O natal é uma época em que a solidariedade e muitos outros sentimentos bons e de coletividade ficam à flor da pele. É nessa época, principalmente, que lembramos àqueles que mais temos afeto do quão especiais são em nossas vidas. É claro que nada substitui um abraço apertado e palavras de carinho, porém quando esses gestos vêm acompanhados de presentes, a demonstração de carinho fica ainda mais simbólica e marcante. Uma opção para quem tem muitos amigos e familiares para presentear são os presentes artesanais.
Além de reduzir o custo total dos presentes, o artesanato é uma forma de dar algo exclusivo a quem você ama. Esse tipo de presente você encontra em lojas especializadas em produtos artesanais ou em feiras ao ar livre ou, ainda, você pode aprender a técnica artesanal num período anterior ao natal e quando chegar esse período festivo você faz o artesanato e distribui aos entes queridos. Confira abaixo uma série de sugestões de presentes artesanais fáceis de serem feitos.
Velas Perfumadas
As velas perfumadas servem tanto para perfumar ambientes, quanto como item de decoração. Normalmente essas velas não precisam de apoio para serem deixadas em estantes e armários. Porém, a dica para que esse presente seja charmoso e útil depois de terminada a vela é entregá-la em potes de vidros, os quais poderão ser reaproveitados posteriormente. Existem muitas técnicas para se fazer velas perfumadas, ou seja, vale vasculhar pela internet antes de sair fazendo a primeira receita que encontrar.
Pratos Decorados
Os pratos decorados são, normalmente, feitos a partir de uma técnica conhecida pelo nome de “decoupage”. Assim como as velas decoradas, esse artesanato também tem função decorativa. A vantagem é que você pode brincar com os diversos motivos decoração nos pratos, não necessariamente sendo esses motivos natalinos.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=f0bViPAKqeo[/youtube]
Bonecos de Tecido
Caso você tenha muitos sobrinhos, filhos ou amigos dos seus filhos para presentear no natal, os bonecos de pano são uma ótima escolha. A vantagem desse tipo de artesanato é que você pode escolher os tecidos, o formato do brinquedo e ainda pode fazer não somente bonecos, mas também animais, carrinhos e outros objetos de tecido. Assim como as outras opções citadas nesse post, a dica é procurar por opções de técnicas na internet.
Bijuterias
As bijuterias, com certeza, são o tipo de artesanato mais popular por entre feirinhas ao livre e lojas de artesanato virtuais ou físicas. Você pode fazer desde anéis, colares, braceletes até enfeites para o cabelo. Esse tipo de artesanato se destaca pela quantidade de materiais disponíveis para serem montados ao gosto do cliente ou de quem for receber o presente. Essa é uma excelente opção para dar para as amigas.
Use a criatividade, procure pelas diversas técnicas de um mesmo tipo de presente e se informe sobre o gosto pessoal de cada um que será presenteado. Com isso o seu presente exclusivo e feito por você mesmo será, com toda certeza, lembrado com carinho pela pessoa que foi presenteada. Pois ela saberá que você usou parte do seu tempo fazendo algo que a agrada. Se estiver sem idéias ou se não sabe como fazer aquele presente artesanal em especifico, vale recorrer aos vídeos da internet os quais estão disponíveis gratuitamente ou, ainda, matricular-se em cursos ofertados por lojas e museus de artesanato.
Agora se você quer um tipo de presente que não diferencie idade, gênero e nem quaisquer outros valores, a dica é fazer bolinhos e biscoitos natalinos. As comidinhas natalinas são especiais, pois podemos sentir o aroma do Natal nessas receitas e, se forem decoradas, o presente se torna ainda mais especial. Uma dica para conservar todo esse perfume característico é fazer um embrulho o qual seja fechado com um pedaço de arame ou de fita isolante.
A harmonia entre os presentes comestíveis e as respectivas embalagens fazem com que a lembrança do artesanato perdure por muito mais tempo. Ou seja, invista em uma caixinha bonita para embalar os biscoitos e em sacos plásticos coloridos para embalar os bolinhos. Como qualquer alimento, as receitas natalinas exigem cuidado para serem embaladas. Receitas as quais vão ao forno necessitam perder o calor antes de serem embaladas, desse modo elas conservam a textura. Outra dica é atentar para os alimentos amanteigados ou que contenham outras gorduras na massa, devendo embalar essas receitas com material impermeável, como por exemplo o papel celofane ou papel manteiga. Depois dessas dicas, confira as sugestões de receitas natalinas que vão agradar à todos:
Nozes Temperadas
Você vai precisar de:
• Meio quilograma de nozes sem sal e sem pele. Você pode ainda adicionar nessa quantidade de meio quilograma outras sementes como a amêndoa, a castanha-do-pará, a castanha-de-caju e o amendoim.
• Duas colheres de sopa de alecrim bem picadinho
• Meia colher de chá de pimenta caiena ou outra pimenta de baixa ardência
• Duas colheres de chá de açúcar mascavo ou outro açúcar mais saudável que o açúcar branco
• Duas colheres de chá de sal marinho ou sal comum
• Uma colher de sopa de manteiga sem sal derretida
Modo de Preparo:
Misture todas as nozes e outras sementes em uma fôrma para serem tostadas. Leve travessa com as nozes ao forno pré aquecido a 200 ºC por ao menos dez minutos ou até ficarem douradas. Retire as da fôrma e despeje em um pote adicione a pimenta, o alecrim, o açúcar, o sal e a manteiga derretida. Misture bem os ingredientes e espere esfriar para colocá-los em saquinhos. Para lacrar os saquinhos, a dica é usar fitas verdes e vermelhas.
Bolo Maravilhoso de Natal
Você vai precisar de:
• Três xícaras de frutas cristalizadas em pedaços pequenos
• Uma xícara de nozes ou outras sementes picadas nas mesmas proporções das frutas cristalizadas
• Duas xícaras de farinha de trigo
• Uma xícara de manteiga em temperatura ambiente
• Uma pitada de cravo da índia
• Uma colher de chá de canela em pó
• Uma colher de chá de fermento em pó
• Meia colher de chá de noz moscada, também em pó
• Uma xícara de açúcar mascavo ou branco
• Meia dúzia de ovos
Modo de Preparo:
Numa travessa misture bem a manteiga, o açúcar e os ovos. Em outra vasilha, misture o restante dos ingredientes. Em seguida, vá adicionando a mistura de ingredientes secos a outra travessa, com cuidado vá incrementando bem os ingredientes de modo que a massa fique uniforme. Transfira a massa uma fôrma forrada com papel alumínio, o qual poderá servir para embrulhar o bolo após assado e esfriado. Leve ao forno em fogo médio por cerca de quarenta minutos.
Foto: http://www.revistasorria.com.br/site/edicao/presente-de-comer.php