Porta Esmalte em MDF

Caixas de MDF são bastante versáteis e podem render lindas peças artesanais incluindo organizadores variados como porta esmaltes. A dica para deixar o item com a sua cara ou começar a criar peças para venda é customizar essas caixinhas com uma bela pintura. É importante pintar o MDF tomando alguns cuidados para a melhor aderência da tinta bem como para que o acabamento fique impecável. A seguir vamos dar dicas de como fazer a pintura perfeita!

Porta Esmalte de Caixa de MDF

Porta Esmalte de Caixa de MDF

Porta Esmalte de Caixa de MDF

O MDF se tornou um material tão popular entre os artesãos que já é possível encontrar lojas especializadas na venda de peças base desse material. As caixinhas, inclusive algumas com divisórias para acomodar batons ou esmaltes, têm feito muito sucesso. O trabalho para quem compra fica por conta de personalizar a peça, trabalho nenhum para quem adora fazer artesanato, diga-se de passagem.

É possível se valer de inúmeros recursos para customizar as suas caixinhas para guardar produtos de beleza desde aplicação de pérolas até pinturas temáticas. Para ter um resultado perfeito fica a dica de seguir todos os passos listados abaixo. Vamos começar a customização de um lindo porta esmalte de MDF?

Como Pintar Caixa de MDF Porta Esmalte

Confira abaixo o passo a passo de como pintar a sua caixa de MDF para usar como porta esmalte. Lembrando que é possível transformar o seu passatempo de customização num negócio ao começar a vender as caixinhas.

Materiais Necessários

  • Caixa de MDF
  • Lixa fina
  • Tinta acrílica branca
  • Verniz
  • Pincel
  • Tinta de artesanato nas cores de sua preferência

Como Fazer

Você deverá usar a lixa fina para dar o acabamento inicial da sua caixa, lixe para que as superfícies fiquem lisas removendo assim as imperfeições. Na sequência remova os resquícios de pó que ficaram pela passada da lixa. Aplique uma demão de tinta acrílica branca na sua caixa para deixa-la pronta para começar o processo de transformação. Deixe a tinta da primeira demão secar e então aplique a segunda demão de tinta branca.

Após a segunda mão de tinta branca ter secado você poderá fazer a pintura com as cores e ilustrações desejadas. Uma dica para quem tem dificuldades com desenho é usar moldes para auxiliar na criação das diferentes formas. Você procura desenhos do que deseja ilustrar na caixa e imprime, recorte a parte de dentro transformando efetivamente num molde. Depois é só posicionar sobre a caixa e aplicar a tinta dentro da área vazada.

Você pode recorrer a outras técnicas como decopupage ou aplicação de elementos 3D como pérolas e botões. As áreas que receberem tinta de artesanato deverão ser finalizadas com verniz para uma melhor aderência da tinta, isso permitirá que seu trabalho seja devidamente preservado por mais tempo. Além disso, mesmo com o manuseio cotidiano os desenhos não perderão a cor.

Decopupage

Decopupage

Dica Bônus

Se a sua caixinha de MDF não tem a divisória para os esmaltes você pode cria-las com adição de tiras de papelão dispostas horizontal e verticalmente. As tiras de papelão verticais devem ter encaixes (corte em V) permitindo que fiquem presas nas tiras horizontais.

Gostou dessas dicas de como customizar caixas de MDF para guardar os seus esmaltes? Deixe seus comentários abaixo e compartilhe em suas redes sociais!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
MDF

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *