Fantoches em Feltro

Muitas pessoas reclamam de como as crianças não conseguem ficar entretidas, e isso é um real problema principalmente pela falta de paciência que os pais hoje em dia apresentam. O mundo conectado deixou os adultos cada vez mais ocupados e sem tempo para passarem com seus filhos. As escolas se tornam mais de um lugar para educação de qualidade, mas também um lugar de acolhida e ambientação para as crianças.

O fato é que há muitas formas de chamar atenção delas sem colocar tecnologias em suas mãos. Apesar de ser para ajudar, na maioria das vezes celulares, tablets e outros podem afetar na socialização e no desenvolvimento da criança. Isso já foi comprovado cientificamente e traz muito problemas para as pequenas em desenvolvimento.

Para isso há diversas maneiras simples de chamar atenção de uma criança, já sabemos que ela gosta de cores vivas, de barulhos que chamem atenção e principalmente de ela fazer parte da construção do brinquedo.

Quando elas mesmo produzem, elas possuem um sentimento de propriedade e de querer mostrar para todo mundo. Além de que isso irá ocupar tempo dela e ajuda a mantê-la calma. Para isso pode ser utilizado logo de cara técnicas simples de artesanato. Algumas delas que precisem de acompanhamento de uma adulto, mas que podem ser desenvolvimento em conjunto.

Artesanato

De maneira geral o artesanato ajuda em diversas questões do dia-a-dia, é difícil mensurar o quanto cada um consegue absorver de benefício, mas eles começam com o desenvolvimento do corpo, principalmente na coordenação motora, dando sensações de estar mais satisfeito pelo produto acabado, sendo você que fez.

Além da parte física o artesanato ajuda a aumentar a concentração e a desenvolver uma criatividade. Por isso as pessoas mais velhas têm o hábito de tricotar, pois deixa a mente ativa, mantendo a qualidade de vida das principais funções do cérebro.

Muita gente utiliza o artesanato até mesmo para ajudar na renda em casa e acaba deixando de ser apenas um hobbie e se torna algo que auxilia mensalmente, conseguindo cobrar até mais caro do que um produto comum do mercado por ser totalmente feito à mão.

Para as crianças é muito bom para ajudá-las a criar uma maior percepção em detalhes e até um senso crítico com o tempo, pois o trabalho exige isso e ela pode trazer isso para vida toda. Além disso vai trazer um senso do que realmente é importante para vida dela, entendendo valores e sentidos como coisas simples podem deixá-las bem mais tranquilas e felizes.

E o ponto mais agradável é a possibilidade deles fazerem novos “amiguinhos”, se interagir e realmente ser criança.

Fantoche

É um tipo de marionete que também depende de uma pessoa para animar uma espécie de boneco. A manipulação do boneco seria através da colocação da mão na parte superior do boneco por parte debaixo dos tecidos. Onde pode precisar de dedos para mexer os braços, outros para mexer a boca. E é isso que o diferencia das marionetes que controla o boneco de cima. Normalmente as faces desses bonecos apresentam grande expressividades.

Possui grande representatividade em diversos países e atrai muito as crianças por serem bem lúdicos. Normalmente são feitos de tecido, um muito comum é o feltro. No Brasil existe algumas variações como o mamulengo no Nordeste, sendo que existe até um dia que é comemorado: 9 de maio.

Feltro

Como comentado, é muito comum fazer fantoches com feltro, exatamente por apresentar uma constituição muito boa para o que o fantoche exige, ser mais macio e bem colorido.

O feltro pode ser feito de lã de animais ou até mesmo sintético. Os animais mais utilizados são lebre, coelho, carneiro e lebre. Todas as fibras são unidas por um processo de calandragem. O TNT por exemplo não chega a ser um tecido pois não ocorre o processo de tecelagem na calandra e sim o de compactação. Podendo fazer além dos fantoches: casacos, chapéus e outros revestimentos.

Mas com certeza o mais utilizado é para artesanato. Por isso não custa tentar aprender como fazer, ou até mesmo pense em adquirir, pois pode se tornar um ato que ajude a criança até a dormir, a distrair, além de ser um boneco para o seu filho.

Vale total a pena investir em brinquedos que são mais lúdicos e por isso deixe a criatividade rolar solta e crie o seu próprio fantoche, em últimos casos, adquira um para as crianças. Até mesmo para aqueles que trabalham com criança podem tentar levar para eles.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Feltro

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *