O gorro do Papai Noel é tradição e sempre está presente nas festas natalinas por todo o mundo, ele faz parte do traje do Papai Noel e pode ser feito em várias cores. Também podendo ser usado na decoração da casa.
Os gorros são facilmente encontrados na época natalina, mas caso você não queira comprar, aqui vai algumas dicas de como fazer o seu próprio gorro de Papai Noel.
Embora o formato seja o mesmo, ele pode ser feito com vários materiais diferentes e de formas diferentes. Vamos explicar aqui alguns desses modelos e métodos de fazer o seu próprio gorro natalino.
Modelo 1
Materiais:
- Tesoura
- Lápis
- Régua
- Feltro branco e vermelho com pelo menos uma medida de 55 cm x 35 cm.
- Agulha e linha
- Papel
- Pompom feito com novelo branco
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=BCModloWvS0[/youtube]
Passo a Passo:
O molde padrão do gorro geralmente é um triângulo. Você pode usar o papel para fazer o molde, riscando com o lápis e a régua. Esse triangulo pode ter as medidas aproximadas:
- Se o gorro for feito para crianças, a medida dos lados do triangulo podem ter aproximadamente 33 cm a base e a altura do desenho.
- Caso seja para adultos as medidas da base e da altura do triangulo pode ser de 35 cm.
- E para pessoas com a cabeça grande é aconselhável medir o tamanho da cabeça antes.
A base do triangulo deve ser meio arqueada em relação às pontas do triangulo. Uma das maneiras de fazer é isso é com um pedaço de barbante e amarrá-lo na ponta do triangulo e deixar o lápis tocar somente a base. Assim que o barbante estiver firme é só mover o lápis de um lado para o outro como se ele fosse um compasso, e assim o arco é formado.
Recorte o Molde No Papel
Dobre o feltro de cor vermelha ao meio e coloque o molde em cima, caso você ache necessário prenda os dois um ao outro com alfinetes. Um dos lados do triangulo deve estar alinhado com a parte dobrada do feltro (os lados e não a base).
Corte o Feltro No Formato Do Molde.
Junte as duas laterais do feltro (a parte aberta) do lado avesso e com uma agulha e linha faça um alinhavado rente às beiradas e bem curtinho. Se achar necessário vá e volte o caminho intercalando o alinhavo. E caso não queira costurar você pode usar uma cola própria para feltro.
Se você recortar o molde com o feltro dobrado a costura será de apenas um dos lados do gorro, caso você prefira cortar os dois lados do gorro separados, a costura deverá ser feita de ambos os lados. Mas se você prefere usar a cola, é importante deixá-la secar vem antes de terminar.
Depois da costura, vire o gorro do lado direito e ele irá ficar em um formato de cone.
Para fazer o enfeite da parte da base, há várias formas. A primeira é cortar uma faixa de feltro de uns 5 cm mais ou menos de largura e o comprimento deve ser o necessário para dar a volta no gorro todo. E a segunda é cortar em um tecido branco mais macio nas mesmas medidas, apesar do resultado final ficar ótico o tecido macio dá um pouco mais de trabalho para ser cortado.
O enfeite da base pode ser costurado ou colado também da mesma forma.
Para finalizar, o pompom na ponta do gorro pode ser colado ou costurado. E está pronto.
Modelo 2
Materiais:
- Tesoura
- Tesoura de picotar
- 90 cm de cetim vermelho
- 1 agulha ou máquina de costura
- linha
- barbante
- 12 alfinetes
- 1 pele artificial branca
- Linha vermelha
- Acessórios para decorar
Passo a Passo:
Mesmo aqui dando exemplos de gorros com tecido vermelho, eles podem ser feitos de várias cores, fica até mais divertido.
Dobre o cetim vermelho em forma de cone, ligue uma ponta na outra transversalmente, e com a ajuda de alfinetes prenda as pontas para juntá-las.
Do lado onde você prendeu os alfinetes devem ficar do seu lado esquerdo, enquanto você dobra as bordas para o lado direito. Vá dobrando até que um cilindro seja formado no meio do tecido.
Corte a base deixando um pouco mais de 35 centímetros até a ponta do gorro. As dobraduras devem formar umas 4 camadas de tecido aproximadamente.
Com o auxilio do barbante meça o tamanho da sua cabeça, sabendo onde pretende que o gorro fique. Coloque o barbante sobre o tecido vermelho e corte o restante que sobrou.
Coloque a pele artificial sobre o tecido vermelho e corte de acordo com as medidas de diâmetro do gorro e a largura deve ter mais ou menos uns 15 cm de largura com um pequeno espaço da linha onde foi marcada.
Para fazer a bainha, junto os dois tecidos, o vermelho e o branco da seguinte forma:
os dois devem estar encostando lado direito com lado direito, e a parte visível dos dois virados para cima deve ser o lado avesso.
Posicionado dessa forma faça a bainha por todo o diâmetro do gorro. Depois vire os tecidos do lado direito e cole a parte branca no tecido vermelho, não se esqueça de alinhas com as bordas de baixo para que a costura que você acabou de fazer fique certinho para baixo.
Use a tesoura de picotar para retirar a rebarba e o material que sobrar. Cole o pompom na ponta do gorro.
Para enfeitar use a criatividade como laços (para as meninas) e brilhos. Fitas coloridas e abuse nos paetês. Se tiver crianças em casa, a marca das mãozinhas delas ficam bem legais também com uma cor de bastante destaque no gorro.
Além de outras cores eles também podem variar no tipo de material como o TNT, tecidos mais grossos e mais caros como os mais em conta e que também são bem fáceis de trabalhar. Pendurar bolas de natal na ponta do gorro também como se fosse o pompom fica bem legal e se ele tiver sininhos que fazem barulho fica mais divertido.