O Halloween é considerado uma festa muito importante em diversos países, até porque, com o passar do tempo, se tornou uma verdadeira tradição entre muitos povos. O famoso dia das bruxas é então comemorado com muita dedicação, especialmente no que tange a decoração de restaurantes, praças publicas, casas, prédios e outros locais em meio a cidade. Por isso, vários elementos dessa festa tao divertida são levadas em consideração. O fantasma, por exemplo, é um dos personagens que não pode faltar em qualquer paisagem relacionada ao Halloween. Por isso, neste caso, este artigo vai ensinar como fazer um lindo fantasminha para enfeitar e dar ainda mais graça para a sua festa do dia das bruxas!
Como Começou o Halloween
Todo mundo abe que n dia 31 de outubro, a festa de Halloween é comemorada em diversas partes do mundo. Esta data ficou conhecida mundialmete segundo algumas tradiçoes de povos antigos, como a vespera do dia de todos os santos. Em meados do seculo XIX, a festa chegou aos tao famosos Estados Unidos da America, trazida pelos irlandeses, onde se tornou uma festa extremamente importante para a naçao, comemorada com fervor todos os anos. Foi de la que surgiu a famosa frase “gostosuras ou travessuras”, falada por todos aqueles que vao de porta em porta buscar pelos clássicos doces de Halloween.
O Halloween começou a mais de 2500 anos atras, tendo se originado em meio ao povo celta. Os celtas acreditavam que a data determinada para as festas de dias das bruxas era quando os mortos saiam das suas tumbas para possuir o corpo dos vivos. Para afastas estes espíritos, as pessoas colocavam objetos assustadores em suas portas, como aboboras, caveiras, ossos e outros objetos.
Por ter sido considerada uma festa paga em toda a Europa, o dia das bruxas foi proibido em muitos lugares. Durante a Idade Media, por exemplo, quem comemorasse a festa de Halloween era perseguido pela famosa Inquisição crista. Muto poderiam até mesmo serem condenados a fogueira! Como providencia, tomada pela própria igreja católica em meio a Europa Medieval, foi criado do dia de Finados, estabelecido para ser comemorado no dia 2 de novembro.
Os Símbolos Do Halloween
Por ter um aspecto assustador desde a sua origem o Halloween possui os símbolos e tradições assustadores e muitos deles são usados na decoração dessa festa. Para isso, as pessoas enfeitam suas casas com zumbis, morcegos, monstros, vampiros, bruxas e o clássico fantasminha, muito usado em fantasias. As crianças podem se fantasiar com estes personagens, incluindo adultos e adolescentes nessa brincadeira. Com suas vestimentas assustadores, os pequenos correm de porta em port buscando doces, voltando para a casa bem felizes, com sacos cheios de guloseimas, balas e um dia cheio de diversão.
Fantasminhas Para Enfeitar
Agora que você se animou com a ideia de enfeitar seu Halloween com os principais símbolos da festa, é hora de colocar a mão na massa e colocar toda a sua criatividade para funcionar. Como um dos principais e mais usados personagens do dia das bruxas são os fantasmas, você pode utilizar essa dica para fazer trabalhos artesanais bem empolgantes. Vamos começar? Veja abaixo os materiais que você vai precisar para começar elaborar o seu fantasminha de Halloween.
Fantasminha Voador
Para fazer um fantasminha voador junto com as crianças, você vai precisar de materiais que provavelmente já tem em casa. Por isso, este processo é muito simples e acima de tudo, muito divertido. Veja abaixo tudo aquilo que você vai precisar para começar!
Material
- Um pano branco
- um barbante ou fio para pendurar o seu fantasminha
- Uma caneta preta para fazer o rosto do seu personagem
- Tesoura
- Um marcador permanente
Como Fazer ?
Para começar, amasse varias folhas de papel e forme bolinhas medias com ela, para que elas possam servir de cabeça para o seu fantasminha de Halloween. Logo em seguida, coloque o pano branco por cima das bolinhas, de forma que o mesmo fique bem centralizado. Se o ser pano for grande demais, nao esqueça de recorta-lo o mais quadrado possível, para que o seu fantasminha fique bastante simétrico na hora de pendura-lo.
Depois, com o pano forrando com a bolinha de papel feita nas etapas anteriores ( pode ser mais de uma se o objetivo for fazer vários fantasminhas) pegue o seu fio branco com barbante e enrole entre o pano e a bolinha de papel, prendendo bem a cabeça do seu fantasminha. Não esqueça de dar uns dois ou três nos no fio para que o mesmo não desenrole, deixando a bola de papel amassada solta. Para realizar esta etapa, deixe a extremidade do fio bem comprida para que seja possível dar os nos sem maiores problemas.
Agora, esta é a esta final, onde o seu fantasminha estará quase pronto para divertir ainda mais o seu Halloween. Pegue a sua caneta preta ou até mesmo marcador permanente e desenhe o rostinho do seu fantasma por cima do pano. Este material é muito utilizado em tecidos, já que é mais resistente e dura por muito mais tempo. Assim, seu fantasminha pode ser utilizado em outras festas do dia das bruxas. Nesta ultima parte do trabalho, é muito importante usar bem a criatividade para criar algo bem divertido. Uma dica é fazer uma careta no seu fantasminha: Use marcador preto para fazer os olhos, o nariz e a boa do personagem. Use a cor vermelha para desenhar a língua do fantasma para fora!
Pronto, agora o seu fantasminha voador esta pronto para assustar e ao mesmo tempo divertir a criançada no dia das bruxas e mais quem quiser vir comemorar esta festa tao divertida nos dias de hoje. Uma truque para deixar a sua decoração de Halloween ainda ais legal, você ainda pode pendurar o seu fantasminha pelo teto, deixando ele voar pela sua casa, seja em que comodo for.
Com o seu fantasminha e mãos, aproveite para deixar o seu dia ainda mais interessante! Bom Halloween!
Escrito por Jessica Monteiro da Silva