Dicas de Artesanato Em Feltro

O Que é Feltro?

É considerado um tipo de TNT ( tecido não tecido), por isso o denominamos de papel. É feito basicamente de lã ou de pelos de animais ( camelo, carneiro, coelho e lebre sãos animais mais usados nessa fabricação) , aplica o processo de calandragem que é um processo para que os fios sejam prensados se compactando deixando o papel mais resistente e consistente, lembrando que a calandra não tece.

Sua maior função é dentro do artesanato que é possível fazer casacos, chapéus, mesas de bilhar, bolas esportivas e outros tipos de artesanato de decoração muito delicados. Como uso secundário também ajuda no revestimento de cadeiras a vapor entre outros equipamentos industriais.

Suas nascenças estão no Egito que os usava para fabricação de tapetes, bandeirolas e fitas de patrulha. Também usavam para aquecer as pessoas, fazer cabanas e coletes.

Hoje em dia muito do feltro é sintético, e não usa mais os animais para produção.  Suas características são bem parecidas com as de tecido, por exemplo, também possuem lado direito e avesso. Para encontrar a diferença é só sentir o lado mais áspero que será o avesso e é nele que deve ser feito os riscos de molde. E obviamente, o lado mais liso é o lado direito.

Ficou muito comum e barato a utilização do feltro no Brasil, em qualquer loja de aviamento, tecido e papelarias é fácil de encontrá-lo.

Artesanato

Para fazer artesanato com feltro não precisa de muito e se tornou bem simples e com muito estilo devido a diversidade de espessuras, cores e estampas. Com o feltro é possível fazer chaveiros, flores, arranjos, almofadas, decorações para comemorações festivas como o natal.

Os materiais no geral para fazer um artesanato de feltro são moldes, tesoura, enchimento, linha, agulha e cola quente. Quem aprende normalmente costuma gostar muito e diz ser simples e prazeroso ver o desenvolvimento do trabalho e ver a peça pronta

Com certeza a parte amis importante é o risco e corte do feltro, muitas vezes o artesanato não fica ótimo por um detalhe que devia ser prestado atenção no começo. Mesmo sendo bem fácil de se manusear precisa de todo cuidado em todos os passos.

Aprender a riscar e cortar é muito importante, por isso ao iniciantes é necessária muita atenção e por isso trago algumas dicas para ter excelência na produção, conseguir fazer peças espelhadas e remover riscos de caneta.

Utilize o lado do avesso para riscar o feltro, identifique o lado avesso do direito por ser mais áspero ou liso. Faça os riscos com caneta, dê preferência a canetas de bico fino para que depois fique mais fácil de retirar o risco na hora de cortar.

Outra dica é fazer os riscos de modo espelhado  para que as peças que tenham simetria. Isso além de poupar trabalho desnecessário, fará com que os dois lados fique iguais. É muito importante essa técnicas principalmente para quando for costurar bonecas e outros artesanatos.

Recomenda-se o uso de um milímetro de distância para que ao cortar sobre um espaço para remover o risco feito pela caneta. Normalmente as peças de feltros precisam de dois moldes iguais, se possível junte-as com alfinetes na hora de cortar para que elas fiquem exatamente iguais e evita o trabalho de cortar duas vezes. Para que o corte seja eficiente e de qualidade deixe uma tesoura somente para cortar o feltro, muitas vezes o corte pode ficar mascado ou picotado se a tesoura já não estiver de acordo.

Ao cortar o feltro, lembre-se, corte na parte interna dos riscos, isso fará com que os riscos sejam removidos e você não precisará se preocupar com ele aparecendo. Tente não picotar o feltro, estique bem ele para que seja cortado lentamente e abra totalmente a tesoura, fazendo cortes contínuos, sem rebarbas e picotes.

Para riscos que ficarem pra trás corte com a tesoura deitada, tentando cortar apenas os pelinhos por cima, ou seja a camada superficial. Isso será fácil se ocorrer de ficar pouco risco, se ficar muito risco é necessário um corte normal e completo.

Abaixo segue um vídeo de exemplo de um artesanato usando feltro. A base é igual para maioria, usando um preenchimento para colocar no meio das duas partes moldadas, agulha e linha para juntá-las e acabamentos necessários para cada tipo de objeto escolhido.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Feltro

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *