Em casamentos há certas tradições que jamais são abandonadas, como a noiva entrar de branco na Igreja e ainda os famosos saquinhos de arroz que são dados aos convidados para que os grãos sejam jogados sobre os noivos.
Origem do Costume de Jogar Arroz Sobre os Noivos
Esse costume tem origem na Ásia, onde o grão é sinônimo de alegria e prosperidade. O hábito de se atirar arroz em cima dos noivos, depois do casamento, se originou mais precisamente na China, no lugar um Mandarim quis exaltar sua riqueza, por isso, fez com que as núpcias de sua filha fossem realizadas sob uma grande “chuva” de arroz.
Atualmente jogamos arroz aos noivos logo na saída da igreja com a finalidade de simbolizar felicidade, fertilidade, e prosperidade.
E mesmo depois de muitos séculos, o grão tornou-se figura querida nos casamentos de todo o mundo. E os noivos organizam diversos saquinhos, fabricados dos mais diversos materiais, desde que combinados com o restante da decoração da festa. Há uma grande variedade de formatos de recipientes para guardar o arroz de maneira diferente e elegante.
Como Fazer Saquinhos de Arroz Para Casamento
Claro que todos sabem que o ato de jogar arroz nos noivos é bastante antigo e ainda muito usado depois das cerimônias de casamento, ainda na saída da igreja. Mas muitas noivas ao invés de comprar os saquinhos já prontos, preferem fazer seus mimos personalizados e em casa, para proporcionar maior carinho e atenção às suas coisinhas.
Então, para agradar essas prestimosas noivas, resolvemos montar um tutorial bem simples, que ensina a fazer os saquinhos de arroz e ainda mais, deixando os mesmos dourados e bem lindos para dar aos convidados.
Saquinhos de Arroz Personalizados
Material
- Um tanto de arroz que seja suficiente para encher todos os saquinhos
- 01 tubo de tinta spray que possua a secagem rápida, que pode ser adquirida em lojas de tinta e ainda em lojas que vendem materiais para construção, o preço estimado é de 20 reais. A cor da tinta pode ser prateada ou dourada.
- 01 pedaço grande de plástico. Ele será usado para fazer a forração da mesa na hora de pintar os grãos de arroz, então, o seu tamanho deverá ser o suficiente para cobrir parte da mesa onde será efetuada a pintura.
Passo a Passo
A primeira coisa a se fazer é espalhar muito bem o arroz sobre o plástico, de maneira que os grãos não fiquem amontoados demais, sempre obedecendo à distância mínima entre o frasco e os grãos.
Passe um pouco da tinta sprays sobre os grãos, aguarde um tempinho, dê uma mexida e passa a tinta novamente, para não correr o risco de ter grãos brancos e coloridos juntos.
Como a tinta possui uma rápida secagem, o arroz não precisa demorar tanto tempo para ser mexido, uns 15 minutos já serão suficientes, mas, para se certificar, faça isso usando uma luva para não correr o risco de sair todo pintado do processo.
Quando o grão já estiver todo colorido e seco, promova a troca do plástico, substituindo o sujo por um que esteja bem limpo e deixe que o arroz seque sobre por um ou dois dias, para ficar bem seco de verdade. Quanto mais o grão estiver seco, menor será a probabilidade de ele soltar tinta e manchar os noivos ou os convidados.
Não se esqueça de deixar o produto secar em local arejado e fresco. O cheiro da tinta spray é bastante forte e incomodo, sendo ainda tóxica, por isso, pode fazer mal especialmente a crianças e animais domésticos. Deixe o arroz secar ao ar livre.
Também é imprescindível que no saquinho venha alguma informação do tipo: não ingerir. Pois os grãos são lindos, brilhantes, mas não servem para serem consumidos.
Saquinhos
Para fazer a embalagem onde será depositado o arroz, podem ser feitos diversos saquinhos, especialmente usando a organza cristal, com aplique de renda na parte de cima e prendê-los usando um pedaço de fita de cetim branca, do tamanho zero.
Além disso, ainda podem ser usados saquinhos transparentes, de tule, por exemplo, nos quais se sobressairá ainda mais a cor do arroz.
Dicas legais:
- Outra maneira de embalar o arroz, sem ter que utilizar os saquinhos, é fazer cones de tecido e pendurá-los ao lado dos bancos da igreja, além de ficar muito bonito, ainda atua como parte decorativa do lugar. Fique atento para conseguir combinar as texturas e cores dos tecidos com os demais itens utilizados no casamento.
- Além disso, é possível fazer as embalagens usando saquinhos de papel, que são práticos e bem econômicos, e para fechar o saquinho colar um adesivo que contenha o monograma dos noivos ou ainda alguma frase que tenha a ver com a união do casal.
Dicas Para Realizar da Maneira Correta o Ritual
Uma dica básica e de grande importância é perguntar antes de tudo se o local onde será realizado o casamento permite que seja feita a chuva de arroz. Há o contratempo de o chão se tornar bastante escorregadio especialmente se o local tiver piso de mármore.
Porém, se a escadaria for de mármore, o melhor é juntar ao saquinho um bilhetinho alertando para que a chuva de arroz aconteça somente após os noivos descerem a escadaria, para não ocorrer algum acidente.
É imprescindível que o ato de jogar arroz se assemelhe verdadeiramente a uma chuva e não a uma guerra de troca de arroz. Se o arroz for jogado diretamente no rosto do casal, além de ser totalmente deselegante, pode machucar, especialmente na região dos olhos. Por isso é fundamental que se tenha cuidado e respeito com a ocasião.
Para que a chuva de arroz não se transforme num temporal, o ideal é que o arroz colocado dentro do saquinho seja uma quantidade que se assemelhe a um punhado, cabendo tudo dentro da mão. Deixe o fotógrafo a postos, a chuva de arroz proporciona lindas fotos.
Aqueles casais que não gostam da ideia da chuva de arroz podem ficar sossegados, a mesma pode ser substituída por pétalas de rosa, bolinhas de sabão e ainda muito mais.