Quando a entrada do inverno, o que mais se espera são as festas juninas, que fazem a alegria de todos nas regiões do interior do Brasil. Os eventos juninos costumam atrair milhares de pessoas, especialmente na região Nordeste, onde é feito o maior São João do país, mais precisamente na cidade de Campina Grande.
Festas Juninas
Para ser uma autentica festa junina, o evento deve possuir determinadas características como:
- Fogueira
- Comidas típicas: canjica, quentão, pamonha, bolo de milho, vinho quente, pipoca, amendoim, pé-de-moleque e muito mais gostosuras.
Além disso, toda a festa junina tem quadrilha, com aquelas músicas divertidas e dançantes que embalaram nossos invernos desde pequeninos. Mas, para dançar uma festa junina é preciso que esteja devidamente trajado; as mulheres com vestidos e os homens com calças, camisa xadrez e um chapéu.
Aliás, o chapéu junino é figura importante tanto nos trajes masculinos quanto femininos e, por isso, não pode ficar de fora. Com isso, se você pretende estar preparado para dançar a quadrilha do próximo ano, vamos ensinar como fazer um lindo Chapéu Junino.
Como Fazer Chapéu Junino
Reforçando o Visual
Para montar um look legal e combinar com um chapéu junino, peque uma calça que seu filho não mais irá usar e retire o joelho, para que a mesma tenha uma maior aparência de surrada. Naquele lugar que ficou vago você deve costurar alguns retalhos de tecido, preferencialmente xadrez, que tem mais a ver com a ocasião.
Agora para a parte de cima o ideal é optar pelo bom e tradicional xadrez, e com um pedaço de palha de milho seca no bolso, lembrando os caipiras de antigamente que faziam cigarro de palha para fumar.
Se a criança for menino é legal pintar o rosto dele como se fosse um homem, acrescentando barba e bigode feitos com lápis de olho. Agora, o que não pode faltar é um bonito chapéu junino, reforçando o visual e deixando mais alegre.
Passo a Passo de Como Fazer um Chapéu Caipira
Para fazer um bonito chapéu junino você irá precisar dos materiais seguintes:
Materiais Usados:
- 01 Chapéu de palha caipira
- Algumas fitas bem coloridas, preferencialmente de cores bem vivas
- Canetinhas para marcar o desenho
- 01 Cartolina branca
- 01 pistola de cola quente
- 01 Tesoura de ponta e com bom corte
- Vários retalhos coloridos de feltro.
Como Fazer
Use um molde de bandeirinha para riscar na cartolina, preferencialmente contando com 03 centímetros de largura por 05 centímetros de altura. Recorte e use a bandeira para marcar no feltro usando para isso a canetinha.
Recorte as bandeirinhas em número suficientes para que as mesmas possam dar uma volta completa na aba e ainda outra para ser usada na parte de cima do chapéu, mais ou menos 20 delas. Caso não queira usar o feltro você pode optar por fazer uso de qualquer outro tecido.
Usando a cola quente, cole as bandeirinhas diretamente nas fitas coloridas para que elas fiquem seguras e possam colocar na decoração.
Se seu filho quiser ajudar na preparação do chapéu, deve-se tomar cuidado para não queimar a mão da criança.
Uma a uma, faça a colagem das bandeirinhas na fita e depois no chapéu. Peça ajuda da criança para escolher qual a sequencia que quer deixar as cores e auxiliar o trabalhando segurando a ponta da fita.
Para concluir o chapéu, prenda duas fita, cada uma em um lado do chapéu, na parte de dentro, para que possa ser dado um laço e assim fazer com que o chapéu possa estar preso à cabeça. Agora basta partir para a quadrilha.
Modelo 2
Para fazer esse segundo modelo de chapéu de caipira você irá usar os seguintes materiais:
- Chapéu de Palha
- Renda
- Lã colorida e grossa
- Cola quente
- Fita larga de cetim, preferencialmente vermelha
- Fita de cetim fina
Passo a Passo
A primeira coisa a se fazer é pegar o chapéu de palha na mão e passar um paninho seco, para tirar poeira, já que os objetos ficam todos expostos.
Depois, pegue a lã e corte mais ou menos uns 30 centímetros, e faça isso umas oito vezes, então você terá 08 pedaços de 30 cm cada um.
Com esses pedaços de lã você deverá fazer duas tranças, usando para isso quatro pedaços de cada. Se achar que a trança está muito fina, corte mais lã.
Pegue a cola quente e prenda a ponta de cima da trança e, na debaixo você deve prender usando um laço de fita a ser feito com a fita de cetim fina. Reserve
Agora, com a renda e a cola quente, contorne toda a lateral do chapéu, de forma que a renda fique como se fosse um babado na aba do chapéu. Se quiser pode colocar duas vezes a renda.
Aguarde um tempo para que a cola quente fique seca.
Depois, pegue a fita vermelha larga e contorne a parte do chapéu que é encaixada na cabeça, e prenda o começo e o fim usando a cola quente, para que a mesma não se descole com o uso.
Se preferir você também pode fazer um laço na parte de trás do chapéu, deixando as pontas mais compridas, assim as mesmas cairão e deixarão um efeito bastante bonito.
Para finalizar, prenda as duas tranças no chapéu, na parte de dentro.
Pronto, agora a menina já estará bem arrumada para dançar mais uma quadrilha.
Dica: Caso seja um menino a dançar, certamente não poderá usar o chapéu de trança, mas pode ser feito um chapéu bonito também. Para isso, basta colar no chapéu um retalho xadrez, acompanhado de alguns pedaços de palha de milho seca, e, para finalizar pode-se soltar as beiradas do chapéu, desfiando as mesmas, proporcionando ao acessório um aspecto mais rústico.
Outra dica legal é fazer uma pintura bonita nas meninas, passando um pouco a mais de blush na bochecha e completando com pintinhas, como se fossem sardas, que são feitas com lápis preto, próprio para olho.
As festas juninas são excelentes oportunidades de diversão e de reunião familiar, por isso, não deixe de ir ao menos em uma durante o ano. Aproveite!