Ponto Russo Com Lã

Bordados são sempre uma ótima opção para enfeitar toalhas e panos de prato. Com uma variedade enorme de desenhos que podem ser aplicados, o bordado sempre se enquadra bem com o que você quer decorar.

Ponto Russo Com Lã

Ponto Russo Com Lã

Outra vantagem do bordado é a sua variedade de pontos, que deixam os desenhos muito mais bonitos. Um desses pontos encantadores é o chamado ponto russo. Esse é um ponto bastante trabalhado, você logo nota que o ponto russo foi utilizado naquela peça, pois ele tem variações de camada.

Você pode bordar o ponto russo utilizando uma lã muito fininha, mas não é recomendado, pois a lã desmancha facilmente. Não se pode bordar ponto russo em tecidos feitos de lã.

Esse ponto também é conhecido como ponto da agulha mágica, pois existe uma agulha especial para esse determinado tipo de bordado. Você encontra a agulha em qualquer casa especializada em linhas e lãs, ela custa em torno de dez reais.

Aprenda a Fazer Ponto Russo com Lã.

Cada pessoa tem um tipo de passatempo preferido, alguns gostam de assistir televisão, outros fazer palavras cruzadas e tem quem prefira bordar. O bordado, além de distrair, permite que a pessoa possa ter um renda extra ou até possa presentear amigos e familiares com lindas toalhas de rosto, centros de mesa e tapetes.

Se você é daquelas que gosta de passar o tempo bordando, deve conhecer muitas técnicas e adora aprender novas maneiras de criar novos adereços. Por esse motivo estamos hoje mostrando em nosso artigo como aprender uma nova técnica para bordar: o ponto russo.

Ponto Russo com La

O ponto russo consiste em uma técnica que utiliza uma agulha especial e um bastidor. Essa técnica é muito charmosa e com ela você poderá criar uma infinidade de novos trabalhos. Para isso, você deverá reunir alguns materiais.

Os acessórios necessários para fazer fazê-lo são: uma agulha própria para ponto russo número 10, um passa linha longo, um bastidor de fixação de tecido, linha para bordar, tesoura, risco (pode ser qualquer desenho, desde que seja apenas o contorno), lápis, termolina leitosa, pincel e um tecido para bordar de sua escolha.

Agora prepare-se para começar e aprenda mais uma técnica de bordar. O primeiro passo é riscar o desenho pelo avesso. Em caso de letras e palavras, você deve escrevê-las ao contrário e fazê-las com atenção, pois o grau de dificuldade aumenta nesses casos.

O próximo passo é esticar bem o tecido com os riscos voltados para cima, pois o bordado será todo feito do lado do avesso. Depois, corte aproximadamente um metro de linha e separe em meadas de dois fios, em seguida, coloque-a na agulha introduzindo o passa linha da ponta para a outra extremidade, a maior da agulha. Logo, a linha sairá na outra ponta do passa linha, passe-a outra vez, desta vez no furo da ponta e coloque a linha puxando-a novamente para fora do furo da agulha. Deixe aproximadamente três centímetros de linha na ponta da agulha.

Ponto Russo com La

Agora chegou a hora de incrementar. Comece a bordar o desenho perfurando o tecido e retirando-o sem puxá-lo muito. Faça isso até terminar o contorno do desenho, mas cuidado para não enroscar a linha que sobra fora da agulha, caso isso aconteça, o trabalho será jogado fora pois terá que ser refeito.

Lembre-se: a ponta da agulha deverá estar sempre na direção diagonal, voltada para a frente do bordado. Após fazer o contorno, continue bordando a parte interna do desenho até preenchê-lo por completo.

Por fim, o bordado estará completo e agora você cortará as pontas que sobraram. Em seguida, passe o pincel com termolina no avesso da figura para dar acabamento e fixar os pontos, pois nesse tipo de bordado não existem arremates.

Ponto Russo com La

Para as iniciantes, uma boa dica para fazer ponto russo com lã é estar atento na hora de comprar a agulha. Normalmente, quando você compra uma agulha, ela vem com a explicação de como colocar a linha. Iniciante ou não, esse detalhe irá facilitar a sua compreensão de como fazer o ponto russo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Bordados

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • adorei e gostaria de receber todos o graficos de ponto russo e ponto cruz obrigado

    vera marques 22 de Maio de 2012 3:06 Responder
  • adorei esse trabalho feito em ponto russo….vi uma vez na televisõ e fiquei apaixonada por isso…gostaria de receber alguns graficos de desenhos para iniciantes…..agardeço por enquanto.

    ERICA MONIQUE 21 de Janeiro de 2013 18:53 Responder
  • amei este trabalho gostaria de receber gráficos de desenhos se possível no meu email

    Diana Tenorio 19 de Fevereiro de 2013 22:30 Responder
  • adorei todas essasdicas obrigado hoje comprei a agulha agora vou ver se acerto um abraço e continue dando as dicas pra nós

    Nomeselmafloriani 6 de Abril de 2013 21:53 Responder
  • Olá,
    Comprei uma Agulha para Ponto Russo 3 Pontas Sew Mate, porém a linha corta logo no início do trabalho, mesmo com a fenda para frente. Alguém sabe o que pode estar havendo? Pode ser defeito da agulha?
    Obrigada

    Nivia 19 de Maio de 2013 12:24 Responder
  • qual nome do tecido para fazer tapete com lã

    maria de fatima 13 de outubro de 2013 14:34 Responder
  • Oi gostaria de saber como faço pra ficar arrepiadinho como o do passaro

    Lohany 26 de Fevereiro de 2014 23:14 Responder
  • gostaria de saber o nome do tecido?

    teresinha 16 de Abril de 2014 2:15 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *