Guirlandas De Natal Criativas

A época do natal é muito boa porque permite que todo mundo brinque um pouco de fazer artesanatos. Os enfeites natalinos quando são feitos de trabalho manual se tornam muito mais bonitos e deixam a sua casa muito mais charmosa. Entre aqueles que não podem faltar em uma decoração dessa época festiva, as guirlandas estão presente na lista e geralmente usamos nas portas de nossas casas.

Fazer uma guirlanda de natal é muito mais simples do que você pode imaginar e com um pouco mais de criatividade, você pode ousar e ter peças exclusivas. Vamos aprender como fazer algumas guirlandas de natal em um tutorial super simples.

História e Tradição Das Guirlandas De Natal

A época do Natal é muito maravilhosa não somente porque se comemora o nascimento de Jesus Cristo, mas porque é uma época repleta de cultura e história, mesmo que pouquíssimas famílias dispensam um tempo de seus dias para aprender sobre o que se comemora. Cada um dos enfeites natalinos possui um simbolismo importante e saber como usá-lo, assim porque usá-lo vai ajudar e muito na contextualização da sua decoração.

As guirlandas de natal já existem há muitos anos, mas a tradição de usá-las na porta durante essas festividades começou na cidade de Roma, porque os romanos acreditavam que sempre que alguém recebia ramos de plantas de presente, trazia saúde para dentro de casa. Então durante as festas de dezembro, os ramos eram enrolados como coroas para que os desejos se estendessem para toda a família.

Apesar de reconhecida pela igreja como símbolo natalino, as guirlandas possuem uma origem totalmente pagã quando estes adeptos também utilizavam a coroa de ramos em suas festividades natalinas. No caso das guirlandas pagãs, elas são oferendas à deuses em nome da vitalidade do mundo vegetal e também para homenagearem as pessoas queridas que faleciam.

Além de bonitas, elas apresentam todo um contexto cultural por ser um símbolo com diversos significados. Sabemos que essa época faz com que antigas discussões sobre crenças seja revividas e a velha história de que as guirlandas não são símbolos cristãos volta à tona, mesmo já tendo sido reconhecida pela igreja como podemos ver logo acima. Então, como o importante é se sentir bem e feliz com o seu ambiente, você pode usar essas peças sem medo algum.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=LynkAMCaNrM[/youtube]

Tutorial 1: Guirlanda De Natal Feita Com Cabide

Sabe o cabide que você usa para guardar suas roupas no armário? Ele também pode ser usado para diversas finalidades entre elas, a base de uma linda guirlanda. Para realizar esse passo a passo, você vai precisar dos seguintes materiais:

  • 1 (um) cabide de arame dobrável
  • Bolas de Natal em quantidade de cores do seu gosto.
  • Alicate de corte
  • Alicate comum
  • Fita
  • Folhagem artificial

Agora Com Esse Material Em Mãos, Você Vai Seguir o Passo a Passo Mais Abaixo:

  • Desmonte o seu cabide de forma que o arame fique completamente distorcido. Dependendo do modelo você conseguirá fazer isso coma mão, mas caso não consiga, utilize o alicate para facilitar o processo.
  • Ainda com o alicate (caso o tenha usado), comece a deformar novamente o arame, mas dessa vez para que ele tenha uma forma circular, bem típica de uma guirlanda. Não se preocupe em deixar esse circulo completamente perfeito, pois como você vai cobrir, não dará para ver o aro.
  • Com as bolas de natal em mãos, comece a colocá-las e amontoá-las de forma que elas cubram todo o arame. Você vai encaixar o arame na abertura que tem no topo da bola, onde algumas vêm até com uma pequena cordinha para prender na árvore.
  • Quando encaixar todas as bolas, dobre as duas pontas do arame de forma que eles fiquem como um fecho de encaixe. Então encaixe uma ponta na outra e aperte para deixar seguro com o alicate.
  • Com os galhos verdes, passe de forma circular sobre as bolas para dar um efeito bonito. Você pode colocar mais ou menos verde, mas indicamos que coloque uma quantidade apenas para dar um toque, nada de exageros.
  • Amarre um laço de fita na ponta da sua guirlanda e já pode usá-la em sua porta de casa!

Modelos De Guirlandas De Natal

Os modelos de guirlanda de natal que você encontra no comércio são praticamente infinitos, mas isso acontece porque se botarmos a imaginação para trabalhar, vamos querer ousar e criar nossas peças então nós teremos em mãos um objeto exclusivo e muito bonito. Acima ensinamos como fazer a guirlanda do zero, mas em qualquer loja de artesanato você encontra a base feita com galhos finos e bem resistentes. A partir de então é só decorar como quiser.

As guirlandas de bombons são muito populares principalmente em casa que tem criança, porque elas se tornam extremamente atrativas e no dia de natal podem ser devoradas literalmente. Você pode ainda fazer guirlandas com frutas ou outros petiscos da época, mas lembrando que nesse caso, elas são extremamente decorativas e não devem ficar para o lado de fora da casa, principalmente se você for tirar tais petiscos para comer na ceia.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=Tl8gCM3LSGA[/youtube]

Para a galera que se preocupa com o meio ambiente em todos os momentos da sua vida, ainda existem ideias de fazer guirlandas sustentáveis. Estas podem ser feitas com plantas mais rústicas e colocadas na porta da sua residência. Aém de serem sustentáveis ainda são extremamente diferentes. Outra ideia para quem tem criança em casa, é fazer guirlandas com balões. Esse modelo linda muito lindo porque é colorido e dar um ar totalmente diferenciado ao seu natal.

Qualquer ideia para essa arte fica muito bonita e você precisa apenas saber fazer a base, que pode ser levada em conta a do tutorial que ensinamos ou você pode comprar em qualquer loja. Os materiais que você vai usar também devem ser pensados para que a sua guirlanda não fique com cheiro ruim, não desmonte ou não seja imprópria da data que você coloca até a data que você vai tirar. Então apesar de não ter limite para usar materiais na construção da sua guirlanda, você deve conhecer bem cada um deles.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Natal

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *