O artesanato é uma atividade que faz girar a economia de muitas cidades do Brasil. Em alguns pontos do país essa atividade de mostra absolutamente necessária para a sobrevivência de muitas famílias. Um exemplo disso é o artesanato em fibra de taboa, uma atividade que é praticada em alguns pontos do país e se mostra uma alternativa lucrativa.
Saiba um pouco mais sobre a técnica artesanal que tem a fibra de taboa como principal matéria-prima. Com certeza você vai descobrir que por trás das bolsas, chinelos e objetos de decoração tem muita história.
A Fibra De Taboa
A matéria-prima, a fibra de taboa, é geralmente encontrada em banhados. A taboa para quem não conhece é uma planta aquática bastante comum em regiões de brejo e manguezais.
Essa planta pode ser utilizada para a confecção de peças como bolsas, chinelas, tapetes, esteiras de praia, almofadas, objetos de decoração e mais um sem número de possibilidades.
A fibra extraída da planta é de grande qualidade e ajuda a fazer com que as peças feitas com ela durem mais. Assim o artesanato se torna mais duradouro e resistente a ação do tempo. Para fazer as peças usando essa fibra é necessário colher as plantas, montar a peça e usar um tear para dar o acabamento.
A fibra de bananeira também pode ser utilizada assim como a de taboa para fazer peças artesanais, o processo é quase o mesmo.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=nyjEHhxTrPM[/youtube]
Como é Feito o Artesanato De Taboa?
Para trabalhar com a taboa como matéria-prima é importante ter coragem e força, pois é necessário começar o processo cortando a planta. Apesar disso é bastante comum encontrar comunidades em que são as mulheres que realizam o corte, carregamento e molde da fibra de taboa.
Após ser colhida a taboa é desfiada e deve ficar exposta ao sol. O período que a fibra fica no sol pode levar até um mês e meio. É importante que a fibra seque ficando macia para que seja possível confeccionar os produtos.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=jEIDsByBXGs[/youtube]
O Artesanato De Taboa Como Fonte De Renda
O artesanato feito a partir das fibras de Taboa é uma atividade bastante comum em regiões do interior ou mesmo do litoral. Para algumas comunidades o lucro obtido com essas peças é a renda principal para o sustento da família.
Pelo fato de não ser muito fácil manejar a taboa para o fabrico a média semanal de produção de um artesão experiente é de apenas 5 peças. Dentre os produtos que mais vendem estão os pares de chinelo, mas as bolsas de taboa também tem bastante aceitação principalmente para serem usadas na praia.
Fazendo uma média podemos chegar a conclusão de que a renda de um artesão que trabalhe diariamente fica em torno de um salário mínimo. O mais curioso é que a receptividade do mercado local, das regiões em que o artesanato de taboa é difundido, não é tão bom quanto a receptividade nas feiras.
Algumas feiras já são tradicionais no que diz respeito a venda de produtos artesanais de fibra de taboa. Um exemplo é a feira que acontece em São Paulo desde 2003, Florianópolis também tem uma feira focada nesses produtos.
A Fidelização Do Público
Pelo fato de a fibra de taboa garantir que as peças artesanais durem muito mais alguns clientes são fidelizados. Quem compra uma vez as peças artesanais com essa matéria-prima se motiva a compra de novo.
Se você gosta de contar com peças com um apelo artesanal no seu guarda-roupa, mas também deseja qualidade pode ser interessante visitar uma feira ou uma comunidade em que esse artesanato se destaque.
O Manejo Sustentável
Quem trabalha com a taboa como matéria-prima para o seu trabalho artesanal garante um impacto positivo para a natureza. Muito mais do que ser uma atividade econômica da qual dependem muitas famílias o manejo dessa planta é importante para a manutenção da sustentabilidade.
Assim como a bananeira a taboa precisa ser colhida para poder rebrotar com força e saúde. O que acontece é que depois de ser colhida a taboa os seus brotos passam a crescer novamente. Os cachos de banana quando cortados permitem que os novos brotos se desenvolvam. O processo é bem semelhante.
Cuidar é Importante
Muitas comunidades que tem a atividade artesanal com taboa como principal fonte de renda contam com programas ambientais para preservar o que restou da Taboa. Devido ao avanço das lavouras e o uso intensificado de agrotóxicos as touceiras de taboa tem sido consideravelmente reduzidas.
Vale lembrar que todo o esforço para manter o artesanato de taboa vivo se deve também ao fato de que ele mantêm vivo o espírito de turismo em alguns pontos do Brasil. Encontrar cidades em que é possível comprar produtos artesanais de qualidade e feitos a partir da fibra de uma planta é sempre interessante enquanto turismo.
Quais Peças Podem Ser Feitas Com Fibra De Taboa?
A resposta é quase tudo o que você imaginar, desde bandejas para servir chá até mesmo cadeiras para relaxar. Tudo depende da habilidade do artesão e da quantidade de fibra de taboa que ele tem a sua disposição.
Para que a fibra dessa planta se transforme em lindas peças artesanais é muito importante ter a ajuda de um tear. Porém, alguns artesãos trabalham com as mãos mesmo, como já dissemos depende de que tipo de peça ele pretende criar.
O visual rústico obtido pelo trançado das fibras de taboa é um dos elementos que torna esse trabalho tão diferenciado. Contar com uma peça dessas para a decoração da sua casa pode ser bem interessante. Além disso, a fibra de taboa tem se mostrado uma alternativa também para o segmento de moda.
A Fibra De Taboa e a Moda
Já faz algum tempo que o universo fashion tem se dedicado a criação de peças rústicas e a fibra de taboa é uma alternativa possível. Com o trançado e o desenho que essas fibras conseguem formar é possível ter como resultado lindas peças como bolsas, chinelos e acessórios.
Você pode complementar o seu visual com brincos ou colares criados com fibra de taboa. Dê uma chance para esse artesanato.
GOSTARIA DE SABER COMO POSSO CONSEGUI FAZER ESTE CURSO DE FIBRA DE BANANA?
preciso de esteira treli cia da