O ser humano precisa de um pouco de verde para alegrar a sua vida, porém, os grandes e belos jardins se tornam cada vez mais nostálgicos com a falta de espaço que caracteriza as cidades. Porém, não desanime, pois é possível ter um toque de natureza na sua casa ou apartamento.
Os mini jardins em vidro ou terrários, como também são chamados, além de ajudar a compensar a impossibilidade de espaços verdes no lar também funcionam como enfeites incríveis para ter em casa. O mais legal é que os terrários podem ser feitos em qualquer tipo de vaso desde que seja transparente, claro.
Basicamente nesses mini jardins observamos paisagens em miniatura em que se pode ver o melhor do verde. A dica que podemos dar logo de cara é procurar usar plantas que tenham necessidades semelhantes, pois assim será mais fácil de fazer a manutenção do seu terrário. O mais indicado é usar plantas que tenham folhas pequenas e cujo crescimento seja mais lento.
Tutorial De Como Fazer Um Terrário
Materiais Necessários
- Pá (pequena, apropriada para usar na confecção do terrário)
- Funil
- Areia
- Terra
- Plantas (a sua escolha)
- Palitos de churrasco
- Musgo seco ou pedrinhas
- Gotejador
Passo 1
Comece despejando a areia dentro do vidro com a ajuda da pá e também do funil. O objetivo de usar o funil é conseguir fazer morros de areia sem derrubar ou fazer sujeira nas laterais do vidro. Uma forma de deixar mais bonito o seu mini jardim é despejar a areia de maneira irregular. Onde você irá colocar a planta mais alta é legal deixar o morro de areia mais alto.
Passo 2
Em seguida iremos fazer o plantio, para isso pegue a planta mais alta segurando o torrão de terra por baixo para que não se desmanche muito e com delicadeza coloque a planta em cima do morrinho de areia.
Passo 3
Repita o mesmo procedimento para as demais plantas usadas para compor o terrário.
Passo 4
Para ajeitar o torrão de terra use palitos de churrasco.
Dica – No caso de você querer inserir uma planta que precisa de menos água do que as demais do conjunto vale a pena colocá-la no vidro com um vasinho. Dessa forma quando você for molhar o seu terrário essa planta receberá menos água e não terá problemas como ‘morrer afogada’ ou apodrecer.
Passo 5
No caso de que sobrem espaços que você deseja preencher pode inserir mais uma planta, basta abrir espaço com a ajuda de um palito.
Passo 6
A partir desse passo colocaremos a terra, para isso tampe o furo do funil com o dedo e encha o funil com terra.
Passo 7
Com cuidado posicione o funil no local em que pretende colocar a terra e depois destampe o furo. Despeje apenas a quantidade de terra necessária para cobrir os torrões das mudas. Pode acontecer de a terra entalar no funil, para evitar esse problema use um palito.
Dica – No caso de as plantas ficarem sujas de terra você pode usar um pincel seco para limpá-las.
Passo 8
Termine colocando o musgo seco ou então pedrinhas para fazer a cobertura da terra.
Passo 9
Para regar o terrário você deverá usar um gotejador.
Dica – No caso de precisar regar algo muito delicado dentro do mini jardim você pode usar uma embalagem de ketchup ou mostarda. Isso permite que você dose bem a quantidade de água que será usada.
Tutorial De Como Fazer Mini Jardim De Vidro De Conserva
Materiais Necessários
- Pedrinhas de rio (como aquelas de aquários ou mesmo aquelas que você compra em floriculturas)
- Vidros de Conserva
- Carvão vegetal (você pode comprar em lojas de aquário sob o nome de carvão ativado. Se não achar pode usar o carvão mineral como aquele que é usado para fazer churrasco, porém, nesse caso quebre em pedaços)
- Terra para jardim
- Mudas pequenas de plantas ou musgos
- Hastes para conseguir manipular as plantas
Como Fazer
Passo 1
Antes de começarmos é importante que você lave bem as embalagens usando água e sabão em abundância. Como mesmo depois de uma boa lavagem a embalagem pode permanecer com algum resíduo a dica é usar álcool para desinfetar o vidro.
Passo 2
Em seguida coloque as pedrinhas no fundo do vidro, a função delas é fazer uma drenagem da água das suas plantas.
Passo 3
Faça uma camada fina de carvão vegetal em cima das pedrinhas. Isso vai ajudar a evitar que fungos cresçam na água bem como o apodrecimento das raízes e a formação de gases.
Passo 4
Em seguida coloque uma camada de terra para jardim até que ¼ da altura do vidro esteja cheio.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=reWryGnShfg[/youtube]
Passo 5
Continue a montagem do jardim colocando os musgos, coloque também as pequenas mudas de plantas que você escolheu. Dentre as sugestões que podemos te dar de plantas estão samambaias e bromélias.
Passo 6
Para terminar a montagem você poderá borrifar água nas paredes do vidro, porém, sempre com o cuidado de jamais borrifar diretamente nas plantas ou no musgo. Sempre com cuidado você deverá fechar o pote com a tampa dele ou se quiser pode ser com um plástico desde que esse seja preso com um elástico.
Dica – Uma forma de deixar o seu mini jardim com um visual ainda mais natural é acrescentar elementos que são encontrados em jardins de verdade como galhos e algumas pedras maiores do que aquelas de rio.
Manutenção
Depois de terminar de montar o seu terrário é necessário fazer a manutenção, para isso aconselhamos que você deixe o vidro num local bem iluminado, porém, sem a incidência direta da luz do sol. É normal que apareça uma pequena condensação da água na parte de dentro do vidro, porém, se aumentar demais dificultando assim a visualização da parte de dentro do recipiente é um sinal de que há umidade demais.
Se isso acontecer é importante retirar a tampa ou o plástico para que seja possível que essa água evapore e assim o vidro fique seco. Em geral em uma semana ocorre a condensação no caso de isso não acontecer é porque a umidade é insuficiente. Nesse caso umedeça a terra borrifando um pouco de água no vidro, isso fará com que haja um restabelecimento do equilíbrio. Sempre que for necessário limpe o vidro e faça a poda das plantas.
Pingback: DIY – Terrário em vidro | Não há lugar como nosso lar