O gesso é utilizado há muitos e muitos anos na construção civil em cidades de todo o mundo. Além dessa utilização massiva, o gesso pode ser encontrado em obras de arte em todo o mundo, artesanato e é utilizado até pela medicina. É um material fácil de conseguir e relativamente barato, que pode servir para reparações ou simplesmente para decoração de paredes, tetos e outros locais importante da casa. Mas mesmo sendo fácil de conseguir e podendo ser utilizado por qualquer pessoa que se proponha à reparação ou decoração, o gesso possui um preparo difícil devido a um ponto específico da solução com água.
Por essa dificuldade, muitas pessoas optam por solicitar o serviço à terceiros, que acabam cobrando caro demais por um procedimento rápido. Mas com algumas poucas dicas você poderá aprender a lidar com o gesso e a prepará-lo para qualquer trabalho que tenha que ser feito em sua residência.
Evitando Erros na Preparação
A preparação do gesso é um processo simples, mas não quer dizer que seja fácil. Uma pessoa que se proponha a preparar o gesso e aplicá-lo pode perder boa parte do material apenas por não ter o conhecimento correto do procedimento. Toda a preparação do gesso para a construção envolve a água, e ela será a determinante do sucesso do nosso trabalho. Como devemos imaginar, não podemos colocar água de menos nem demais.
Precisamos de uma mistura homogênea e na consistência correta para a aplicação, onde quer que seja. A proporção de gesso e água geralmente é de 50%, para que a mistura fique na consistência correta, não escorra e nem seque rápido demais. Mas para ter certeza, faça um teste: pegue uma vasilha pequena que você não pretende mais utilizar, e coloque um ou dois copos de água nela. Sempre coloque o gesso sobre a água, ou seja a água sempre vai primeiro da vasilha.
Pegue o pó de gesso com as mãos(utilizar luvas é uma boa), e jogue sobre a água como se estivesse peneirando o pó. Coloque uma quantidade razoável e aguarde por mais ou menos um minuto, observando sempre. Depois é só mexer bem a mistura para obter a pasta de gesso, que pode ser utilizada(essa pequena porção de teste) para cobrir pequenos furos de parafuso a parede, ou algumas rachaduras pequenas que incomodam na sua casa.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=yfxaHBsecSM[/youtube]
O mais importante da preparação do gesso é o tempo. O gesso não irá endurecer assim que entrar em contato com a água, e essa mistura pastosa vai durar algum tempo para que você a aplique onde quiser. Mas ela deve durar mesmo só alguns minutos dependendo também da temperatura ambiente. Isso porque assim que a água em que o gesso foi adicionado evaporar, ele ficará uma pasta dura e sem qualquer possibilidade de modelagem.
Por isso, a principal dica na hora de preparar o seu gesso é não fazê-lo em grande quantidades. Observe bem aonde o gesso será aplicado, o tamanho da área e a quantidade de pasta necessária para cobrir o lugar. Principalmente por isso aquele teste inicial que fizemos é tão importante. Com um pouquinho só de gesso pronto, você poderá medir a consistência da mistura(se precisará adicionar mais pó ou não), a quantidade de mistura de gesso para cada parte a ser coberta na área desejada, e o tempo de endurecimento geral do gesso. Isso porque se por algum momento o gesso preparado endurecer, ele não poderá ser reutilizado e deverá ser jogado fora. Assim, para evitar o desperdício de material e dinheiro, tenha calma e faça o seu trabalho aos poucos.
Uma dica importante para que a misture fique no ponto ideal é misturar bem. Não pode haver nenhum caroço ou parte indissolúvel na mistura, o que poderia ocasionar uma parte do gesso indisponível para a utilização. Porém, apesar da necessidade de uma massa homogênea, a mistura não pode ficar muito batida, o que ocasionaria um gesso morto após a secagem no local da aplicação, ou seja, com uma consistência final muito frágil.
Aplicação e Ferramentas
A aplicação do gesso deve ser cuidadosa, com calma, porém eficiência. O aplicador deve ter a calma e a agilidade para aplicação antes que a mistura seque, e por isso tantas pessoas acabam recorrendo a profissionais para esse serviço. Mas para termos uma ideia da facilidade desse trabalho, as únicas ferramentas necessárias serão: inicialmente a cuba onde a mistura será preparada para a aplicação, e a colher de pedreiro, que será o nosso aplicador padrão.
Há algumas outras ferramentas que podem ser utilizadas para a moldagem e para a execução de algum trabalho artístico de decoração, por exemplo, mas esse tipo de trabalho é mais recomendado para profissionais com experiência com gesso. O que pode ser necessário na aplicação além dos materiais básicos é o rastelo, substituindo a colher ou a pá, para que a misture fique mais homogênea sem a necessidade de bater no gesso durante o processo.
Pintando o gesso
Para pintar o gesso, no caso de decoração ou de trabalhos artísticos também, você terá a opção de pintá-lo antes ou depois de aplicado. Se você optar pela pigmentação do gesso antes da aplicação, basta escolher a cor e pigmento a ser utilizada para aquele trabalho. Depois, pingue o pigmento sobre a água já no recipiente onde o gesso será preparado, e misture bem para diluir o pigmento por completo, tingindo a água.
Depois disso, siga o procedimento normal de preparação, adicionando o pó de gesso da maneira correta para que seja obtida a mistura na consistência exata. Mas se você quer pintar o gesso depois de colocado e aplicado, o que é especialmente o caso de obras de arte ou decorações artísticas, prepare o gesso normalmente e o aplique de forma uniforme(ou o modele na forma que desejar). Antes da pintura, é necessário que a peça de gesso seco seja lixada com muito cuidado, para que nenhum ponto fique sobrando ou nenhuma imperfeição permaneça.
Lembre-se que quando o gesso ainda está branco as imperfeições parecem mais uniformes ao todo, mas quando o gesso adquire cor, qualquer ponto de imperfeição na superfície será bem visível. Por isso, lixe com calma e cuidado. Depois de tudo pronto, escolha a cor e o tipo de tinta que deseja pintar, de acordo com a finalidade. O gesso é um material muito versátil e aceita diversos tipos de tinta, mas o mais indicado para o trabalho com gesso é mesmo a tinta PVC. Em todo caso, pergunte ao dono do estabelecimento ou vendedor, e ele poderá indicar uma tinta adequada para o seu trabalho.
e verdade que misturando limao na agua o gesso demora a secar ou tem o gesso certo para revestir teto paredes etc?