Artesanato em Geral

Artesanato é uma Forma de Ajudar as Pessoas a Relaxarem a Mente e Dispersar de Problemas

Quando estamos estressados ou com problemas no trabalho, todo mundo já ouviu uma vez na vida: ‘por que você não vai fazer artesanato?’ Parece um jingle, ou jargão popular ou uma frase sem emoção que muitas pessoas dizem quando não querem dizer nada e ao mesmo tempo parecer inteligente. Mas é fato que o artesanato em geral é uma ótima forma de ajudar a mente no dia a dia, até mesmo em problemas mais sérios que exigem terapia.

Artesanato

Artesanato nada mais é que todo tipo de arte feito com as mãos. Ou seja, qualquer forma de arte que envolva trabalhos manuais, o que pode ser com madeira, tecido, material reciclado e muitos outros, desde que este seja confeccionado todo a mão, sem ajuda de máquinas industrializadas.

Artesanato em Geral é uma Terapia

Seja ele qual for a forma ou matéria prima usada, o artesanato de um modo em geral é mesmo uma terapia. É uma forma da mente se acalmar, do corpo se concentrar em uma atividade alheia a uma realidade de máquinas e transito e até mesmo de rotinas exaustivas de trabalho. Fazer artesanato em geral proporciona uma paz que é calmante e além de tudo uma forma de ajudar a mente a se concentrar.

Terapia

Algumas pessoas possuem problemas de concentração em um único ponto na mente e por isso, fazer artesanato ou trabalho manual em geral ajuda bastante. Como é preciso concentrar a mente em mãos, movimentos e usar partes do cérebro ao mesmo tempo para cortar, colar, combinar cores, escolher acessórios e outros pequenos detalhes, a mente fica em equilíbrio e focada em um único ponto, um único tema, e acaba se desligando dos problemas lá fora.

Fazer

Por isso que o artesanato em geral é recomendado como terapia. Ele proporciona à mente um alivio duradouro, uma forma do corpo se aliviar de stress e pensamentos nada agradáveis, nem que seja por ao menos uma hora. Esta sensação é experimentada por algumas pessoas quando estão praticando um hobby, quando a mente fica focada naquele momento e por isso os problemas, ao menos por um instante, saem de foco, o que proporciona uma sensação de liberdade e alivio para muitas pessoas.

Artesanato é Renda e Diversão

Se não quiser praticar artesanato em geral, seja ele qual for, pode ser uma ajuda dupla: complementar a renda e ainda se divertir. Nada mais legal que usar o tempo livre com um hobbie, aprender uma nova arte e de quebra ainda vender sua arte e complementar a renda mensal oferecendo entre amigos e parentes. Não precisa usar matéria prima cara, pode ser com garrafa pets, que servem para fazer jarros de planta e potes para caneta.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Bom dia, gostei muito deste site, estou precisando muito de idéias de artesanato, pois estou passando um momento muito crítico em minha vida ( não é financeiro ), é pessoal, preciso ocupar minha mente, minhas horas. O artesanato realmente ajuda muito, é uma verdadeira terapia. Já faço algumas coisinhas que aprendo pela internet, que pessoas como voce nos ajudam a superar problemas. Amo artesanato, gosto muito de trabalhar com tecido, costurar à mão, posso dizer que o pouquinho que faço tem me ajudado muito a sair da depressão que insiste em querer chegar. Que Deus abençoe o seu trabalho e seu dom de dividir de alguma forma ajudando as pessoas. Muito obrigada !

    Solange Coutinho 18 de abril de 2013 12:06 Responder
  • preciso de trabalhar

    maria 13 de agosto de 2013 22:41 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *