Como Fazer Enfeites e Decoração Para Bolo

A decoração de bolos  é uma técnica que concede um toque de beleza a culinária, transformando pratos simples em verdadeiras obras de arte. Para conseguir decorar um bolo com riqueza de detalhes, é necessário ser criativo, ter habilidade com as mãos e adotar os melhores ingredientes.

Há vários cursos que visam à formação de um bom confeiteiro, expondo aos alunos as principais técnicas dessa atividade e desenvolvendo competências na área de culinária. Dominando os conceitos básicos de confeitaria, aumentam as chances de conseguir espaço no mercado de trabalho na área de gastronomia.

Bolo Decorado

Bolo Decorado

Existem muitas formas de como decorar bolo, a escolha da técnica dependerá da ocasião e do cliente. Um dos produtos mais utilizados para esse tipo de trabalho é a pasta americana, com ela podemos fazer a cobertura do bolo e acrescentar outros tipos de alegoria. Encontrada nos melhores supermercados e lojas de confeitaria, a pasta americana pode receber novas cores através de corantes alimentícios.

A área de confeitaria de bolos está se inovando a cada dia, afinal, a criatividade dos confeiteiros não encontra limites e diferentes técnicas de decoração se impõem nesse mercado tão promissor. Fazer bolos bonitos e elegantes não é algo exclusivo para profissionais, confeiteiros amadores também podem arriscar fazer esse trabalho a partir de algumas dicas.

Depois de preparar um bolo seguindo o passo a passo da receita, é chegado o momento de se preocupar com a decoração. Antes de iniciar o trabalho, avalie qual o objetivo da confeitaria, se o bolo será para festa de aniversário, casamento ou outro evento. É interessante valorizar um motivo temático de acordo com a comemoração. Confira a seguir uma receita que mostra a decoração com pasta americana:

Ingredientes

  • 1 bolo de sua preferência
  • Pasta Americana
  • Alisador
  • Cortador de Pizza

Modo de Preparo

Abra a massa com um rolo de dentro para fora, tomando cuidado para que a massa não quebre, até que ela atinja a espessura de 1 centímetro. Depois, deve-se colocar a pasta sobre o bolo e modelar com a mão. Com o cortador de pizza, tire o excesso da massa. Finalize o trabalho com um alisador, capaz de proporcionar um acabamento delicado ao bolo.

É importante lembrar que a pasta americana pode ser usada da forma que você preferir, aderindo cores e formas alegóricas. Para contribuir com a criatividade dos confeiteiros amadores, também existem decalque de chocolate e glitter comestível.

Imagem de Amostra do You Tube

A decoração de bolos infantis tem feito um grande sucesso no mercado, um trabalho que mescla cores diversificadas e dá origem a uma verdadeira obra de arte. As crianças ficam encantadas com os bolos decorados a partir de motivos como palhaços, animais ou personagens conhecidos no universo infantil.

Decoração de Bolo de Cupcake Usando Saco de Confeiteiro

O saco ou manga de confeiteiro pode ser usado tanto para decorar as bordas de bolos e tortas, como para fazer uma cobertura de cupcake. Você também pode utilizar um saco de confeiteiro com bico fino para desenhar ou escrever mensagens, como “Feliz Aniversário”.

Experimente, você vai se divertir!

Material Necessário

Para fazer uma decoração utilizando o saco de confeiteiro, você vai precisar de:

  • Saco de confeiteiro
  • Bicos para o saco de confeiteiro
  • Chantili, chocolate derretido ou outra cobertura que passe pelo bico do saco de confeiteiro, como a buttercream.
  • Guardanapos ou toalhas de papel.
Bolo

Bolo

Coloque a cobertura escolhida dento do saco de confeiteiro e escolha um bico apropriado para a decoração. Se você nunca usou um saco de confeiteiro para decorar bolos, experimente primeiro em um prato ou uma assadeira. Tente escrever uma mensagem, como “Feliz Aniversário” ou o seu nome.

Quanto aos diversos bicos, use o bico tipo pitanga para fazer flores, bordas em relevo ou coberturas de cupcakes.

Use o bico perlê para escrever, fazer bolinhas ou decorar as bordas com um fio fino.

Para trabalhos mais profissionais e com mais detalhes, que exigem uma abertura menor, você pode fazer a sua própria manga (saco) de confeiteiro usando um cone de papel manteiga ou um saco tipo zip pequena. Coloque o chantili ou chocolate derretido dentro do saco e corte uma ponta com uma tesoura fazendo uma abertura bem pequena. Você terá um saco de confeitar com uma abertura lisa, podendo fazer pequenos desenhos, como olhos, boca, nariz, ou escrever com um bico bem fino.

Dicas Básicas para Decorar o Bolo

Dividindo o bolo em camadas: O número de camadas que você pode fazer vai depender da espessura do bolo, do tipo de recheio a ser usado e do tamanho da forma. Seja cauteloso, pois é melhor um bolo com poucas camadas grossas, do que um bolo com várias camadas tão finas que se desmancham e são difíceis de trabalhar.

Imagem de Amostra do You Tube

Coloque o bolo no suporte de papelão (se quiser, polvilhe o suporte com um pouco de açúcar, para evitar que o bolo grude). Posicione uma faca grande de serra perpendicular ao bolo, e comece a fatiar o bolo pela lateral, fazendo movimentos de trás pra frente com a faca, sempre na mesma altura. Para remover a camada de cima, enfie a mão por debaixo da camada cortada e levante-a. Embrulhe as camadas em plástico filme até a hora de decorar. Repita o mesmo procedimento com o resto do bolo.

Aplicando cobertura e recheio: Comece colocando a camada de bolo que lhe parece menos atraente sobre o suporte de bolo. Passe uma camada generosa de calda de açúcar por cima, usando um pincel culinário. Coloque algumas colheradas do recheio e espalhe, deixando uma borda de um centímetro. Se você aplicar o recheio sobre toda a superfície do bolo, ele irá vazar quando você colocar a outra camada por cima.

A cobertura é feita em duas partes. Primeiro, coloca-se uma camada fina de cobertura, que serve para selar o bolo, cobrindo imperfeições na superfície. A segunda camada de cobertura será a principal, portanto reserve a maior parte na cobertura para ela.

Para terminar, aplique mais uma camada de cobertura. Passe uma faca lisa ou uma espátula de bolo, nas laterais do bolo, limpar o excesso de cobertura. Depois, alise a parte de cima com a faca (limpa), fazendo movimentos circulares que irão puxar a cobertura para o centro do bolo. Você pode escolher um visual mais clássico deixando a superfície bem lisa, ou optar por uma apresentação mais rústica.

2 comentários

  1. Muito lindo seu trabalhos, vc estar de parabéns
    você ném imagina como suas ticas me ajudou.
    estou fazendo curso de padeiro e comfeitaria, mto obrigada,
    pela suas imformações. bjkass ana!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>