Cartão De Natal Para Fazer Com Crianças

Uma verdade que devemos aprender desde quando ainda somos pequeninos: o espírito natalino faz milagres! O clima de natal desperta o perdão e a saudade e nos aproxima de gente que há muito tempo andava distante. Esse clima bastante harmonioso e amoroso que paira no ar e que, por incrível que pareça, durante o ano todo não se vê, mas resolve aparecer justo nas festas de fim de ano causa a muitos críticos a impressão de falsidade e faz com que, por esse motivo, elas abominem as festividades de fim de ano.

É claro que essas boas atitudes freqüentes no natal deveriam ser praticadas o ano inteiro e sem ser necessário data comemorativa mas, acontece que, querendo ou não, esse período de constantes confraternizações e reencontros chamado Natal proporciona o clima ideal de socialização e harmonia, afinal a vida é tão corrida que nos habituamos a usar essa data de comemoração Cristã para pararmos um pouco o que estamos fazendo e conversarmos, trocarmos presentes, fazermos ligações amorosas e duradouras e mandarmos cartas aos amigos e parentes mais distantes, desse modo cultivarmos o amor tão pregado pelo aniversariante do dia: o menino Jesus.

O Costume Dos Cartões

Por falar em cartas e cartões, esse é, sem dúvida, um dos hábitos mais característicos do natal afinal, quem não recorda daqueles cartões que, quando abertos, além de trazerem uma linda paisagem, mensagens estampadas e uma bela declaração escrita a punho pelo remetente, ainda chegavam a tocar uma linda música de natal? É um artigo do tempo de nossos avós, os quais ainda existem nos dias de hoje (em um número reduzido), e que faz um bem danado receber.

Porém, há muito não se vê esses cartões musicais e, mesmo que em substituição haja no mercado disponível à venda outros mais simples, o preço é quase sempre absurdo e isso acaba servindo como um estímulo para que o hábito de presentear as outras pessoas com mensagens carinhosas nesse período entre em extinção.

Mas ainda dá tempo de tentarmos implantar esse costume de expressar nossos sentimentos e emoções através dos cartões natalinos, ou evitar que eles desapareçam por completo. E para conseguirmos tal feito, que tal investirmos estrategicamente no futuro da nação que são as nossas crianças?

Fazendo Um Cartão De Natal Com As Crianças

A principio, esteja certo que o cartão artesanal que você irá fazer com os pequenos não precisa estar perfeito, afinal não é um artigo industrial feito minuciosamente e detalhadamente por uma máquina de precisão e nem por adultos e sim por mãos de pequenos artistas. Então dê a eles as orientações, apresente os materiais às crianças, explique o passo a passo com muita atenção mas deixe-os livres para criar e se expressarem através dos cartões que eles próprios irão fazer.

Para fazer um cartão de natal com as crianças, você vai precisar de alguns materiais que encontra facilmente em armarinhos, papelarias e similares:

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=CTqDJskWXts[/youtube]

Lista De Material:

  • Papel A4 dupla face na cor vermelho
  • Retalho de feltro na cor verde.
  • Cola gliter
  • Adesivos natalinos
  • Papel laminado
  • Fita de cetim 0,5cm
  • Pistola e bastão de cola quente
  • Cola branca
  • Paetês
  • Canetinhas de diversas cores
  • Revistas
  • Cópias de fotos pessoais
  • Tesoura sem ponta

Determine o tamanho e o formato de papel dupla face vermelho para cada criança.

Oriente-os que esse papel deve ser dobrado ao meio de modo que os lados se encontrem, no máximo a parte de baixo sobressaia a de cima, para criar um efeito diferenciado entre as bordas, mas apenas se essa for visivelmente a intenção ou, do contrario, parecerá falha.

Agora, sobre o feltro verde, peça que cada um desenhe e recorte uma árvore do tipo pinheiro de natal. É provável que nesse momento eles tenham dificuldade para executar esse processo de criação, por isso tenha sempre algumas amostras que sirva como inspiração e exemplos ou muita paciência para você mesmo desenhar (um adulto deve estar por perto, são apenas crianças!).

Feita e recortada a árvore, ela deverá ser colada sobre a capa do cartão. Use os paetês e a cola glitter para simular o efeito das bolas e demais decorações de natal que costumamos enfeitar as árvores reais.

Para representar os presentes que costumamos deixar ao pé da árvore de natal, ensine-os a fazer um cubo sobre a folha laminada ou uma do tipo papel de presente, cujo as arestas podem ser marcadas com caneta permanente para que a informação de ser um cubo fique mais clara. Depois fazendo uso da fita de cetim simule a embalagem e o laço e cole-os no devido lugar no cartão.

Agora nas revistas vocês podem encontrar paisagens ou recortes interessantes que podem ser colados dentro do cartão, mas deixando um espaço vazio para que o mesmo possa ser preenchido com uma dedicatória feita pela criança. Havendo falta de opção, há também os adesivos natalinos para substituir os recortes não encontrados nas revistas. Depois disso, peça para que as crianças escrevam para alguém fazendo uso das canetinhas coloridas. Coloque o cartão dentro de um envelope e presenteie.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=BOdFadQSoPc[/youtube]

Dicas Gerais

Há também outras opções de decoração dos cartões como o de formar o rosto do Papai Noel com lápis de cor e algodão, ilustrar com um presente fazendo uso do próprio papel de presente, ou construindo um trenó, manjedoura, vela, boneco de neve etc.

Por isso é importante que você tenha opções para mostrar as crianças e as deixe livres para criarem aquilo que as agrada. Antes de começar a sua “aula”, tenha modelos de desenhos, formas de letras, materiais e cartões feitos. Pois tudo isso influencia no absorvimento de informações da criança, que consegue visualizar a proposta e a partir daí e das suas orientações, das sugestões dos colegas e do gosto pessoal, criam seu próprio artigo.

No mais, tenha paciência e explique quantas vezes for necessário para que ele não desista de fazer o cartão. Estimule e jamais critique uma criação feita com tanto carinho por uma criança, pois isso pode ser um grande motivo de frustração para ela, e que até mesmo prejudique-o em suas outras criações e desempenhos futuros. Esse cartão, mesmo que não esteja dentro dos padrões estéticos, está cheio de carinho pelas mãos de uma criança. Vamos ensinar aos pequenos?

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Natal

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *