Fazer scrapbook pode ser uma atividade bem relaxante e interessante para quem deseja passar o tempo e também para quem está em busca de uma fonte de renda extra. Para te ajudar nessa tarefa de começar no scrapbook selecionamos algumas dicas a respeito dos materiais necessários para a atividade. Vamos falar a respeito dos materiais necessários e explicar para que eles servem na prática.
[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=o1y5Fovfkr0[/youtube]
Os Materiais Para Scrapbook
Quem está começando no scrapbook não precisa pensar em conquistar o mundo de uma única vez, ou seja, não precisa comprar uma grande quantidade de materiais. Atualmente, existem ferramentas para fazer de tudo em termos de scrapbook. As ferramentas para essa atividade não costumam ser muito baratas uma vez que em geral são importadas.
A dica de ouro para não gastar muito é começar comprando os itens mais básicos. Observe que algumas técnicas demandam um pouco mais de conhecimento de maneira que não é necessário comprar determinadas ferramentas logo de início. O melhor é começar com as ferramentas mais básicas para somente depois chegar nos mais avançados.
Materiais Básicos Para Scrapbook
Base de Corte
Trata-se daquela base colocada embaixo dos papéis no momento de cortá-los com estilete. Além de agilizar o processo de corte também evita machucar as superfícies das suas mesas. No caso de quem trabalha com larga escala pode ser mais interessante comprar uma guilhotina que corta muito mais papel de uma única vez. Contudo, até quem tem guilhotina deve investir numa base de corte.
Essa base pode ser adquirida em três tamanhos diferentes que são A4, A3 e A2. Em geral a base A4 não é muito usada para fazer scrapbook. Dentre todas a mais utilizada é a de tamanho A3 que tem 300 x 450 mm, perfeita para quem não tem muito espaço para trabalhar e quer ter mais precisão no corte. Já a base A2 tem o tamanho de 600 x 430 mm e ocupa um bom espaço. Essa base oferece mais espaço de trabalho e se mostra muito útil para pathwork também. Como a base é quadriculada em centímetros torna mais fácil a medição.
Estilete
O estilete precisa ter um corte preciso e ser fácil de manusear para que você possa trabalhar com conforto. Quem desejar pode comprar jogos de estiletes de precisão que contam com diferentes “facas”. O diferencial desses jogos é possibilitar diferentes cortes desenhando formas como flores e borboletas, por exemplo. No entanto, no começo da sua atividade de scrapbooking é válido usar um estilete mais simples. Conforme o tempo passar e você se especializar pode investir num jogo de precisão.
Régua Metálica
Um bom corte com estilete depende de ter uma régua metálica para servir de apoio. A régua precisa ser de metal porque as réguas de plástico acabam perdendo pedaços que são comidos pelo estilete no dia a dia. Uma régua torta oferece cortes tortos então é melhor gastar um pouco mais numa régua metálica para evitar problemas.
Observe ainda que a régua deve ser feita de aço e não de alumínio, pois o segundo material também oferece possibilidade de lascar da mesma maneira que o plástico. Para tornar o seu trabalho mais simples é importante que a régua tenha 30 cm ou mais. Uma régua muito pequena não vai te ajudar muito.
Cola Acid Free
A cola é talvez o item mais importante para a técnica de scrapbook, pois se for escolhida a cola errada ela irá resultar em problemas no futuro. O ideal é usar uma cola acid free, colas que tem ácido podem acabar destruindo as fotos depois de algum tempo ou mesmo criando um efeito amarelado. Aliás, é exatamente o ácido das colas usadas nos álbuns mais antigos que lhes oferece aquela tonalidade. Embora seja mais cara a cola específica para scrapbook é a melhor escolha.
Dicas Especiais Sobre a Cola Para Scrapbook
Quantidade
A cola para scrapbook tem ótima adesão no papel de maneira que não precisa passar muito, aliás, quanto menos melhor. Somente uma fina camada de cola já é o suficiente para fixar e não produzir borrões nas suas imagens. A cola deverá ser aplicada apenas nas bordas que já garante a colagem, não precisa aplicar a cola no centro do papel. Fique atento ainda que a cola seca muito rapidamente então cole a foto no local exato em que deseja, pois não será possível movimentar o papel por cima de outro.
Fitas Dupla Face
Esse material está dividido em duas categorias que são a normal e a fita espumada ou banana. A fita fininha e normal é usada para colar detalhes que sejam mais finos como fitas, tiras de papel, fotos e outros. A fita dupla face com espuma que é chamada de fita banana pode ser usada para criar relevo e aplicar detalhes que sejam específicos de scrapbook.
Tesoura
Para conseguir cortar detalhes é necessário usar uma tesoura com ponta e com tamanho médio. Já existe no mercado a opção de comprar uma tesoura específica para scrapbook, mas é mais cara. A tesoura para scrap deve ser de tamanho médio para oferecer melhores condições de trabalho.
Se encontrar uma opção com lâmina de metal ou em teflon é ainda melhor porque esse tipo é antiaderente. Uma dica muito importante em relação a tesoura que você vai usar para scrapbook (seja a profissional ou uma normal) é não usá-la para cortar outro material além de papel.
Aplicador de Ilhóses, Ilhós e Bailarinas
Embora ajude a criar resultados muito bonitos, o aplicador de ilhoses, não é uma ferramenta básica como as demais apresentadas no artigo. Talvez não seja interessante gastar nessa ferramenta logo de início se você está começando na arte do scrapbook. Esses acessórios são bem bonitos e podem ajudar a criar diferenciais em seus trabalhos de scrapbook.
No caso do ilhós precisaremos contar com o aplicador para poder usá-lo. Já as bailarinas são tachinhas que permitem que você as use somente com um furo no papel, para isso você pode usar a ponta de um estilete ou de uma tesoura. Acessórios ajudam a detalhar melhor os seus trabalhos.
Papéis
Com certeza a parte mais divertida de trabalhar com scrapbook é escolher os papéis. Quando estiver nesse momento é bom ficar atento para ter um composé de pelo menos 3 folhas de scrap. Para quem ainda não entende muito de composé a dica é começar juntando um papel liso, outro com uma estampa geométrica como bolas ou listras e um estampado com flores, figurativo ou outro.
O Scrapbook é uma forma original e diferente de fazer um lindo álbum de fotos e recordações, e há diversas maneiras de montá-lo, com uma infinidade de materiais para confeccionar ele todo.
Os materiais usados para fazer o scrapbook não são muito baratos, já que grande parte deles é importado, entretanto, para começar a juntar acessórios para compor uma linha de montagem você deve começar pelo básico e depois ir aperfeiçoando sua técnica.
Os primeiros materiais são a base corte, para que você consiga cortar todo o papel no tamanho padrão desejado. O melhor deles para se cortar vários ao mesmo tempo é a guilhotina, acompanhada da base de corte.
Ela pode ser encontrada em diversos tamanhos padrão, três deles: A2, A3 e o famoso A4, tamanho comum de sulfite.
A base mais utilizada de todas elas é a A3, ideal para quem não tem muito espaço para trabalhar com as peças.