Como Fazer Brincadeiras de Festa Junina

As festas juninas animam o mês de junho em todo Brasil, e as comemorações nem param nesse mês, se esticam até julho, com as festas julinas e tem gente que comemora até em agosto. Música, quadrilha, animação e muita comida boa são algumas das características dessa festa que faz parte da cultura brasileira.

Os eventos acontecem em todas as partes do Brasil e nos mais diversos lugares, nas escolas, nas igrejas, nas ruas, tem sempre um grupo organizando a comemoração de São João. Entre muitas coisas que fazem parte da tradição das festas juninas, não pode faltar as brincadeiras. Sem os jogos típicos da comemoração, fica faltando alguma coisa.

Para quem já preparou a quadrilha, as bandeirinhas para enfeitar o ambiente, o milho e canjica, fica faltando as brincadeiras. Anote algumas das atividades que podem ser propostas em festas juninas, aliás, brincadeiras típicas da festa!

1- Pescaria

Em uma festa junina feita com todos os detalhes não pode faltar o jogo da pescaria. Essa é uma das brincadeiras mais tradicionais da comemoração de São João. É bem simples de montar o jogo, que agrada crianças de todas as idades e acaba sendo irresistível também para alguns adultos. Veja como montar a  pescaria para a sua festa junina!

O modo mais simples é fazendo os peixes de papelão, pode ser de caixa velha, o importante é que  p papel seja bem duro e resistente.  Recorte vários pedaços em forma de peixe e depois com uma caneta piloto, coloque números em cada um deles. Você é quem decide quantos peixes serão e em consequência de quanto a quanto vão os números.

Pescaria

Pescaria

Em cada peixe de papelão, já com os números, você deverá colocar uma argola. Tudo pronto é hora de preparar o jogo. Será necessário um recipiente grande com muita areia, nele, você deverá enterrar os peixes de papelão deixando a argola para fora. O número do peixe não deve aparecer, porque eles é que identificam qual o prêmio do jogador.

O segundo passo é fazer as varinhas de pescar, de bambu e com um pequeno anzol. Depois para jogar é simples, cada participante recebe uma vara e deve tentar pescar um peixe. Você tem dois modos para premiação. Um, cada peixe corresponde a um prêmio e uma vez que o jogador tirou um peixe ele leva o brinde equivalente ao número. A segunda opção é fazer um jogo de dupla, uma vara para cada jogador, que devem pescar ao mesmo tempo, ganha aquele que somar o maior número de pontos, observados em cada peixinho.

2- Corrida do Saco

Um jogo muito divertido e muito simples de montar e claro, não pode faltar em uma festa junina. Essa é daquelas atividades que até mesmo os adultos querem participar e não são indicadas para crianças muito pequenas. Para montar a competição, basta ter sacos grandes, que podem ser de farinha, por exemplo, são sacos de estopa. Depois é só dar um saco para cada participante da corrida, marcar um ponto de partida e um outro de chegada. No sinal, os competidores vão ter que sair saltando dentro do saco até a chegada, ganhar quem chegar primeiro.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=Ad20O6yUc4U[/youtube]

3- Corrida do Saci-Pererê

Outra corrida que anima a festa junina é a essa modalidade, que é bem parecida com a corrida do saco, mas é bem mais difícil. Nessa competição não tem saco, mas em compensação, os competidores devem correr com um pé só ou melhor pular com um pé só da partida até a linha de chegada.  O vencedor é sempre aquele que supera a linha de chegada primeiro.

Saci Pererê

Saci Pererê

4- Jogo do Rabo do Burro

Não tão conhecida como as outras, mas também muito divertida, essa brincadeira faz o maior sucesso nas festas juninas. Para que ela seja feita é necessário desenhar um burro em um pedaço de madeira ou serve também em um papelão. Depois deverá ser feito o rabo do burro com uma corda. O participante então, terá os olhos vendados e será entregue a ele o rabo do burro, sem ver, ele deverá conseguir colar no lugar certo. Para complicar ainda mais que participa, a pessoa deverá ser girada algumas vezes.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=4Xn6au0qIrg[/youtube]

5- Derrubando Latas

Esse é um jogo bem legal e dá para usar material descartável. Será necessário várias latinhas vazias e depois uma bola feita com meias velhas. Em seguida, é só colocar as latinhas em fila, como num jogo de boliche e o concorrente deverá tentar acertá-las com a bola de meia. O vencedor é aquele que derrubar o maior número de latas.

6- Correio do Amor

Um grupo deve se organizar e criar uma barraca com lápis, papel e mais nada. Quem estiver participando da festa pode mandar um recadinho anônimo ou mesmo falando quem é para outra pessoa. O “correio” é sempre uma pessoa da barraquinha que fica responsável por fazer a entrega.

7- Pau de Sebo

Essa é outra daquelas brincadeiras que não faltam na festa junina. Quem organiza a festa coloca um tronco de árvore grande, que deve estar bem fincado no chão. Neste tronco é necessário passar ou  cera ou sebo de boi. Lá no alto, no topo do pau de sebo, é necessário colocar um brinde que tenha valor ou vale também uma nota de dinheiro. Depois os participantes devem tentar subir no tronco para pegar o brinde, o legal é que a maioria de quem brinca não consegue chegar lá no alto porque escorrega o tempo todo. Se diverte mais quem assiste!

8- Quebra-Pote

Um pouco mais complicada de montar porque será necessário um pote de cerâmica bem fina. Nele deve ser colocado balas e doces. Depois é só amarrar o pote em uma trave de madeira. Os participantes devem jogar com os olhos vendados e tentar quebrar o pote com um pedaço de madeira. Quando o pote é quebrado, as demais crianças podem se juntar ao participante para recolher os doces pelo chão.

9- Corrida do Ovo Na Colher

Simples e fácil de montar essa brincadeira típica de festa junina. Será necessário ovos cozidos e colheres de sopa. Depois é só montar a competição, os participantes devem colocar a ponta do cabo da colher na boca com o ovo em cima e tentar cruzer a linha de chegada. O vencedor é aquele que cumprir a tarefa sem deixar o ovo cair.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *