Como Fazer Moldes De Silicone

Dicas Para Montar Molde De Silicone

O silicone é uma borracha sintética muito usada para moldagem de uso geral, normalmente vem na forma semilíquida, sendo o tipo mais fácil de trabalhar é o que se torna em borracha na temperatura ambiente (vulcanização). Este tipo de silicone é chamado de RTV (Room Temperatura Vulcanizem ou Vulcanização a Temperatura Ambiente). A base tem uma consistência grossa, enquanto o catalisador é fluido e transparente.

Dicas Para Montar Molde De Silicone

Dicas Para Montar Molde De Silicone

Ao misturar o catalisador com a base, o líquido endurece e se transforma em borracha depois de algum tempo. Dependendo da quantidade de catalisador e da temperatura no local, o endurecimento se faz mais rápido ou mais devagar. Estes silicones vêm em diversas cores (branco, azul, vermelho, bege) geralmente indicando consistências diferentes (graus de maciez / dureza). Não existe um padrão nacional quanto às cores, assim muitas vezes a consistência da cor azul feita por uma empresa não corresponde com a de outra, por isso, é importante obter as especificações com o fabricante.

A produção de diversos materiais poderem ser realizada através dos moldes de silicone, reprodução de peças como, sabonete, artesanais, biscuit, velas, metal Clay, resina poliéster cristal e muito outros materiais. Os Moldes de silicone podem ser nas mais variadas formas e feitios, os mais comuns são os Moldes redondo, Quadrado, Retangular  Oval Formato do Sabonete Dove e também em formas de animais, personagens infantis, frutas, formato geométrico e muitos outros. No entanto a partir do momento em que se tem um protótipo específico, pode-se realizar o molde em silicone e assim reproduzir esse objeto inúmeras vezes.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=Nd-4OlY49bI&playnext=1&list=PLA2B396E08F4C7270&feature=results_main[/youtube]

Moldes De Silicone – Passo a Passo

Moldes De Silicone – Passo a Passo

Moldes De Silicone – Passo a Passo

Ferramentas e Materiais Para Fazer Moldes De Silicone:

  1.  Placa de Kline, uma espécie de cartão (esponjoso) usado para fazer maquetas em arquitetura.
  2. Régua graduada
  3. X-acto
  4. Modelo usado para fazer o molde de silicone
  5. Silicone para moldes
  6. Catalisador (vem com o silicone)
  7. Recipiente para misturar o silicone para moldes e o catalisador
  8. Seringa para medir a quantidade de catalisador

Moldes De Silicone Simples De Pulseira Quadrada – Procedimentos Passo a Passo

Para fazer moldes de silicone para uma pulseira quadrada com as medidas exteriores de 8cm X 8 cm X 2.5cm, é necessário construir uma caixa onde a pulseira será colocada para depois ser derramado o silicone para fazer o molde.

1º Passo – Construir uma caixa de cartão para colocar o protótipo e deitar silicone para fazer o molde

  1. Para fazer o molde de silicone deve-se fazer uma caixa justa à peça. Cortar o cartão k-line com as medidas exteriores de 16m X 16 cm. Marcar 4 linhas paralelas às extremidades do quadrado, medindo para o interior 3 cm, como pode ver na figura. Ficando um quadrado interno com 10cm X 10cm.
  2. Com o auxilio de uma régua, usando um x-acto fazer cortes diagonais no cartão, (para formar um ângulo aproximado de 90º) para que seja possível dobrar as paredes para formar a caixa que vai ser usada para fazer o molde de silicone. Depois de fazer os vincos, dobrar as paredes do cartão com cuidado, usar uma cola forte para colar as paredes da caixa de forma a que a estrutura fique solida.
  3. Depois de dobradas as paredes da caixa, colar todas as junções e colocar fita adesiva no exterior para criar uma estrutura resistente para aguentar o molde de silicone.

2º Passo – Preparar o protótipo, pulseira para depois ser vazado o silicone para fazer o molde.

O silicone para moldes é bastante dispendioso e também pesado, por esses motivos é importante criar estratégias que ajudem a fazer os moldes de silicone com a menor quantidade de silicone possível. Também, um molde demasiado pesado e espesso torna mais difícil de desmoldar às peças.

  1. Então, para este exemplo, vamos colocar no centro da caixa um cilindro com um diâmetro inferior ao da pulseira. A pulseira tem 7mm de diâmetro, então o cilindro pode ter 6mm (ou 5mm), o importante é criar algo que evite a entrada de tanto silicone e evitar peso ao molde. O cilindro pode ser de vidro, madeira (sem poros), acrílico ou outro material. É importante colar o cilindro ao fundo para evitar que ele possa boiar quando se vazar o silicone.
  2. Depois colocamos então a pulseira, bem centrada na caixa. É importante que ela fique bem fixa no fundo senão pode boiar com o silicone, pode ser colada para assim evitar que se desloque do sitio onde a vamos colocar.

3º Passo – Vazamento do silicone para fazer o molde

  1. Fazer a mistura do Silicone para moldes com o catalisador (no caso deste silicone a mistura de catalisador é a 5%, por exemplo: para 100g de silicone aplica-se 5g de catalisador. Usar uma seringa graduada para medir).
  2. Vazar o silicone na caixa para fazer o molde de silicone
  3. Deve-se encher bem a caixa até cobrir muito bem a pulseira. O cilindro do meio deve ser mais alto para que o silicone não cubra o topo.
  4. Depois de todo este procedimento deixar secar o molde numa superfície completamente regular e plana para que o molde de silicone fique bem nivelado e não corra o risco de ficar mal feito.

4º Passo– Retirar o molde da pulseira da caixa e desmolda a pulseira do molde silicone

Depois de o silicone estar bem seco, dependendo da humidade do ar e da quantidade e espessura do silicone usado, demora mais ou mais tempo de secagem. Por vezes pode levar 1 dia e meio, 2 dias e às vezes mais. Certifique-se que o silicone está bem seco para não correr o risco de estragar o molde.

  1. Descolar o molde de silicone da caixa, caso seja necessário desmonte a caixa de cartão para melhor retirar o molde de silicone.
  2. Voltar o molde para cima
  3. Retirar o protótipo da pulseira

Depois de todos estes procedimentos concluídos, tem agora o seu molde e o conhecimento básico necessário para fazer  cada um dos Moldes de Silicone, passo a passo. Assim pode-se tornar independente e mais criativo, visto que pode criar os seus próprios moldes de silicone.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=qL21oUQ2TdU&playnext=1&list=PLE19D386F05D549D5&feature=results_main[/youtube]

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Moldes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *