Flores Feitas com Caixas de Ovos

Uma das coisas mais importantes é dar às pessoas oportunidade de aprender coisas novas, diferentes e simples de serem executadas. Essas dicas servem tanto para o dia a dia, quanto para deixar a casa mais bonita e aconchegante, tudo isso através do artesanato.

Então, de acordo com essa ideia vamos deixar aqui uma forma divertida e inusitada de se reaproveitar caixas de ovos e delas e conseguir lindas flores artesanais, que posteriormente poderão ser usadas como elemento decorativo de sua casa, fazendo com que o ambiente se torne mais alegre e elegante.

As Caixas de Ovos

Essas caixas são fabricadas em celulose, e contam com um formato côncavo para que assim haja uma acomodação mais adequada dos ovos, de forma que não sofram rachaduras. Elas podem ser encontradas em feiras livres e nos mercados, mas ainda podem ser compradas como papel caixa de ovo, nas lojas especializadas em todo o Brasil.

E por contar com um maleável formato, as embalagens de ovos são perfeitas ideais para confecção e montagem de flores e suas pétalas com a mesma coloração das caixas usadas ou não, quando pintadas com tinta acrílica artesanal.

Passo a Passo

  1. A primeira coisa a ser feita é separar as caixas de ovos. Não pode ser qualquer delas, deve ser aquela de papelão e precisa contar com as características seguintes:
  2. a) A parte de dentro da caixa precisa estar inteira e ser firme, com um aspecto adequado.
  3. b) A parte de fora da mesma ou parte de baixo, precisa estar bem arredondada e livre de cortes.
  4. Deixe a parte de baixo da caixa, aquela enrugada e arredondada virada para cima. Usando uma caneta ou um lápis marque a caixa de acordo com o que foi sinalizado no site abaixo.
  5. Usando uma boa tesoura recorte a caixa de acordo com a direção da marcação. O que também poderá ser verificado no site.

Assim que recortar a peça deverá ficar mais pontiaguda e não tão arredondada como anteriormente.

Para cada flor que irá fazer precisará de três peças idênticas.

  1. Separe até três peças e com a ajuda de uma tesoura dê uma arredondada nas laterais, sem cortar demais.
  2. Para que o acabamento fique mais adequado recorte as pontas que estão nos lados das peças.

Faça a mesma coisa em todos os lados da peça.

  1. Com a ajuda de uma caneta ou um lápis, enrole as laterais das peças, suas pontas, deixando-as viradas para baixo.
  2. Agora é momento de seguir para a terceira fase. Em um dos lados da peça faça um corte na vertical, até que chega a base, de forma que se possa abri-la.
  3. Com a ajuda de uma tesoura deixe a peça arredondada.
  4. Deixe também as pontas da peça arredondadas. 
  5. Usando os dedos, procure enrolar a peça da mesma forma que se faz com um rolinho.
  6. Depois de cumpridas todas as fases acima, você terá em mãos três peças iguais e prontas para serem usadas.
  7. A fase seguinte é a pintura. Pode-se usar no decorrer do procedimento, tamanhos diversos de pincéis, de acordo com o trabalho a ser executado. O de tamanho maior é mais recomendado para ser usado nas peças desmontadas, enquanto que os de menor tamanho auxiliam no momento de pintura das flores já prontas. Isso será verificado nas demais etapas.
  8. Seja qual for a cor a ser usada na rosa, o ideal é que se comece o processo dando duas demãos de tinta acrílica branca na peça, isso deixará a superfície da mesma com aparência mais homogênea, facilitando a pintura posterior, além do mais, as camadas extras de tintas fazem com que a rosa se torne mais resistente. Se quiser pode optar pela tinta acrílica fosca branca.
  9. Dê início a partir das peças maiores. Usando o maior pincel passe 02 demãos de tinta branca, dando uma pausa entre uma e outra de mais ou menos trinta minutos. Passe a tinta na parte interna e externa das peças. Assim que a pintura secar pode ser que apresente uma ou outra rachadura, mas não é momento para pânico, as rachaduras serão cobertas durante o acabamento.
  10. Para eliminar imperfeições e saliências nas laterais das peças (se for preciso) utilize uma lixinha de unha. 
  11. Agora é momento de pintar 3ª peça, o meio ou miolo. Desenrole a peça, passe 02 demãos de tinta nos lados todos da peça e, assim que secar, enrole de novo. Novamente não se incomode com as possíveis rachaduras.

Depois de pintadas suas peças ficarão uniformes e harmoniosas.

  1. Momento de fazer a montagem da rosa. O início deve ser feito a partir da base da peça. Tome nas mãos as 02 peças de tamanho maior e nelas passe uma boa quantidade de cola (pode ser cola permanente ou cola branca) nas quinas e na base de uma delas e, logo depois, coloque-a dentro da outra peça, de maneira que as pontas de ambas as peças não se sobreponham.

No caso em questão a opção da cola foi pela permanente. Caso opte por usá-la, tenha em mente que ela não tem secagem imediata, será preciso esperar alguns 20 minutos antes de manuseá-la de novo.

  1. Para finalizar use uma boa quantidade de cola na base da peça derradeira e prenda-a no meio da peça anterior, uma dentro da outra. 
  2. Agora você pode resolver qual cor terá sua rosa. Caso a queira branca, é só passar mais uma demão da tinta acrílica branca fosca. Se preferir outra cor, passe 02 demãos de tinta da cor escolhida, intervalando num período de trinta minutos entre uma e outra. Assim que a rosa estiver montada, o processo de pintura se torna mais simples, usando os pineis de tamanho pequeno e médio. Atente-se que é nesse instante que deverá haver a cobertura das rachaduras surgidas na pintura.

Para fazer a finalização passe uma demão de verniz incolor para proporcionar a impermeabilização das rosas e fazer um acabamento legal. O ideal é optar pelo verniz brilhante, já que seu brilho não é tão forte, algo mais discreto.

Link para o passo a passo das flores, acesse abaixo:

http://sposata.blogspot.com.br/2012/08/passo-passo-rosas-de-caixas-de-ovos.html

Você vai precisar de uma caixa de ovos de papel reciclado, lápis, tesoura e cola. Comece traçando as pétalas com o lápis na parte interna da caixa, em suas dobras mais fundas. Faça seis pétalas por flor, além de um círculo pequeno para o miolo. Recorte todas elas – o miolo deve ser grande o suficiente para que as pétalas possam ter as suas bases colocadas nele. Cole as pétalas no miolo, formando a base da flor.

Com a divisão de cada parte da caixa – aquela parte mais alta – você vai fazer o centro da flor – recorte toda a parte mais alta, deixando a sua base redonda. Vire-a ao contrário, e cole a sua parte mais fina sobre o meio do miolo das flores. Faça pequenas tiras, e então as cole no fundo da flor. Pinte das cores que desejar, cuidado para não manchar o papel, e está pronto: uma linda flor feita de caixa de ovos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Muito bom esse trabalho adorei parabéns.

    Conceição 21 de setembro de 2013 22:04 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *