O início da festa as vezes nem sempre é o mais esperado pelos convidados. Afinal, todo mundo adora aquela parte em que se come os docinhos, prova o bolo e começa a degustar todos os salgadinhos. Mesmo assim, a parte preferida do evento é com certeza o final, já que é neste momento em que as lembrancinhas são dadas à todos os presentes. Depende muito da festa, mas geralmente, naquelas mais sérias, sempre existe aquele “sachêzinho” cheiroso ou com muitas surpresas dentro. Quer aprender a fazer o seu próprio sachê sem precisar ter que encomendar e gastar muito dinheiro? Confira aqui neste artigo como fazer!
A Importância Das Lembrancinha
Geralmente, uma festa inesquecível é aquela que onde todos se divertem bastante e não querem nem saber da hora de ir embora. Porém, para que o momento seja sempre lembrado pelos convidados, nada melhor do que dar aquela lembrancinha no final da festa. Existem muitas opções para presentear os convidados, já que eles também presentearam o anfitrião. Uma das formas mais simples de agradar a todos é dando sachê com brindes dentro ou até mesmo com aquele cheirinho gosto para colocar dentro armário ou no banheiro. Que tal reservar um tempinho para aprender a fazer o seu próprio?
Passo a Passo – Sachê Cheiroso
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=hHit-of7YYY[/youtube]
1. Material Necessário
- botões de plástico da cor que você desejar
- pingentes prateados, ou com qualquer cor brilhante, com temas da sua escolha
- molde de coração ou qualquer outro que seja da sua vontade (5 cm de comprimento de preferência)
- agulha
- linha de bordar
- tesoura
- cordão encerado branco
- pluma sintética
- essência de alfazema
- papel termocolante dupla face
2. Como Fazer?
- – Primeiramente, é preciso cortar o tecido de algodão em formato de um retângulo perfeito, seguindo as seguintes medidas: 9 cm de largura X 13 cm de comprimento.
- – Ao lado de cada retângulo já recortado nas medidas pedidas, faça uma simples barrinhas com apenas 2 cm de comprimento. A barrinha pode ser feita com máquina de costura ou utilizando cola para colar tecido mesmo.
- – Agora, corte o tecido estampado em forma de quadrado com as seguintes medidas: 8 cm de largura X 8 cm de comprimento. Com a ajuda de um molde a sua escolha, desenhe algo no avesso do tecido estampado.
- – Após o recorte e o desenho feito, recorte o papel termocolante, de forma que o mesmo tenha o mesmo tamanho do quadrado. O papel tem um lado brilhante que vai ser ultilizado no próprio passo.
- – O lado brilhante do papel termocolante deverá ser colocado no avesso do quadrado de tecido estampado, juntando sempre um com o outro. Para fixar bem os dois, passe a ferro por pelo menos 10 segundos. Assim, ambos ficaram bem fixos e não estragarão o seu processo criativo. Aperte bem o ferro sob o tecido e o papel termocolante com uma temperatura não muito quente.
- – Assim que o tecido estiver bem grudado ao papel, recorte o seu desenho já moldado sob esta etapa. O próximo passo será descolar a camada do papel e pressionar o desenho feito pelo molde escolhido em um dos retângulos cortados nos passos anteriores.
- – Feito isso, é só passar mais uma vez o ferro para fixar novamente.
- – Agora, é hora de usar as linhas de bordar para fechar o sachê. Pegue dois fios da linha de bordar e faça um caseado em torno do seu desenho no tecido.
- – Enfeite o seu desenho com os botões, de forma que o seu sachê fique bem enfeitado e bonito. Lembrando que é nesta etapa da que a criatividade deverá ser usada ao máximo, sempre criando coisas que sejam do seu agrado. Poder ser um coração, um boneco, uma lua com estrelas: Tudo o que vier da sua mente será válido para o processo criativo.
- – Nesta etapa,a junte os dois retângulos de forma que eles pareçam um saquinho bem pequeno. Costure os retângulos para formar o seu sachê. Preste muita a atenção neste passo, já que a parte de cima do seu saquinho deverá ficar aberta. Afinal, ainda falta a parte em que o sachê fica perfumado.
- – Usando plumas sintéticas, preencha o sachê todo por dentro, de forma que ele fique bem fofinho. Ainda sem fechar o saquinho, pingue sob as plumas sintéticas um pouco de essência, seja de alfazema ou qualquer outra que for de sua preferencia.
- – Recorte pelo menos 15 cm do cordão branco para amarrar o saquinho. Antes de dar um laço ou um nó no cordão, prenda um pingente bem bonito para que o seu sachê fique ainda mais personalizado.
- – Pronto! Agora a sua festa poderá ser agraciada com esses lindos saquinhos perfumados. Com certeza os convidados vão sair bem satisfeitos e se lembraram sempre do momento inesquecível que puderam curtir na sua festa.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=9-uiGX8YCNQ&list=PL09809E336758E90D[/youtube]
Mais Ideias
Vale lembrar que os sachês perfumados podem ser criado de diversas formas. O passo a passo acima só foi apenas uma das ideias para produzir e decorar o seu próprio saquinho de lembrancinha. Confira abaixo mais algumas ideias para incorporar ao seu processo criativo.
- – Ao invés de encher o saquinho de plumas, porque não colocar os famosos Potpourri? O nome francês faz referência a pétalas de flores secas e especiarias diversas utilizadas para perfumar qualquer local. Eles podem ser usador para produzir sachês perfumados e podem até custar menos do que as plumas sintéticas. É uma boa ideia para quem prefere inovar!
- – Ao invés de usar botões para decorar, você ainda pode usar muito glitter para decorar o seu sachê. Afinal, um pouco de purpurina nunca é demais. Quem curte brilho, pode incorporar essa ideia facilmente. Porém, nada impede que você use os dois materiais ao mesmo tempo! O importante é enfeitar o sachê do seu jeitinho.
- – Ao invés de usar um cordão branco, você ainda pode aderir a fitas coloridas de cetim ou qualquer outro material que você escolher. Para dar mais alegria à sua lembrancinha, é uma ótima ideia! Faça lacinhos ao invés de nós.
Escrito por Jéssica Monteiro da Silva