Artesanato Com Texturização Chilena

De acordo com dados divulgados através do Banco Mundial a população chilena conta com mais de 16.970.265 que ficam distribuídas em um território que conta com seus pouco mais de 200 anos de independência.

Os chilenos do século XXi são um produto da mistura de diversos conquistadores espanhóis, juntamente de povos originários que historicamente habitavam aquela região do continente, onde é possível se perceber inclusive que mais de 93,4% da população é mestiça ou crioula enquanto apenas 6,6% da população de declara de algum povo originário.

Artesanato Com Texturização Chilena

Artesanato Com Texturização Chilena

A Origem Dos Chilenos

Os chilenos são oriundos principalmente das antigas imigrações espanholas e também das imigrações europeias uqe aconteciam desde o século XVIII até o século XX, em um conjunto com os povos chamados mapuches e aymaras que eram os principais habitantes da região.

Os povos eram distribuídos em grande parte na zona central do País como por exemploSantiago, Concepción, Temuco, Valparaíso e Viña Del Mar estas que eram as principais cidades que trabalhavam na produção ode matérias primas em áreas como mineração, agricultura, agroindústria, pesca e artesanato. Outro setor que hoje é bastante visibilizado no Chile é o turismo, que cresce cada vez mais de forma continuada desde a volta de sua democracia. A população do Chile é considerada de classe econômica média contando com um PIB (produto interno bruto) de US$14.992 per capita.

O Chile conta com um governo bastante democrático, com eleições que são realizadas de forma periódica e a cada quatro anos é realizada a escolha de um novo presidente, o que é a principal figura do poder executivo e a senadores e deputados.

A Origem Dos Chilenos

A Origem Dos Chilenos

As Diferenças Entre Os Chilenos

Existe uma grande diferença entre as identidades dos chilenos, o que é algo que tem de ser descoberto e experimentado por turistas para que se tenha uma idéia, pois se encontram claras diferenças entre moradores das grandes cidades, que estão sempre correndo e os moradores de povoados dos vales, costa e montanhas que vivem em uma vida muito mais tranquila onde o tempo parece até mesmo não passar.

De forma geral as pessoas do Chile são bastante amáveis e abertas a visitantes estrangeiros, apesar disto apenas 8% da população fala a língua inglesa com uma certa fluência, apesar disto eles possuem fortes raízes de identidade no campo chileno, a principal figura neste sentido é o huaso, camponês local que se caracteriza por sua simpatia e também engenho.

O chileno tem uma característica bastante presente, que é falar o espanhol muito rápido e pronunciando pouco ou quase nenhuma palavra com a letra “s” incluindo uma série de modas e palavras inventadas levando a uma grande dose de humor e picardia. Os turistas poderão até mesmo ficar confusos com esta forma de valar porém os chilenos deverão ficar encantados em ensinar o significado e a utilização de suas palavras mais comuns.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=NmEQHGpHFXs[/youtube]

Artesanatos Da Região

Os artesanatos mais conhecidos pelos turistas é aquele que é feito com lápis lazuli, pedra semipreciosa de coloração azul que é retirada desde a pré cordilheira na região de Coquimbo. Apesar de bastante industrializado o trabalho realizado com esta pedra se mostra em jóias e enfeites com figuras de animais, jarros e ainda mosaicos bordados, o lápis lazúli existe apenas no Chile e no Afeganistão em meios naturais.

O Chile conta com artesãos em todo o seu território que criam peças de alto valor cultural e artístico podendo ser de tecidos de lã de alpaca, vicunha ou ovelha, argila cozida, pedra vulcânica, jóias de crina de cavalo tingidas, telhados em madeiras nativas e ainda objetos de metais como a prata e o cobre.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=k6N3fFwPXWM[/youtube]

O artesanato chileno é um dos poucos no mundo todo que ainda conta com técnicas de fabricação tradicionais tingidos com tinturas naturais de raízes e ainda frutos bem como trabalhos completamente manuais.

Seu vestuário é altamente casual, exceto em situações sociais, formais ou mesmo reuniões de negócios. É recomendado se utilizar roupas grossas, de abrigo, e impermeáveis na época do outono e inverno e mais leves durante a primavera e o verão.

Como parte dos artesanatos belíssimos criados pelos chilenos podemos contar com além do bordado, a criação de jóias você poderá contar com a texturização de diversos materiais que podem servir de enfeite ou mesmo objeto para guardar suas coisas.

Veja a Seguir Como Criar Um Porta Retrato Com Texturização Chilena

Como Materiais Você Irá Precisar De:

  • Porta retrato de parede
  • Tintas PVA nas cores preto, laranja, camelo e ocre
  • Fita crepe
  • Esponja fina
  • Espátula
  • Rolinho de espuma
  • Trincha
  • Textura light glitter ouro
  • Verniz geral
  • Lixa nº 220

Modo de fazer

Para fazer é bastante simples, inicialmente procure pintar toda a peça com uma tinta preta, deixe secar de um dia para o outro, em um local que seja arejado e lixe bem. Em seguida procure com uma espátula em mãos, passar a textura por partes, espalhando com uma trincha em sentidos diferenciados, para que fique um efeito interessante.

A seguir procure deixar secar bem, molhe a esponja em cor camelo e faça traços em sua peça, em seguida procure fazer o mesmo processo com a cor ocre. A seguir procure fazer o mesmo processo da esponja com um tom laranja, irá ficar um tom bastante interessante e com um ar envelhecido. Para finalizar procure invernizara peça com o produto verniz geral. Deixe secar e está pronto.

Este passo a passo poderá variar de objetos, você poderá criar caixas para guardar produtos, porta trecos, embalagens para guardar controles remotos, entre diversas outras coisas, como molduras de quadros e espelhos. Tudo isto seguindo apenas a dica dada por nossos vizinhos chilenos, que cada vez mais nos impressionam com suas criações em artesanato bastante diferenciados e variados, por este motivo procure se inspirar, visualizar fotos estas composições e crie.

Afinal de contas o artesanato é para se criar e passar o tempo, se você visualizar que a sua obra ficou muito bonita, está na hora de começar a pensar em ganhar dinheiro com isto, por isso procure investir nos artesanatos que você de forma alguma irá se arrepender.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *