Caixas Decoradas feitas com Tecidos

Se existe algo que não tem limites é a imaginação dos artesãos brasileiros. Volta e meia, nossos criativos artistas manuais inventam novas maneiras de elaborar peças artesanais utilizando os mais inusitados materiais.

Em tempos ecologicamente corretos, o artesanato tornou-se um importante aliado para reaproveitar materiais que seriam descartados no lixo comum, por exemplo, pedaços de madeira, tecidos e papéis de presente, que ganham vida nova graças às mãos habilidosas dos artesãos.

Caixas Decoradas feitas com Tecidos

Caixas Decoradas feitas com Tecidos

Dessa forma, simples caixinhas de madeira em MDF podem se transformar nos mais variados produtos, como embalagens de presentes. Ou ainda, por serem peças tão lindas e delicadas, podem ser dadas sozinhas para presente, como uma caixa de costura ou porta-objeto.

Dentre as principais tendências do setor artesanal se destacam as caixas decoradas com tecidos, que dão um toque sofisticado e romântico, sendo artigos ideais para presentear mulheres de todas as idades, já que servem para guardar diversos objetos que elas adoram colecionar, como bijuterias, fotos, presilhas de cabelo, CDs, itens de costura, entre outros.

E o melhor é que você pode fazer lindas caixas decoradas com pedaços de tecidos que tenha de sobra em casa, ou seja, o custo é quase zero e você poderá lucrar muito vendendo as suas peças. Para se ter uma ideia, uma caixa decorada com tecido no site de venda de produtos artesanais Elo7 costuma custar de R$ 10,00 a R$ 40,00.

Leia a seguir como fazer uma caixinha charmosa forrada em tecido estampado, elaborada pela artesã Edna Zerbeto, da Mercur ([email protected]). Você vai precisar de:

  • Uma peça e recortes de MDF;
  • Tinta e base para artesanato nas cores marrom, bege, verde e branco;
  • Pedaço de cartão;
  • Cola permanente;
  • Rolinho de pintura;
  • Cola para decoupagem;
  • Tesoura;
  • Cola para lantejoulas;
  • Pincel;
  • Lixa para madeira;
  • Tecido colorido de sua preferência.

Primeiro, pinte a frente da tampa da peça em MDF com a tinta na cor branca e as suas laterais de verde. Aplique a tinta verde também no interior da caixa. Já a tinta bege deve ser aplicada nas demais laterais.

Em seguida, use o pedaço de cartão para espalhar a cola permanente nas regiões onde será aplicado o tecido, como na tampa da caixa e suas laterais. Meça e corte os retalhos de tecido que serão aplicados na peça, deixando uma margem de um centímetro.

Procure esticar o tecido sobre a superfície onde será aplicado na peça. É preciso tomar esse cuidado, porque assim que a cola permanente seca, faz grudar o tecido, mas possibilita que ele seja alisado e ajustado até que se obtenha o aspecto desejado. Para fixar o tecido definitivamente, é preciso aplicar a cola de decoupagem.

Para deixar o tecido com o efeito perfeito, você deverá utilizar a lixa nas rebarbas da peça para dar o acabamento, retirando os pedaços de tecido que estão fora da peça. Finalize pintando os recortes em MDF na cor marrom e cole-os na tampa da peça, utilizando a cola para lantejoulas.

Todos os materiais, inclusive os recortes em MDF podem ser encontrados em lojas especializadas em artigos para artesanato. Aproveite essa técnica, que não exige muita habilidade manual, mas que proporciona um efeito impressionante, semelhante às caixas com desenhos pintados à mão.

.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>