Caixas para Decoração

Uma maneira de conseguir um ar mais despojado aos ambientes de seu lar é buscar investir em caixas decoradas, sejam elas engradados de madeira ou não, para criar gavetas,  estantes, porta revistas, sofás e até pufes. A ideia sustentável proporciona maior jovialidade ao ambiente e ainda auxilia na reciclagem de materiais que seriam postos no lixo.

Uma interessante dica é arriscar com uma pintura colorida, combinação de diferentes tamanhos e formas, na aplicação de tecidos e tudo o mais. Para obter um resultado bonito aquelas caixas de feira, o melhor é optar por aquelas confeccionadas com madeira pinus, que apresentam maior resistência, e ainda que tenham tábuas com medida de aproximadamente 1,8 cm de espessura.

Ideias

Ter um lar com uma decoração legal e harmoniosa não está relacionado necessariamente ao quanto se investe. Proporcionar estilo a um cômodo está mais ligado à criatividade e a habilidade de dar um realce único ao lugar e, em razão disso fazer o reaproveitamento de materiais fazendo toda a diferença.

As caixas de madeira usadas para armazenar vinhos ou aquelas usadas em feiras livres, são extremamente versáteis e, com elas podem ser criadas peças dignas de capas de revistas de decoração. Usadas em seu aspecto natural, pintadas ou envernizadas, não há limite para a criação de ideias usando esses materiais.

– O melhor é melhor é optar pelas caixas que fazem o transporte de laranjas. São mais resistentes e suportam melhor o peso.

– Em razão dessas caixas serem rústicas, tendem a soltar farpas. Para conseguir remover essas imperfeições, o ideal é lixar a superfície, o que inclui os espaços entre as ripas. Se tiver em casa uma lixadeira elétrica, ficará bem mais fácil o trabalho.

– Se estiver com planos de pintar as peças, antes de fazê-lo passe um produto anticupim, que pode ser encontrado em qualquer loja que comercialize materiais de construção.

Técnicas Decorativas

Um dos mais populares artesanatos na internet são aquelas caixas organizadoras e ainda as de MDF decoradas. Há artesãos dedicados somente a esse trabalho, que estão sempre em busca de novidades e procuram fazer todos os dias peças bonitas. Quem trabalha com artesanato sabe que decorar as caixas em MDF é um serviço bastante relaxante e, de quebra rende um dinheiro legal ao final do mês. Mas caso queira montar caixas decorativas apenas para presentear, também é excelente opção. Até porque, um mimo artesanal proporciona muito mais carinho que outro presente que seja comum.

Decorando Caixas – Técnicas Usadas

Usando Pátina

Esta técnica de pintura bastante diferente proporciona à peça um visual mais rústico, tornando-a bem mais interessante. Além disso, pode ser usada nos mais variados lugares, como parede, móveis, e, é claro, nas caixas em MDF. O fundamental da pátina é que deixa a peça muito mais bonita e leva a vantagem de ser bastante simples de ser executada. Através da internet é possível encontrar inúmeros vídeos explicativos, sendo que em muitos deles a pátina é feita usando-se uma escova de roupas.

É fundamental que se saliente que há inúmeras formas diferentes de se fazer a pátina, cada uma dela traz um resultado diferenciado. Faça uma simples pesquisa no Youtube e terá material para aprender muitas delas, tendo a oportunidade de fazer lindas peças.

O Craquelê

Esta é uma das técnicas mais usadas pelos artesãos que montam caixas decoradas, em decorrência de sua versatilidade. A partir dela fica fácil de conseguir um efeito trincado nas peças, que ficam lindas e chamam bastante a atenção pela beleza. Além do mais, se pode alterar os tons e montar inúmeras caixas diferentes totalmente fazendo uso da mesma técnica. O craquelê pode ser aplicado em conjunto com técnicas outras ou individualmente, a exemplo da decoupagem que usa guardanapos.

Além de apresentar um resultado belíssimo, a técnica do craquelê ainda é bastante simples de ser executada. Você basicamente irá precisar de dois vernizes, um que ser virá como base e outro que atuará como craquelador e assim estará pronto o efeito, sem que se use um extenuante esforço. Há ainda outra forma de se fazer, passando apenas um verniz. Caso tenha ficado curioso, busque na internet maneiras de executar essa técnica.

Efeito Mármore

Esse efeito é uma  elegância à parte. Há várias formas de fazê-lo, porém uma delas é mais fácil e usa um plástico comum (podendo ser inclusive uma sacolinha de supermercado). A grosso modo, é só passar uma tinta branca na peça e dar uma lixada de maneira que fique bem liso. Logo depois, usando um pincel, coloque uma tinta colorida. Feito isso, pegue a sacola plástica, dê uma boa amassada e aperte em direção à tinta fresca. Desta forma você conseguirá obter o tal efeito descrito. Uma dica legal é que a tinta colorida precisa estar mais rala, tendo sido diluída em água.

Marmorizando

Esta é uma técnica bastante simples de ser aplicada, sendo chamada como esponjado e, apesar de fácil gera um efeito surpreendente. A facilidade de aplicação técnica está relacionada justamente com o fato de se precisar somente de um pedaço de uma limpa e nova esponja de cozinha, sendo usados ambos os lados, de acordo com o efeito que se pretenda obter.

Para esse procedimento, a dica é fazer a aplicação da esponja em alguma parte do MDF para que se tenha a certeza do desenho que se quer imprimir na peça. Usando essa técnica, você pode brincar com os movimentos de forma a criar diversos efeitos. Usando movimentos circulares e perpendiculares com a delicadeza dos leves toques da esponja. Essa técnica lhe deixa abusar da imaginação e executar um perfeito artesanato, que terá sua marca e será único. É importante deixar que a tinta seque entre uma e outra demão.

Respingado

A técnica do respingado é também bastante divertida e simples e pode ser executada até mesmo por crianças. É só umedecer um pincel na tinta acrílica e dar respingadas na peça, fazendo um artesanato bem legal. É fundamental que se aplique uma base com a tinta acrílica para depois respingar e aguardar por duas horas até que seque. Caso queira, pode acelerar o processo usando um secador de cabelos.

Um dos sonhos mais comuns de grande parte dos brasileiros é o de um dia conquistar a casa própria. Depois que esse sonho se concretiza, chega o momento de decorar a residência, o que muitas vezes costuma pesar no orçamento, principalmente no de recém-casados ou de famílias que precisam arcar com o financiamento do imóvel, pois se torna uma quantia alta quando somada com as demais despesas, como alimentação, transporte, educação, entre outras.

De qualquer forma, com criatividade e bom gosto é possível mobiliar toda a sua casa, e o melhor, gastando pouco. Uma boa opção é utilizar caixas de madeira (aquelas de feira feitas em madeira pinus), para serem utilizadas na decoração de sua casa.

Facilmente encontradas em feiras livres para transportar frutas, legumes e verduras, você somente vai precisar de lixa, verniz para madeira e tintas em cores variadas para fazer lindas mesas, estantes e aparadores para sua sala de estar ou jantar.

Bem mais resistentes do que as madeiras em MDF, que costuma ser a matéria-prima da maioria dos móveis disponíveis no mercado, as caixas de madeira pinus podem ser transformadas em estantes de livros e outros móveis usados para guardar objetos pesados, como mesas, aparadores e nichos de parede.

Importante ressaltar que antes de utilizar a madeira é preciso lixá-la para remover as farpas, pois não se trata de uma madeira nobre. Isso além de pintá-la ou envernizá-la, a não ser que pretenda utilizar a madeira em seu tom natural, que é neutro e combina com todos os estilos de decoração.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Caixas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *