Telas Para Pinturas

Antes de começar um trabalho de pintura em tela, é preciso saber qual tipo de tela é o mais adequado para o trabalho que irá fazer, e não é só o tamanho que conta aqui.

Existem pelo menos quatro tipo de telas diferentes que podem influenciar no resultado final da sua obra depois de pintada, e decidir por um deles é uma tarefa que deve ser levada a sério, para que o resultado final seja belo como o esperado, já que uma tela adequada ao que você necessita não deixa a desejar depois de pronta.

Telas

Primeiro, existem as tonalidades das telas em si: algumas perfeitamente brancas e outras que são mais amareladas. Por mais que vão ser pintadas – dando o fundo da obra por completo – antes de serem de fato utilizadas, as telas mais brancas são recomendadas para as obras que terão fundos claros.

Assim, uma vez que o fundo seja coberto em branco, nada irá atrapalhar a execução da obra. Já as mais amareladas são para aquelas obras mais escuras, que tem fundos pretos ou marrons, que requerem mais sombras em sua execução. O amarelado impede que reflexos passem pelo tecido, garantindo que não haverá luz demais na sua pintura final.

Pintura

Além disso, existem as espessuras das telas, que devem ser levadas em consideração, para que a tinta fique sobre a tela de maneira adequada, evitando que ela escorra ou então que dê aquele efeito de pedaços em branco na obra, que podem acontecer caso a tela não seja da espessura adequada.

Basicamente, existem dois tipos de tela. O primeiro são as telas feitas em linho, que possuem uma trama mais fina e delicada. Este tipo de trama é adequado para pinturas mais delicadas, com imagens mais detalhadas, como rostos e similares. A tinta usada nela pode ser mais fina e os pincéis podem ter pelos suaves.

O segundo tipo é a tela feita com juta, que possui uma trama mais aberta e grossa, que é perfeita para trabalhos mais amplos, em que as cores têm mais destaque do que o desenho em si – ou pelo menos, mais destaque que os detalhes menores.

Fazer

Nesse tipo de tela se usa costumeiramente uma tinta mais espessa, para que os vãos entre a trama da tela não façam com que a tinta escorra e acabe indo parar onde não deveria ir.

Depois de prestar atenção aos tipos de tela apresentados nesse texto, basta começar sua arte na que for mais adequada ao seu trabalho. Uma pintura de qualidade começa já na sua base!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Tela

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *