Um doce de leite é uma delícia, mas já pensou aquele cheirinho bom no seu corpo? Não estamos dizendo para você pegar o doce e passar na pele, não entenda mal, é que dá para fazer sabonetes com o mesmo perfume. Isso mesmo, fazer, não precisa nem comprar em farmácias e supermercados. E o melhor, é bem simples de produzir o próprio sabonete de doce de leite. Não acredita? Experimente essa “receita” e veja como é fácil!
Anote o Material Que Será Necessário Para Fazer Sabonete De Doce De Leite:
- 500 gramas de base de glicerina branca
- 40 ml de essência de doce de leite
- 20 ml de extrato vegetal
- 40 ml de “lauril” (só use o líquido)
- 1 colher (de sopa) de manteiga vegetal
- Quanto basta de corante cosmético (para dar cor ao seu sabonete)
- Uma panela para misturar os ingredientes
- Uma colher de pau ou de silicone para misturar os ingredientes
- Formas para fazer sabonete (da sua preferência)
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=zsPxkaID2HU[/youtube]
Veja Agora Como Fazer o Seu Sabonete De Doce De Leite!
Passo 1: Comece colocando dentro de uma panela e levando ao fogo toda a glicerina branca do material, isto é, 500 gramas. Quando a barra se transformar em líquido, isso acontecerá graças ao calor, retire-a do fogo.
Passo 2: Ainda quando estiver quente, acrescente na glicerina, primeiro a essência de doce de leite e misture muito bem.
Passo 3: Sem esperar, logo em seguida da essência de doce de leite, acrescente a medida total do extrato de vegetal. Mexa bem para que os ingredientes se misturem.
Passo 4: Junte aos 3 ingredientes a medida total do lauril, sempre misturando bem para que forme um líquido uniforme e por último acrescente a colher de sopa de manteiga vegetal. Antes de acrescentá-la, leve-a ao fogo para derreter.
Passo 5: A seguir, despeje a mistura dentro da formas ou formas e espere esfriar. Quando estiver fria, a mistura se solidificará.
Passo 6: Se a sua forma é inteira é só retirar o sabonete pronto e cortá-lo como achar melhor. Se a forma já tiver uma forma diferente, ela já estará prontinho para usar.
Viu como é fácil? Você pode fazer para usar em casa ou até mesmo para vender, criando embalagens artesanais bem diferentes para que sirvam de presente.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=PGGtZCPC7zs[/youtube]
Veja Agora Como Fazer Outros Sabonetes Artesanais: Mais Ideias e Receitas
Se você está procurando uma boa fonte de renda extra, saiba que fazer e vender sabonetes artesanais pode ser uma ótima opção. Esse tipo de produto sempre faz o maior sucesso, basta fazê-lo com essenciais perfumadas e buscar formas divertidas e bonitas.
Todo produto exclusivo é muito procurado por quem quer dar um presente diferente e com os sabonetes artesanais é possível ter um resultado especial. Veja como fazer a base deste produto artesanal!
Atenção: O material corresponde a fabricação de uma grande quantidade de sabonetes para que sejam comercializados. O rendimento total de peças depende da forma e o tamanho que cada um deles terá.
Materiais Para Fazer Sabonete Artesanal:
- 1 quilo de base glicerinada
- 30 ml de essência (para cada receita você só poderá fazer um perfume)
- corante de alimentos (pode ser comprado em supermercado, serve para dar cor aos seus sabonetes)
- ervas, flores e folhas desidratadas (com perfume, claro)
- um vidro temperado ou em esmalte
- uma colher de plástico descartável
- um bastão de vidro
- uma panela ou forma que servirá para fazer um banho-maria
- tenha etiquetas para identificar os sabonetes prontos
- formas de silicone para dar forma aos sabonetes
- álcool de cereais
- um conta gotas
Veja Agora Como Fazer Sabonetes Artesanais Usando a Receita Acima:
Passo 1:
No recipiente que você escolheu, em vidro ou esmalte, coloque a base glicerinada (quantidade total da receita). Depois pegue a panela encha de água, leve ao fogo e coloque o recipiente dentro com a base glicerinada para fazer um banho-maria. Ela deve ficar em no fogo até que se derreta por completo e quando isso acontecer acrescente o corante. Nesta primeira fase, não é necessário mexer a base glicerinada com o corante enquanto está se desfazendo.
Passo 2:
Quando você observar que a base foi completamente diluída, isto é, virou líquido, retire-a do banho-maria. Pegue o bastão de vidro e comece a mexer o líquido. Você vai observar que se formará por cima uma espécie de “nata”. Mexa bem até que ela se evapore e o líquido fique perfeito, isto é, quando termina a evaporação.
Passo 3:
Acrescente a essência mexendo bem, em seguida, coloque as folhas e ervas secas e coloque nas formas para que fique seco. Normalmente, esse processo dura cerca de 3 horas. Mas, antes de seguir para o passo 4, observe se está completamente seco.
Passo 4:
Se estiver bem seco e duro, significa que o seu sabonete está pronto. É só desenformar, retirar com a ajuda de uma faca as rebarbas e depois embalá-lo. Use primeiro um filme plástico e não esqueça de colocar etiquetas para identificação, caso você faça com outras essências.
Dicas Para Colocar As Folhas e Ervas Desidratadas:
As folhas, flores e ervas desidratadas são leves, o que significa que se você colocá-las junto com a mistura feita com a base glicerinada elas ficarão na parte de cima do seu sabonete. Para evitar: coloque cerca de 2mm da base no fundo da forma, coloque as ervas sobre o líquido, espere 2 minutos e só depois termine de encher a forma.
Se você quiser fazer um sabonete cheio de ervas, faça várias camadas, sempre deixando 2 minutos antes de prosseguir para a seguinte.
As ervas servem para deixar o sabonete ainda com mais cara de artesanal e ajudam no perfume.
No caso do sabonete de doce de leite, que deve prevalecer o perfume da essência, você pode colocar ervas sem cheiro só para deixar o produto ainda mais bonito. Como por exemplo, pedacinhos de troncos marrom. Também pode fazer mistura com pedaços de canela e um sabonete de doce de leite com toque de canela, entre outras ideias. É só soltar a imaginação e criar!
Para comercializar os sabonetes, não esqueça de calcular todo o material usado, incluindo a embalagem e também o tempo do seu trabalho!