, semente, pena de pássaros, reciclagem de garrafas pets, e muitos outros, a partir deles são feitos os mais lindos e originais trabalhos.

Artesanato Brasileiro

Artesanato Brasileiro

Além de ser um maravilhoso passatempo, o artesanato se tornou fonte de renda para muitas pessoas, principalmente aquelas que moram em pequenas cidades, para as populações ribeirinhas, que viram em uma tradição, muitas vezes passadas de pais para filhos, como a renda no Nordeste, os jarros, as carrancas, uma maneira saudável de sustentar seus filhos, dando-lhes uma vida melhor.

Os tipos de artesanato brasileiro são variados e são feitos de acordo com a região do país, qual a matéria prima mais barata e fácil de encontrada.

Artesanato Brasileiro

Artesanato Brasileiro

Os bonecos de barro feitos de cerâmica são a forma de artesanato mais difundida no Brasil, principalmente produzidos no Nordeste como os bonecos cangaceiros, vendedores, retirantes, as rendeiras e os músicos.

Já o artesanato feito com renda é típico do Nordeste, Sul e Norte do Brasil, está sempre presente em lençóis, roupas, vestidos, lenços, e é de grande importância para a economias dessas regiões.

Uma outra forma de artesanato bastante expressiva no país é o entalhe feito em madeira, primeiramente foi utilizada pelos povos indígenas, que confeccionavam canoas, armas, utensílios de cozinha e muito mais. Atualmente, são feitos em muitos lugares e têm grande fama como as carrancas, ainda muitos outros utensílios como os cochos, onde os animais comem, móveis rústicos, pilões, carroças, e ainda os tradicionais carros de boi.

Artesanato

Artesanato

Um artesanato muito presente em nossas casas, principalmente na mesa do café-da-manhã, são as cestas ou cestos, geralmente feitos de vime ou outra fibra, os menores, servem para acomodar os pães, já os maiores, conhecidos como balaios são usados para colocar roupa suja e outros. Com os trançados, ainda são confeccionados chapéus, redes, esteiras, e até peneiras. A beleza dos objetos feitos fica por conta das espessuras das fibras, dos desenhos que são organizados, além dos corantes que formam as lindas cores das peças. Esse tipo de manifestação cultural é comum nas regiões Nordeste e Norte, como, Maranhão, Bahia, Pará, Mato Grosso e Amazônia.

Além de todas as formas de artesanato já citadas, ainda podemos desfrutar daquela primeira, ou seja, do artesanato feito pelos índios, que fazem seus objetos com plumas de pássaros, sementes, tudo muito natural, e tingidos com corantes de frutos da região. Algumas tribos ainda vivem da venda de cestos e cerâmica, mas internamente confeccionam chocalhos, flautas e outros instrumentos que são utilizados em suas cerimônias religiosas.

 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *