Como Lapidar Espelho Manualmente?

História do Espelho

O primeiro relato de espelho na história é de cerca de 6000 a.C., mas que se sabe mesmo mais sobre é a 5000 mil anos no local que hoje é Bagdá( cidade importante do Iraque), mas no período antigo era conhecido como Suméria, e na época ainda eram apenas algum objeto que conseguia refletir imagens. Porém nesse período ainda eram apenas placas de bronze que a população polia com areia, por isso as imagens iniciais não eram nítidas.

Outro material usado por outros povos era pedaços polidos de obsidiana( rocha vulcânica), esses foram encontrados na região da Turquia e alguns parecidos na América. Depois na mesopotâmia e no Egito os espelhos começaram ser feitos com cobre polido. E em 2000 A.C  a china também começa fabricar em bronze os espelhos.

Quando houve toda a expansão de território na antiguidade onde gregos e romanos conquistaram muitos locais eles descobriram o quão fantástico era o espelho e espalhou para a Europa toda até chegar em todos os cantos no período feudal (Idade média). Até esse período, mais ou menos no século XIII, o material utilizado ainda era metais polidos e pela falta de instrumentação mecânica que pudesse polir e não riscar facilmente, eles tinham que ser os mais duros possíveis como ligas de prata e bronze.

O espelho de vidro que conhecemos hoje só começou a surgir no século XIV, com alguns artesões renascentistas primeiramente na Veneza, Itália. O primeiro desenvolvido utilizava mercúrio e estanho para cobrir o vidro, formando uma fina camada que refletia. Nesse período ficou bastante popular possuir um desse e claro bastante caro. Eram muito famosos pela qualidade e pelo segredo de fabricação.

Somente em 1835 que a utilização de um revestimento de prata para se criar um espelho foi concebida. A grande descoberta foi feita pelo químico alemão Justus von Liebig. Depois disso vários métodos foram utilizados, como a substituição de prata pelo alumínio que barateava cada vez mais os espelhos.

Processo De Fabricação

O processo de fabricação atual do espelho ocorre através do vidro que normalmente como dito em sua história é feito com precipitações de nitrato de prata sobre o vidro já cortado.  Quimicamente, há uma reação comum chamada de oxidação-redução, que ao entrar em contato com o vidro e seus componentes ( silício, sódio, óxidos de alumínio) que fixa no vidro e consegue refletir imagens.

Cuidados de Limpeza

Os espelhos com o tempo ficam embaçados, com poeira ou alguma sujeira do dia-a-dia. Por isso para limpa-los e não riscá-los deve se tomar certos cuidados, primeiramente deve-se limpar com um espanador para retirar o pó e a sujeira mais leve.  Após isso passe um pano macio úmido com água mesmo ou então com álcool, lembrando de passar no pano e não direto no espelho, para não ficar manchas caso escorra e não se espalhe. Ao finalizar passe um pano seco para que retire todos os resquícios que ficarem no vidro para não ficar alguma marca de secagem. Nunca utilize buchas ou palhas de aço, elas podem danificar o espelho, muito menos produtos ácidos e alcalinos.

Como São Feitos:

Para maior qualidade o espelhos costumam ter três camadas até chegar na produção final.  Elas se dividem em metal superpolida, a camada escura e a de vidro.

A superfície de metal superpolida são as que vemos na superfície do espelho refletindo imagens e a luz.  Já a escura,  é uma camada que o vidro é pintado de preto que ajuda na absorção de luz. E por último a camada de vidro que protege a metálica para que não ocorra danos como  riscos. Por conta dessas definições pode ser comprovado os 90% d reflexão da luz quando elas incidem o espelho, sendo bem mais trabalhoso a fabricação do que imaginamos.

Passos:

  • Primeiro polir o vidro e limpar
  • Aplicar a camada de prata com alguns produtos químicos.
  • Aplicar a tinta preta atrás da superfície prata.
  • Passar por uma estufa para secar a tinta por completo.

Hoje em dia os fabricantes conseguem fazer espelhos de diversos tamanhos, formatos, sendo planos ou curvos com molduras para diversos ambientes, sendo banheiro, sala ou quarto. Ainda existem também os fabricados com alumínio e amálgama de estanho, porém pouco comercializados.

Lapidação

Existem diversos tipos de lapidações e vidros que podem variar entre espessura, textura e espessura, dependendo do projeto. Lapidar o espelho é a parte da fabricação do espelho em que o vidro é moldado e assim melhorado para aumentar a resistência e para ser deixado uma superfície lisa para o espelho, tirando partes que podem ser perigosas para corte.

Se a qualidade requerida for maior o acabamentos luminosos precisam ser perfeitos e simétricos, para tornar a espelho mais elegante e sofisticado. Sendo assim um item na decoração que não falta na casa de ninguém.

Tipos de lapidação

Para se escolher os tipos de lapidação leva-se muito em conta as dimensões mínimas que a peça precisa ter. Existem no mínimo seis tipo de lapidação para espelho, sendo sempre aprimorado por ser uma arte. E elas são: meia cana, bisotê, 2G, 3G, Og, retas ou de filete. Para os cantos também existe diferentes tipos de lapidações como o chanfrado, garrafa, moeda em “N” ou em “M”e reto.

A Arte

Como dito a cima por ser sempre aprimorada a lapidação é considerada uma arte. Ela é um tipo de arte muito antiga que inicialmente trabalhava com ferro fundido que era lapidado com pedra ou areia tudo feito à mão. Já hoje em dia os robôs com diamantes conseguem precisões muito melhores, com mais agilidade e praticidade.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Vidro

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *