Como Fazer Vela em Gel – Passo a Passo

Nossa vida é sempre cheia de festas e grandes alegrias, por isso, já pensou em fazer você mesmo sua decoração. Seja ela de Natal, Ano Novo, aniversário das crianças e tudo o mais.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=yPUhjQ1qzDI[/youtube]

Bem sabemos que há muito eventos onde as velas são utilizadas para criar uma atmosfera de mistério e mais ainda, de elegância. E atualmente as velas estão cada vez mais lindas e sofisticadas, deixando a todos os ambientes muito mais simpáticos e agradáveis. Vamos ensinar nessa invenção como fazer uma vela de gel para você presentear alguém, ou mesmo decorar sua casa. Veja como é fácil!

Então, a proposta de nosso artigo é fazer com que você coloque a mão na massa, solte a imaginação e crie suas próprias velas decorativas, porém, as que ensinaremos a fazer aqui não são as convencionais, feitas em parafinas,e sim as Velas em Gel.

Para que você possa confeccionar lindas peças para seu uso pessoal e ainda, se quiser, vender tudo o que for feito, pois ficam extremamente lindas, as velas gel são feitas a partir do uso de alguns produtos e o modo de fazer é bem prático e simples.

Produtos Usados na Fabricação das Velas Gel

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=lIV9zSCNfZY[/youtube]

Base Gel: Uma base semelhante a de parafina e que pode ser derretida por várias vezes. É muito simples de ser usada, pois amolda-se rapidamente a qualquer recipiente. NO entanto, antes de usá-la é preciso picar bem para depois colocá-la no fogo e em panela de alumínio ou uma esmaltada, sempre em fogo brando.

Pavio: Não é uma item simples, por isso pode ser usado qualquer um, já que a escolha correta do pavio é muito importante e irá ajudar na qualidade de sua vela. Ele sempre deve ser especial e específico para vela em gel, e ainda do tamanho adequado para a vela que irá ser feita, de acordo com sua  altura e também circunferência.

Essências: São elas que inundam o ambiente com os mais diferentes aromas, e assim como os pavios, devem ser especiais para vela em gel. A medida certa de uso é na proporção de aproximadamente 20 ml do produto para cada kg de parafina em gel. A essência deve ser misturada à base já derretida até que você obtenha o aroma desejado. Lembrando que esta operação deve ser feita sempre fora do fogo, para que não corra o risco de acidente.
Anilinas: As usadas por aqui devem ser especiais para a coloração da vela em gel. Para usá-las basta misturar a anilina à base da vela já derretida até que você consiga obter a cor desejada. Assim como no caso da essência a operação de agregação da anilina também deve ser feita fora do fogo.

Vidros ou Copos: As velas em gel ficam lindas, coloridas e são perfeitas, especialmente  quando são feitas diretamente em vidros ou copos transparentes. Além desses recipientes elas também pode ser feita em potes de cerâmica.

Dicas Especiais para a Fabricação

– Sempre deixe para derreter a base da vela em panela esmaltada ou de alumínio.

– Antes de derreter pique bem a base, para que não se forme grumos.

– Use fogo bem baixo quando for derreter a base ou ainda o faça em banho-maria.

– Nunca deixe o gel ferver.

– Durante o derretimento, se começar a sair fumaça da base na hora, retire a mistura imediatamente do fogo e aguarde até que a fumaça pare. Depois pode-se levar a mistura de volta ao fogo, porém, sempre em fogo brando.

– Para obter uma base que não seja cheia de bolhas, mexa a mistura o mínimo possível durante seu  resfriamento.

– Se você quiser mesmo uma base com poucas bolhas, tenha muita paciência e mexa bem devagar enquanto resfria.

– Caso queira uma base com muitas bolhas, para dar um efeito diferenciado na vela, mexa vigorosamente a base durante o processo de resfriamento.

– Para dar a aparência de espuma à base, bata bem a massa com um batedor de claras, de maneira vigorosa.

– Para que a massa da vela fique branca, acrescente um pouco de giz de cera à base.
– A proporção para colocar a de essência na base é de aproximadamente 20 ml de essência para 1kg de base para vela em gel.

-Qualquer tipo de elemento pode ser acrescentado na vela, porém, desde que desidratado, no entanto, tome muito cuidado para que fiquem bem longe do pavio, para que não peguem fogo juntamente com a vela.

-Além dos elementos desidratados você também ainda pode colocar glitter a base para que fique com bastante brilho, mas atenção, somente pode ser colocado em base sem anilina.
– Quando for fazer a vela do tipo de aquário, que será aquela que ensinaremos logo abaixo, copo ou outro tipo de vidro qualquer que contenha mais de15 cm de diâmetro acrescente dois pavios para que o acendimento será melhor.

– Essências só poderão ser adicionadas quando a temperatura da base estiver a 45º C.

Como Fazer um Pequeno Aquário em Vela gel

Material a ser Utilizado

– 300 gde parafina em gel
– Pavio parafinado próprio para vela em gel, com ilhós
– Areia de aquário colorida, preferencialmente nas cores branca, roxa e rosa
– Termômetro para medir a temperatura da preparação
– Prendedor de pavio, para que ele fique no lugar durante a secagem da vela
– Bastão de vidro
– Vidro de aquário pequeno ou do tamanho que você achar apropriado
– Conchinhas para enfeitar o aquário
– Pedrinha para aquário
– Folhas de plástico e peixinhos, de resina, biscuit ou vidro
– Tesoura
– Colher

Modo de Fazer

Modo de Fazer

Modo de Fazer

Leve a quantidade necessária de parafina em gel ao fogo para derreter em banho-maria, bem devagar.

Logo em seguida, molhe o pavio a ser usado no gel já derretido e grude-o no fundo do vidro do aquário, bem no meio.

Despeje um pouco da areia colorida, intercalando entre uma cor  e outra. Finalmente, jogue a areia branca.

Depois, coloque as pedrinhas, as folhas e as conchas para a decoração da vela. Importante: coloque sempre as folhas bem longe do pavio, por causa do fogo, como já dissemos.

Com o termômetro em mãos meça a temperatura da parafina em gel, e assim, quando alcançar os 75ºC, despeje-a diretamente no vidro a ser usado, deixando também uma distância de um cm a partir da boca do recipiente.

Com o auxílio do bastão de vidro, afunde o peixinho no gel e o empurre ao encontro do vidro, deixando-o na posição que desejar.

Corte o pavio somente na altura da boca do vidro, não deixando muito além. Agora está pronta sua vela.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *