Artesanato
O artesanato é o nome dado à arte manual, feita com as próprias mãos, em geral caracteriza-se pela utilização de matérias primas naturais e de baixo custo. É um trabalho caseiro, pode ser uma herança cultural ou apenas uma reprodução de peças de decoração, de utilidades, etc.
Atualmente ainda existe o artesanato sustentável, no qual você produz sua própria peça e ainda colabora com o meio ambiente utilizando materiais que seriam descartados e provavelmente teriam como destino os meios naturais, como os oceanos. Reaproveitar é a melhor maneira de diminuir o resíduo gerado no mundo atual.
MDF
A sigla MDF tão falada nas páginas de decoração e artesanato é uma sigla fácil, mas você sabe o que significa? MDF significa Medium Density Fiberboard e após traduzido fica placa de fibra de média densidade.
Mas o que é o MDF? Chamam-se de MDF as placas de madeiras feitas a partir de fibras sintéticas e materiais reconstituídos, ainda tem aditivos que são colocados nesta madeira para ter a sua aparência final. Na verdade, trata-se de várias placas uma sobre as outras, fixadas com a utilização de resina e posterior pressão para finalizar a produção.
Podem ter diversas espessuras que variam com a aplicação final da peça. Pode ser usada para muitas finalidades, desde peças de decoração até a confecção de móveis elaborados. Ainda possui uma boa estabilidade como peça e possui grande absorção de tintas.
Vale lembrar que o MDF ainda pode ser maleável até certo ponto, produzindo peças com uma certa curvatura. Para uso em áreas externas o MDF é indicado pois é mais estável e possui menos poros, o seu semelhante MDP é mais indicado para áreas internas e em casos que necessitam de pintura. Quando se considera a umidade há outros fatores ainda a serem considerados, tal como o acabamento e fitas de proteção que podem prolongar sua vida útil.
Arte em MDF
As placas de MDF em geral apresentam uma boa homogeneidade e por isso proporcionam um bom acabamento nos casos em que precisa cortar a peça. Muitas vezes você compra a peça em MDF crua, como é chamada antes da pintura, e pode passar a tinta na sua própria casa.
Você pode cortar o MDF e fazer novas peças, pode reformar as já existentes, pode colar adesivos ou papéis de parede, pode fazer caixinhas, abajures, itens de decoração, pode fazer as letras para formar um nome de bebe, entre outras diversas possibilidades.
Decoração Caseira
A decoração feita em casa, além de diminuir os custos, transforma os itens em peças personalizadas especificamente para você e sua família. Você faz de acordo com seus gostos, no seu tempo e do seu jeitinho. Se um dia enjoar você pode transformar e recriar os ambientes como desejar.
Pense nos baixos custos e ao invés de comprar, faça sua própria decoração, seja a arquiteta do seu lar. Além disso, se você tiver um tempinho sobrando, ainda pode produzir e vender algumas coisas. Agora é com você, mãos à obra.
Quarto de Bebe
O momento de montar um quarto de bebe é aquele momento mágico da espera, onde os pais imaginam cada detalhe, cada cantinho, para que tudo fique perfeito. É o momento em que se procura mil tutorias de decoração infantil na internet ou até mesmo se contrata uma arquiteta para tal função. Independente do caso, você pode adquirir suas peças em MDF, se você estiver trabalhando com arquitetos fale para eles que vai incrementar com algumas produções caseiras, assim eles ainda lhe ajudarão a planejar e pôr a mão na massa.
Artesanato Para Bebe Com Mdf
A seguir daremos algumas dicas do que fazer com esse material tão versátil e assim você pode por sua criatividade em ação, mas antes vamos aos materiais necessários para se trabalhar com MDF.
Materiais:
- Uma lixa de espessura fina;
- Um rolo pequeno para pintura;
- Um pincel comum para pintar madeira;
- Tintas PVA ou tintas acrílicas com as cores de sua preferência;
- Jornal, papel, papelão, tecido velho ou plástico, para a função de forrar o local onde você irá trabalhar com a sua peça;
- Um verniz se desejar, mas não é obrigatório;
- Enfeites de sua preferência para decorar a peça que está produzindo.
Como Fazer:
- Antes de tudo forre o local onde vai trabalhar, assim você irá evitar dores de cabeça depois, por causa de manchas, sujeira, grude, sempre é melhor evitar contratempos. Para esta função escolha um dos itens indicados acima, como jornal, papelão ou outra coisa de sua escolha.
- Agora começa o trabalho, inicialmente as peças que vão ser trabalhadas devem ser lixadas, para diminuir os poros e imperfeições, além disso as peças também devem estar limpas.
- Agora chegamos no ponto da pintura e para isso separe seu rolo, seu pincel e suas tintas. Se for pintar de cores escuras pode aplicar apenas a cor desejada e passar várias camadas. Se for pintar com cores claras, aconselhamos que você use tinta branca como base e antes de passar outra cor passe 1 ou 2 camadas do branco, até que cubra toda a extensão do MDF.
Atenção Para Os Detalhes Da Pintura:
O processo de pintar requer alguns cuidados para sair da maneira mais perfeita possível. Portanto vamos aos passos:
- Após limpa e lixada, passe a tinta na peça com o pincel comum.
- Espere secar um pouco e passe o rolo pequeno por cima, assim sua peça não ficará com marcas de pincel.
- Espere secar e lixe a peça após cada camada de tinta.
- Se preferir após todas as camadas de tinta já aplicadas, passe o verniz como um acabamento, mas se o orçamento estiver apertado, saiba que sua peça já ficará linda apenas com a pintura.
Agora é o momento da maior personalização, neste ponto você pode enfeitar com tecidos, pequenos bonequinhos, colocar pontos de brilhos, tecidos ou outros itens de sua preferência.
A partir do passo a passo ensinado você pode produzir inúmeros itens, aqui vão algumas ideias:
- Kit primeiros socorros;
- Kit higiene para bebês,
- Quadrinhos de decoração;
- Letras para formar o nome do bebê;
- Caixas decoradas;
- Cômodas.
Como Cortar MDF
Caso você queira produzir peças que necessitem de corte aqui vai uma rápida explicação de como fazer. Inicialmente há algumas instruções de segurança para que você possa se prevenir contra acidentes.
- Use luvas e roupas de manga comprida no momento do corte;
- Dê preferência use máscaras de respiração, para assim não inalar o pó ou outros resíduos;
- O uso de óculos também é indicado, para evitar irritações nos olhos;
- Tenha um local reto para usar de apoio.
Para cortar MDF em linha reta utilize uma serra circular com disco, para cortar em linhas curvas utilize uma serra tico-tico com lamina bimetal. Se achar muito complicado fazer corte por conta própria, compre as peças já cortadas, não é caro e torna o seu trabalho muito mais prático e seguro.