Como Fazer uma Carteira Fácil

Nas últimas temporadas dos desfiles de moda internacionais, as bolsas de mão voltaram com tudo, deixando de servirem de complemento para festas sofisticadas e tornaram-se grandes aliadas para os momentos em que a mulher dá uma rápida saída de casa e precisa de uma bolsa pequena somente para levar o essencial: chaves de casa, dinheiro e celular.

Carteira

Situações como essas são muito comuns em nosso dia a dia: Nos intervalos para o almoço durante o trabalho, onde precisamos de uma bolsa pequena para não ocupar muito lugar nas mesas do restaurante; Quando vamos ao banco para evitar aquelas situações chatas da porta giratória não abrir por causa dos metais das bolsas grandes; Em um passeio com o namorado no cinema ou teatro, locais que não contam com muito espaço para acomodar bolsas grandes, entre muitas outras.

Vale lembrar de que as bolsas carteira ainda reinam absolutas nos eventos mais requintados, especialmente aquelas elaboradas com materiais nobres, como tecidos metalizados, com cristais e outros detalhes sofisticados.

Clutches: Bolsas Carteiras são as Queridinhas das Famosas

Rebatizadas nos últimos anos com o nome de “clutches”, as bolsas de mão semelhantes a uma carteira, tanto nas ocasiões mais formais como no dia a dia dão um ar mais moderno e delicado ao visual.

Para as mulheres de estatura “mignon”, as clutches são ideais, pois é difícil errar com esse acessório, ao contrário das bolsas convencionais, com as quais elas devem ter muito cuidado e evitar bolsas grandes, pois dão a impressão de que são mais baixas.

Não é a toa de que atrizes famosas de estatura mignon sempre são vistas usando o acessório nas mais diversas ocasiões. As atrizes Débora Falabella, a Nina da novela “Avenida Brasil” e Carolina Dieckmann, que fez a Teodora na novela “Fina Estampa”, são notórias fãs das bolsas carteiras, que valorizam as suas estaturas, já que não são altas.

Apostar em bolsas carteiras coloridas com sapatos coloridos são a dica para levantar qualquer look básico. No caso de Carolina, ela aposta nos acessórios para incrementar um clássico vestidinho preto. Em certa ocasião, em uma festa noturna, apostou na tradicional peça contrastando com uma clutch e scarpins de salto alto amarelos, uma boa solução para sair do óbvio.

Bolsas Carteiras: Onde Comprar

Como as bolsas carteiras/clutches estão no auge da moda, o único porém desse badalado acessório é o preço. Ele é uma das principais tendências para a primavera/verão 2012 das principais griffes de calçados e acessórios, como a renomada marca Arezzo, que aposta em clutches em couro metalizado, couro com palha e com desenhos simétricos, com preços que vão de R$ 289,90 a R$ 499,90: www.arezzo.com.br

Como esses preços estão fora do orçamento da maioria das mulheres, é possível ficar na moda gastando pouco. Uma opção é visitar lojas de acessórios situadas nas regiões centrais das principais cidades brasileiras, como por exemplo, na região da Rua 25 de março do centro de São Paulo, que oferecem produtos similares com preços bem mais em conta.

Imagem de Amostra do You Tube

Como Fazer Bolsa Carteira Simples

Se você gosta de fazer artesanato, outra opção de entrar na moda é fazer suas próprias clutches. Em inúmeros sites especializados em artes manuais na internet são publicados tutoriais para elaborar as bolsas carteira, de forma simples e explicativa.

No blog Criar com Tecidos, por exemplo, foi postado o passo a passo para se fazer uma carteira fácil em tecido, ótima para se usar no dia a dia, além de ser uma excelente dica de presente e até mesmo para vender e ganhar uma graninha extra.

Passo a Passo Carteira Fácil de Tecido

Trata-se de uma boa opção de trabalho para as artesãs iniciantes.

  • Primeiro você deve imprimir o molde disponível no link: http://www.criarcomtecidos.com.br/2011/07/carteira-simples-para-iniciantes.html
  • Vale lembrar de que o molde deve ser impresso em tamanho maior, que pode ser obtido facilmente em copiadoras que realizam esse tipo de serviço. Procure desmembrar o molde em duas partes, sendo uma para fazer o corpo da bolsa carteira e a sua parte inferior;
  • O forro da bolsinha é quiltado com um tecido de entretela nas duas partes da peça para que sejam cortadas no tecido principal. Não se esqueça de colara o tecido de entretela no avesso do tecido da bolsa.

Tecido Estampado

  • Em seguida, pegue o tecido principal, para que seja cortado uma vez o molde inteiro, bem como na entretela aderente e no tecido do forro. Também recorte uma vez o molde do bolso também no tecido principal, bem como o tecido de entretela.
  • Depois, você deverá marcar as pences, procurando costurá-las pelo avesso antes de iniciar o trabalho. Ponha o forro em cima da parte menor da peça que irá compor o bolso. Procure posicioná-los um em cima do outro. Na bolsinha cole entretela no lado avesso do tecido principal em suas duas partes e costure a parte de cima. Em seguida, faça alguns piques para deixar a tarefa de virar a peça mais fácil.
  • Insira o corpo que recebeu a entretela aderente na bolsinha, procurando deixar o lado direito por cima e sobre ele, disponha o bolso da peça, procurando acertar as laterais,bem como os pences e a altura para que se encontrem. Para que não se movam na hora de costurar, marque a peça com alfinetes.

Imagem de Amostra do You Tube

  • Na sequência, você irá costurar para prender o bolso da peça, em seguida, cubra o forro da bolsa, posicionando o lado avesso do tecido sobre ele. Ajuste os pences novamente, procurando passar uma costura em volta de toda a peça, lembrando de que você deve deixar um espaço sem costurar na sua base para poder virá-la.
  • Faça piques nas curvas para que você consiga virar a peça no lado direito. Caso você pretenda acrescentar uma alcinha, este é o momento de acertá-la entre as costuras. Assim que terminar de costurar, vire-a para o lado correto por meio daquela abertura que você deixou anteriormente, que por fim, deve ser fechada por meio de costura manual.

Como Fazer Carteira Fácil Ecologicamente Correta

Se o trabalho com costura não é o seu forte, mas mesmo assim você mesma quer fazer a sua bolsa carteira clutch da moda, que tal adotar um trabalho ecologicamente correto, feitas em caixas de leite em embalagens tetra Pack.

Você Vai Precisar de

  • Um velcro;
  • Régua;
  • Papel autocolante na cor desejada;
  • Estilete ou tesoura;
  • Um tubo de cola instantânea;
  • Uma caixa de suco ou leite vazia em embalagem tetra Pack, que deve estar bem limpa e com os vincos laterais abertos.

Como Fazer

  • Primeiro, com o estilete ou a tesoura, você deve cortar as extremidades da embalagem nas partes de baixo e de cima;
  • Corte as laterais na parte superior da caixinha para fazer a tampa da carteira, que é uma aba de quatro centímetros;
  • Posicione as laterais da caixinha no interior o na sequência, dobre a carteira ao meio, procurando reforçar os vincos por meio de uma régua, caso seja preciso;

  • Montada a estrutura da carteira, agora é o momento de encapar as laterais, fazendo uso de papel autocolante, procurando deixar as laterais reforçadas;
  • Uma a parte central da peça utilizando a cola instantânea e finalize colando o velcro usando novamente a mesma cola e deixe a peça secando por pelo menos 10 minutos antes de usá-la.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>