Como Fazer Colares em Tecido – Passo a Passo

A cada dia que passa, em qualquer lugar que estejamos, seja na cidade mais humilde até na grande metrópole podemos sempre encontrar mulheres bem vestidas e arrumadas que gostam de andar sempre na moda e ainda assim sem perder seu estilo próprio. Por isso, o mercado de bijuterias e acessórios está cada vez mais abarrotado de novidades para agradar a todos os gostos e a todos os bolsos, especialmente voltado para os acessórios femininos, que podem ser usados durante o dia a dia, como os colares, por exemplo e ainda aquelas mais sofisticadas, usadas para festas.

Imagem de Amostra do You Tube

Mas como nem todo mundo tem tempo para ir às lojas, ou prefere ainda confeccionar suas peças em casa, de maneira totalmente artesanal, tornado as peças únicas e personalizadas, justamente para dar aquele charme a mais no look diário, que pode ser apenas uma camiseta branca e calça jeans. Os colares de tecidos, além de serem lindos e extremamente modernos, são fáceis e simples de serem feitos, basta que você tenha um pouco de habilidade e siga algumas dicas fundamentais e especiais, que apontaremos logo a seguir.

O colar tem sido um dos acessórios mais usados pelas mulheres, principalmente aquelas que procuram estar por dentro das novidades, e se você gosta de se arrumar e caprichar no visual sem gastar muito, pronto, já juntou a fome e a vontade de comer.

Como Fazer um Colar de Tecido – Passo a Passo

Colar 1 :

Materiais Necessários para a Confecção do Colar:

Materiais Necessários para a Confecção do Colar

Materiais Necessários para a Confecção do Colar

- 02 tiras de malha de algodão colorida, de aproximadamente 90 cm de comprimento por 6 cm de largura cada uma.

- 01 tira do mesmo tecido das duas primeiras ou seja, malha de algodão colorida, medindo 1 m de comprimento por 6 cm de largura.

- 20 cm de corrente com elos, que podem ser de qualquer cor, porém, com até 03 mm de largura.

04 alfinetes próprios para bijuteria.

- 4 pedras de acrílico para montagem de bijuteria

- 08 ponteiras para colar.

- Alicate de bijuteria, linha para bijuteria e agulha.

Todos os materiais acima citados podem ser encontrados em lojas especializadas em artesanato e em lojas que vendem artigos para a confecção de bijuterias e são bem baratos.

Modo de Fazer:

Imagem de Amostra do You Tube

a) Primeiramente você deve pegar e separar as três tiras. Depois, deve alinhá-las, deixando uma delas com um tecido maior de 10 cm, então, dê um nó e alinhave a ponta, para deixar que elas fiquem bem juntas. Agora, é só fazer uma trança com os tecidos, e dar outro nó para prender a ponta que ficou maior no começo;

b) Agora, corte dois alfinetes com tamanho aproximado de 4 cm e ainda outros dois com 6 cm, e, em cada um coloque deles você deve colocar uma ponteira, a pedra de acrílico e outra ponteira. Com a ajuda de um alicate coloque os enfeites na corrente, deixando um espaço de 1,5 cm entre eles, não se esqueça de colocar os alfinetes grandes e pequenos, deixando todas as pedras com acabamentos diferenciados;

c)Para finalizar, basta prender a corrente bem no centro do colar com o auxilio de linha e agulha, e voilá, seu colar estará pronto.

Colar de Bolinhas de Gude e Tecido

Passo a Passo

Os materiais que você vai precisar para confeccionar o colar serão os seguintes:

- Retalhos de tecido na cor preta, com aproximadamente 80 cm de comprimento por 08 cm de largura.

- Retalhos de tecidos estampado, no caso sugerimos que tenha o padrão de oncinha, com aproximadamente 50 cm de comprimento por 08 cm de largura.

- Linha preta e agulha.

- 12 Esferas de Argila, caso não encontre podem ser de madeira, e até mesmo bolinhas de gude (todas do mesmo tamanho).

- 18 Argolas próprias para bijuteria.

-01 jogo de fecho próprio para colares, contendo nele um fecho e uma argola.

- Tesoura.

- Caso precise, uma máquina de costura.

Modo de fazer:

- Para começar, é preciso que seja feito dois roletês, um com o tecido de oncinha e outro com o tecido preto, em formato de tubinhos.

- Com os roletês que já estão prontos, chegou a hora de enchê-los, para isso, coloque uma bolinha dentro do tubinho e vá empurrando até que ela chegue ao centro. O material do qual é feito a esfera fica a seu critério, pode ser madeira, vidro ou, como sugerimos, a argila, sendo que todas elas deixam o colar muito bonito. Não se esqueça de colocar uma argola de metal ou de madeira na parte de do roletê como se fosse um anel, para prender as bolinhas.

- Coloque na seguinte sequência, uma esfera e uma argola, repetindo todo o processo com as esferas restantes e com todos os anéis de metal. Caso você escolha usar anéis de madeira, faça do mesmo modo. Pode variar também usando argolas de metal no roletê da cor preta e argolas de madeira no roletê de tecido estampado com oncinha.

- No tubinho preto, você deve colocar 7 bolinhas e 8 argolas, já no rolete de “oncinha” coloque 5 bolinhas e 6 argolas.

- Nas pontas dos roletes faça um acabamento bem legal com agulha e linha, dobrando as pontas para o lado de dentro e passando a costura à mão, de forma que a mesma fique um pouco franzida. Não se esqueça de dar um nó na linha e corta-la depois.

- A aproximadamente 15 cm das extremidades do tubo preto, prenda as pontas do roletê de “oncinha” e junte as duas pontas colocando duas argolas de metal sobre a emenda dos dois roletês. Se ficarem largas demais, prenda-as com uns pequenos pontos utilizando a agulha e a linha preta.

 Colares em Tecido

Colares em Tecido

- Prenda usando os pontos de costura, nas extremidades do roletê preto, o parzinho de fechos nos colares.  E agora já está pronto seu lindo colar.

Você pode inovar a confecção do mesmo usando o tecido que achar melhor, e ainda os materiais que achar mais conveniente. Além disso, pode fazer colares coloridos para combinar com qualquer look de seu dia a dia, e se quiser como estamos nas proximidades do fim do ano, pode fazer colares e distribuir para as amigas e ainda presentear nos amigos secreto da empresa e da família.

Se sua habilidade estiver muito boa, pode até arriscar algumas vendas e ainda melhorar sua renda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>