Presépios Artesanais

Nesta época do ano a maioria de nós fica as voltas com Papai Noel, árvores de Natal, enfeites, presentes, cardápios elaborados e os muitos preparativos que nos envolve na época das festas de final de ano e muitas vezes acabamos esquecendo e significado verdadeiro do Natal, o que comemoramos nesta data tão especial: o nascimento de Jesus. É tradição no Brasil e muitos outros países ocidentais, montar o presépio na véspera do natal, ou no período do advento, que é o termo de origem latina empregado pelos cristãos para descrever o tempo de especial alegria em que se aguarda o nascimento de Cristo. O advento traduz muito bem o espírito de Natal que envolve todos nessa época, tempo de alegria, preparação, expectativa, em que se espera a data tão especial e o período em que todos promovem a fraternidade, a solidariedade e a paz. Tempo do advento para os religiosos são as 4 semanas anteriores ao Natal.

O Significado e a Origem do Presépio

Dentro dos preparativos do Natal enfeitamos nossas casas com motivo natalino, muito vermelho e verde, montamos a árvore de natal que significa a vida e seus frutos, e junto com ela podemos montar um presépio que representa a família de Nazaré no momento do nascimento do menino Jesus. O primeiro presépio foi montado por São Francisco de Assis no ano de 1223 na cidade de Greccio na Itália. Segundo os registros da igreja católica, São Francisco ao ler o evangelho de São Lucas que relata o nascimento de Jesus teve a idéia de representar esse momento tão sublime.  As peças do presépio foram então esculpidas em tamanho natural com argila, utilizando também uma manjedoura, montando o primeiro presépio em uma gruta. Esse presépio hoje se encontra em Roma, na Basílica Santa Maria Maior.

Fazendo seu Próprio Presépio

O presépio mais do que peças para compor a decoração natalina, são a representação da história do nascimento de Jesus, e tem um significado muito importante, que pode ser revivido enquanto fazemos nosso próprio presépio, que pode ser de diferentes materiais e de diferentes tamanhos. As figuras principais são José, Maria, o menino Jesus, e o burro, mas fazem parte da cena os três reis magos, a estrela guia, os pastores e os demais animais, além da manjedoura. Essas peças podem ser confeccionadas com argila, com papel machê eles ficam lindíssimos, podem ser feitos ainda de pedrinhas com as figuras pintadas, num designe mais estilizado. Para quem trabalha com bonecos de palha de milho os presépios feito com esse material também são muito bonitos, assim como esculpidos em madeira. Bonecos de feltro também podem representar as imagens do presépio.

Montando o Presépio

Contudo vale lembrar que o presépio não é montado de uma vez só… Maria, José, o burro, os demais animais e a manjedoura são colocados desde o início, contudo o menino Jesus só pode ser colocado na noite de Natal e depois a estrela guia e os três reis magos, na ordem em que os fatos aconteceram.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Natal

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *