Porta Pano de Prato em Feltro

O artesanato é uma das formas mais bonitas de se expressar a arte, a utilização de diversos instrumentos e conseguir inventar algo totalmente novo é algo de admirar. Sabemos que é um trabalho muito bem feito e que são poucos aqueles que realmente possuem a habilidade para realizar todo o processo a mão.

Sabemos o quanto o artesanato evoluiu ao longo do tempo, alguns processos hoje em dia já são feito por máquinas, e nem tudo é feito somente por uma pessoa como antigamente. Mas ainda continuam com a mesma finalidade de personalização, hobbie e fonte de renda.

Isso faz com que o artesanato precise acompanhar a industrialização sempre, o caso mais comum é sem dúvidas o da indústria têxtil que antes era totalmente feita manual e agora muito pouco é feito pelas mãos de costureiras.

Esse tipo de indústria surgiu com o intuito de transformar fibras encontradas em algumas plantas específicas em fios, sendo fios de tecidos que por sua vez se tornavam peças de vestuário ou então algum artigo para casa, como toalhas, tapetes, toalhas de mesa, panos, etc. Algo que sempre chamou atenção nas indústrias têxtil é a quantidade de modos que podem ser feitos os processos, sendo por fiação, ou então tecelagem ou ainda beneficiamento de tecidos. Alguns deles utilizam todos ao mesmo tempo e outros precisam apenas de um.

Fabricar tecidos é uma dos processos mais antigos que o homem produz, começando certamente por processos artesanais onde tudo era feito a mão, depois alguns instrumentos de auxílio foram criados como o tear, o primeiro deles bem rudimentar foi essencial para que possuíssemos o que temos nos dias atuais automatizado.

Desde os egípcios era possível tear, e com a extrema escassez de matérias primas as pessoas começaram a cultivar as plantas necessárias para colher as fibras, como a seda, o algodão, lã e linho. O começo do linho foi na Suécia e em partes do Rio Nilo. Já o algodão veio da Índia, a seda da Grécia e a lã da Ásia Central. Todos eles foram difundidos por todo o mundo e foram se desenvolvendo cada vez mais.

Após a revolução industrial o que acontecia era uma indústria mais moderna e com menos operários e máquinas, mesmo assim essa era uma indústria que participava e ainda participa muito de casos de exploração, terrorismo e outros.

Apesar disso muitas pessoas costuram por hobbie e até mesmo terapia, por ajudar na tranquilidade, na concentração e na criatividade daqueles que a realizam. Isso é o que movimenta até os dias atuais a maioria dos artesãos, quase todos eles amam o que fazem e por isso as fazem.

Com certeza foi umas das pioneiras no Brasil também, vindo dos próprios indígenas com técnicas bem simples com fibras que viriam a se tornar tecido depois. No período colonial as roupas eram produzidas no Brasil somente para os escravos, enquanto isso as outras roupas deveriam ser importadas de Portugal, isso durou alguns anos até o próprio rei vir para o Brasil e a produção começar a ser feita por aqui mesmo.

Como já dito muito foi descoberto no período da Revolução Industrial o que transformou os tares foram os motores, que primeiramente eram a vapor, depois eram elétricos. Eram controlados por dispositivos binários.

Feltro

É feito de lã e muito se assemelha a um papel, pode ter também como matéria-prima pelos de alguns animais que servem todos com uma fibra que será unida através de cilindros chamados de calandra. A grande diferença entre o Feltro e o TNT é que os fios do TNT não são tecidos e sim compactados.

Os pelos mais utilizados são os de coelho, de castor, carneiro e lebre. Pode ser utilizado em chapéus, casacos e alguns equipamentos que precisam de isolamento térmico. Mas o mais utilizado dos feltros são os artesanatos feitos como fitas, bandeirolas, tapetes, suportes em geral.

Porta Pano de Prato

O pano de prato é um utensílio indispensável na cozinha, precisando que seque em boas condições para que na próxima refeição seja possível secar as louças e até mesmo as mãos. Por isso um suporte deve ser feito com qualidade e pendurado na parede, para que tenha uma melhor ventilação. Para isso existem muitos tipos de artesanato para o deixarem bem harmonioso com o ambiente.

O feltro é muito utilizado para realizar algumas formas, desenhos sejam pintados ou bordados, podendo assim ser usado nos portas pano de prato, já colaborando para a decoração.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Feltro

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *