Faça Uma Mesa De Apoio Usando Um Caixote Velho

Quando estamos em casa descansando após um dia de trabalho, procuramos relaxar sentados no sofá e em frente à TV, muitas vezes comendo e bebendo alguma coisa. E para acomodar esses objetos enquanto acompanhamos um filme ou programa de TV, nada melhor do que contar com uma estratégica mesa de apoio.

Faça Uma Mesa De Apoio Usando Um Caixote Velho

Faça Uma Mesa De Apoio Usando Um Caixote Velho

Além de acomodar copos, pratos e xícaras, as mesas de apoio são excelentes para deixar os controles remotos do aparelho de TV, do DVD, do aparelho de som e do home theater sempre à mão. Isso porque esses objetos ficam sempre à mão, deixando o ambiente mais organizado.

Mesas De Apoio: Fundamentais Para Receber Bem As Visitas Em Casa

Mesas De Apoio: Fundamentais Para Receber Bem As Visitas Em Casa

Mesas De Apoio: Fundamentais Para Receber Bem As Visitas Em Casa

As mesas de apoio também são importante aliadas para as pessoas que apreciam a uma boa leitura, pois acomodam livros e revistas que estão lendo para que fiquem fáceis de serem encontrados, além de acomodarem óculos de leitura, abajur e marcadores de página.

No dia a dia as mesas de apoio são muito úteis, mas quando o morador recebe visitas em casa elas são imprescindíveis. Isso porque quando recebemos parentes e amigos em casa, costumamos recebê-los servindo algo para comer e beber, como um café, sucos, refrigerantes, cervejas e petiscos.

E para deixar os convidados bem à vontade, nada melhor do que contar com uma mesa de apoio para que acomodem os copos e pratos, já que não é confortável conversar segurando esses utensílios.

E para escolher a mesa de apoio ideal ao ambiente desejado, não tem segredo: basta que ela combine com os demais móveis existentes no local, como sofás e estantes. Caso não encontre o móvel de seu agrado, ou esteja com o orçamento apertado para a compra de um produto novo, que tal você mesmo fazer a mesa de apoio para a sua sala de estar ou quarto?

O melhor é que o custo para você fazer esse móvel será quase zero. A principal matéria-prima para a confecção de sua mesa de apoio será um caixote de madeira, aquele mesmo utilizado nas feiras livres para transportar frutas, legumes e verduras.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=8qI7EvTR6cI[/youtube]

Fabricados com tábuas de madeira pinus, esses caixotes de madeira são extremamente resistentes, pois são feitos com madeira maciça, e duram muito mais do que móveis fabricados em madeira MDF, que são resíduos de madeira aglomerada, e que costumam esfarelar facilmente com o tempo.

Em tempos ecologicamente corretos, não é a toa de que os caixotes velhos feitos em madeira pinus estão sendo cada vez mais utilizados por arquitetos e decoradores. É possível fazer diversos móveis com essa matéria-prima: além da mesa de apoio, é possível fazer estantes, revisteiros, aparadores, e tudo mais que a imaginação permitir. Vale lembrar de que no caso de móveis mais elaborados, como as estantes, é preciso ter conhecimentos de marcenaria e carpintaria.

Para quem pretende começar, criar uma mesa de apoio em madeira com caixote velho é um bom começo. Isso porque não é necessário fazer muitas mudanças na estrutura do caixote, nem precisar pregá-lo em parede, como no caso das estantes. O trabalho consiste mais em lixar, tratar e pintar a madeira para que se transforme em uma mesa de apoio.

E para começar o trabalho é muito simples: visite feiras livres, quitandas, supermercados e estabelecimentos similares que comercializam hortifrutigranjeiros em busca de caixotes velhos de madeira.

Como Fazer Mesa De Apoio Com Caixotes De Madeira

Procure escolher os caixotes mais resistentes, ou seja, os que não apresentem tábuas quebradas ou rachaduras. Vale lembrar de que não tem problema em executar o trabalho tanto em caixotes velhos como novos, pois a madeira será lixada e tratada para ficarem com a tonalidade que o artesão desejar.

Em geral, antes de começar o trabalho, abra as janelas e forre o chão do local com jornal. Separe os materiais necessários, deixando-os sempre à mão, como: lixas específicas para madeira, pincel ou trincha, panos velhos, vasilha com solvente para a tinta que será aplicada na madeira, que pode ser de tinta esmalte, verniz ou a óleo.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=rwyHoCDgHEw&feature=share&list=PL76243C4E924DFB70[/youtube]

  • O primeiro passo do trabalho é lixar toda a superfície do caixote, primeiro com uma lixa grossa para madeira e depois com uma lixa fina, que também deve ser específica para esse material;
  • Vale lembrar de que para se obter um lixamento perfeito, você deve usar a lixa adequada para o material, bem como escolher as espessuras corretas tanto na lixa grossa como na fina já que ela deve possuir uma grana de no máximo 50% maior do que a lixa grossa.
  • Por exemplo: se o seu trabalho iniciou com a lixa para madeira de grana 180, em seguida uma de 240, pode finalizar o trabalho de lixamento usando uma lixa com grana 280 para deixar a madeira bem lisa;
  • Importante ressaltar de que o processo de lixamento da madeira é um dos mais importantes para se obter um resultado final, por isso, na hora em que lixar, procure seguir o sentido dos veios da madeira, já que esse procedimento disfarça os riscos existentes da madeira, que passam a se confundir com os poros do material;
  • Assim que a peça estiver totalmente limpa e uniforme, é o momento de aplicar uma tinta selante para madeira, além de, se necessário, corrigir as imperfeições da madeira, utilizando Massa para Madeira YL 1424/Cores, com a tonalidade mais próxima da madeira, usando uma faca ou espátula e aguarde secar por pelo menos 10 horas;
  • Lixe novamente a superfície da madeira para eliminar as irregularidades da massa para madeira. Repita o procedimento quantas vezes forem necessárias até obter uma madeira com superfície lisa e uniforme;
  • Com a madeira uniformizada, é o momento de passar a primeira demão de tinta na tonalidade desejada, seguindo à risca as instruções do fabricante, preferencialmente em um local bem arejado, e que não conte com poeira nem umidade;
  • Aguarde secar bem e aplique a segunda demão de tinta e aguarde secar por pelo menos 24 horas.

Dica: Para deixar a sua mesa de apoio feita com caixote velho de madeira ainda mais funcional, aplique rodízios de metal na parte inferior da peça para ajudar a movimentá-la na sala, ideal para ambientes pequenos, já que pode ser disponibilizada no local onde ela for mais necessária no momento.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Caixas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *