Ideias Para Reaproveitar Vidros

E Por que não Reciclar os Objetos de Vidro? Experimente as nossas Sugestões!

De tudo que compramos ao supermercado, podemos dizer que boa parte tem a embalagem de vidro e às vezes, verdade seja dita, com uma forma até bem interessante. Porém, terminado o uso, o vidro vai diretamente para o lixo. Por outro lado, de vez em quando precisamos de potes ou objetos para guardar determinadas coisas e vamos até uma lojinha comprá-los. A pergunta é: porque não reaproveitar os potes de vidro?  Você estará ajudando a preservar o Meio Ambiente e economizando. Veja algumas ideias para reaproveitar vidros!

1– Potes para o Quarto das Crianças (somente para crianças maiores). No quarto das crianças sempre falta espaço para alguma coisa, principalmente para os brinquedos e os objetos de estudo. Você pode então pegar aqueles vidros maiores de maionese ou azeitona, de preferência todos dos mesmo tamanho, e pintar as tampas. Faça tudo colorido, uma tampa de cada cor. Depois compre em uma loja de artesanato um “personagem” e cole em cima da tampa para dar mais graça ao potinho.

Dentro desses potes de vidro você poderá colocar lápis de cor, borracha, apontador ou até mesmo brinquedos pequenos que acabam espalhados pela casa, como bolas de gude ou bonecos pequenos.

2– O seu pote de maionese ou azeitona, daquele maior, também pode ser  muito útil na cozinha. Ao invés de comprar um suporte para talheres de plástico, limpe bem o vidro e não precisa fazer muito mais. Depois é só comprar um papel adesivo com motivos de cozinha ou de sua preferência, recortar uma faixa e colar de fora a fora no vidro e está pronto. Use pelo menos 3 potes para dar mais graça, coloque na prateleira  e separe garfos, facas e colheres. É simples e fica muito charmoso e pode ser um modo de resolver problema de espaço.

3– Os temperos merecem um lugar especial, aliás, se vocês repararem é muito comum ver nas lojas de artigos para cozinha os tipos mais variados de porta temperos. Porém, você não precisa gastar para ter um. Com ideias para reaproveitar vidros dá para fazer um conjuntinho bem legal. O primeiro passo é juntar os potinhos, que devem ser exatamente iguais. Feito isso,compre uma tinta que é própria para vidro na cor preta, faça uma faixa larga bem na frente de cada potinho, não muito, o suficiente para que com um giz, você consiga escrever o nome do tempero. Depois é só escrever o nome de cada tempero e colocá-lo dentro do potinho de vidro. Fica um charme!

4– Outra ideia bem bacana para quem tem muitos potes de vidro e gostaria de reaproveitá-los é usá-los para colocar lã ou linha. Você deve escolher potes que tenham mais ou menos o mesmo formato do rolo de linha ou lã. Aliás, esse é um modo criativo de evitar que o rolo se desfaça causando uma confusão e nós, que muitas vezes são praticamente impossíveis de tirar.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=lcetdZwyL8k[/youtube]

Neste caso, será necessário usar também a tampa. O pote deve ficar bem fechadinho e depois de lavá-lo bem, basta colocar a linha ou lã dentro e fazer um buraco na tampa para passá-la. Além de prático, também pode fazer parte da decoração.

5– Você também pode transformar o pote de vidro sem tampa em uma jarra para flores, pode ser completamente simples, sem a tampa ou com pintura no vidro. Aliás, falando nisso, se quiser imprimir uma foto no vidro, essa técnica é possível, normalmente, é feita em estúdios fotográficos. É um modo de deixar o pote de vidro ainda mais charmoso e original.

6– Você também pode transformar dois potes de vidros pequenos e iguais em um conjunto de saleiro e paliteiro. Basta que eles sejam iguais, de preferência tenham um formato charmoso e tenham a tampa bem fechada. Depois é só fazer os furos necessários em cada uma delas e pronto! Simples, fácil e bonito. Você também pode pintar o nome “Sal” e “Paliteiro” se quiser, sempre usando tinta adequada a pintura de vidro. Você encontra esse tipo de tinta em qualquer loja que venda artigos de pintura, em geral, ou produtos para artesanato.

7– O seu pote de vidro pode virar um lindo porta velas, neste caso porém, será necessário cortar o vidro, deixando-o na altura da vela. Quando a vela é alta demais, será necessário somente retirar a parte da rosca onde encaixa a tampa. Depois é só deixar o vidro transparente ou criar uma pintura diferente que deixe passar a iluminação da vela de forma diferente.

Dá até para fazer um conjunto de três porta velas, com dois mais baixos e o terceiro alto, retirando somente a parte da tampa. Se preferir, incremente o vidro pintando com cores diferentes que causarão um efeito mais bonito com a iluminação da vela.

8–  Falamos tanto de potes, mas as garrafas também podem ser usadas. Simplesmente lavando uma garrafa de vidro branca, colocando água e depois uma ou duas rosas. Se quiser deixar um jarro maior, retire toda a parte de cima da garrafa.

Outras Dicas para Reaproveitar Vidros

  • Para fazer qualquer coisa é necessário retirar qualquer impressão que tenha no vidro. As etiquetas de papel podem ser retiradas por completo, quando colocadas de molho em água quente com sabão. Em algumas embalagens dá para observar um pequena impressão de tinta no vidro, caso não saia na hora da lavagem, basta passar com um pano umedecido no álcool.
  • Um modo de deixar mais original os potes ou garrafas de vidro reaproveitados é fazendo pinturas, sempre com a tinta específica para o tipo de material.
  • Quando for usar também a tampa, procure pintá-la, encapá-la com tecido ou papel, fazer capa de crochê, usar bordado, enfim, use outras técnicas artesanais para deixá-la diferente e original.
  • Se for preciso cortar o vidro para ter a medida ou a abertura certa, não tente fazer em casa, procure alguém que trabalha com esse tipo de material e peça para que o serviço seja feito.

Viu como é fácil, experimente você também! Você irá descobrir quanta utilidade ainda tem um objeto de vidro depois de usado.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Vidro

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *