Como Fazer Suporte Para Doces

Tem coisa mais linda do que uma bonita mesa de festa, seja de aniversário, casamento ou ainda outras comemorações? Geralmente as mesas enfeitadas acabam sendo o centro das atenções, especialmente quando o assunto e doce e guloseimas.

As pessoas que costumam enfeitar festas bem sabem que numa mesa de doces, o que não pode faltar é um bonito suporte. Os suportes podem ser de qualquer tamanho e ter dois três ou até mais andares, sendo que quanto mais andares, mais doces caberão neles.

Ocorre que os suportes, além de serem enfeitados e bonitos, devem ser acima de tudo seguros, e firmes para aguentarem o peso dos docinhos que nele serão colocados. Por isso, ao fazê-lo preste bastante atenção à qualidade dos produtos que nele serão empregados, para não se arrepender depois e ter sua festa estragada por isso.

Antes de comprar um modelo pronto, pense no quanto seria divertido fazer um especial em casa, daqueles que você escolhe como montar e quais cores e enfeites empregar no mesmo.

Logo abaixo mostraremos o passo a passo de um lindo suporte para doces, nele você não irá desperdiçar nem tempo e nem dinheiro para fazer, pois o processo de confecção é bastante simples e o resultado é perfeito.

Como Fazer um Suporte para Doces

Material Usado

  • Duas ou três chapas de isopor com medida de 1,5 centímetros de espessura;
  • Tecido colorido ou papel, onde os mesmos serão usados para fazer a forração das bases de isopor. Tome cuidado, pois o tanto de tecido ou papel dependerá exclusivamente das medidas utilizadas na base de isopor e ainda as  cores devem ser de acordo com os motivos e cores usados no restante da decoração da festa ou evento.
  • Alguns metros de fita gorgurão ou fita de cetim na largura da base de isopor, o mínimo recomendado é de 1, 5 centímetros de largura, ou seja, da mesma largura da base de isopor, esta será sempre a medida adequada, usada no acabamento das laterais da base;
  • Uma lata de leite em pó grande ou outra lata qualquer desde que o tamanho seja equivalente. Essa lata será colocada entre uma base e outra, por isso, deve ser maior e resistente.
  • Uma lata pequena de extrato de tomate pequena ou média. 
  • Algumas folhas de papel colorido que será usado para encapar os suportes. Lembrando que o mesmo deverá compor com a cor escolhida para se montar as bases. Caso queira pode optar por fitas de cetim ou outro tipo de papel.
  • Cola quente ou cola branca;
  • Uma tesoura com ponta e bom fio;
  • Um estilete bom para fazer o corte da chapa de isopor em formato de círculo, com as seguintes medidas:
  • Base maior com tamanho de 31 centímetros de diâmetro.
  • Base média com 24 centímetros de diâmetro.
  • Base menor com 17 centímetros de diâmetro.
  • Um pincel chato, que será usado para passar a cola de maneira uniforme nas superfícies. Caso opte por usar a cola quente, então, não use o pincel, pois o bico do aplicador já fará o papel.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=hfVkeC2uY-w[/youtube]

Passo a Passo

  • Primeiro pegue as bases de isopor e com a ajuda do estilete, recorte os círculos de acordo com as medidas pedidas para cada um.
  • Logo depois, espalhe a cola sobre uma das bases e venha fazendo a colagem do tecido ou do papel, tomando muito cuidado para fazer o acabamento de maneira adequada. Se preferir, recorte o papel ou o tecido usando a mesma medida usada nos círculos, assim não haverá sobra de tecido e nem de papel e a base ficará totalmente recoberta.
  • Depois de feito isso nos três círculos, aguarde a secagem para não correr o risco de estragar o trabalho efetuado.
  • Agora é vez das latas, pegue as duas e lave muito bem, de maneira que não reste nenhuma espécie do produto nem dentro e nem fora deles. Aguarde a secagem e as encape usando o papel ou o tecido escolhido. Espere até que a cola seque completamente. 
  • Pegue os círculos que já estão lindos e encapados e com a ajuda do bico da cola quente siga colando a fita ao redor das laterais dos três. Estique bem a fita para não ficar nenhuma ruga e assim que colocar a cola, logo ponha a fita, pois a cola quente seca muito rapidamente.
  • Depois de cumprida mais essa tarefa é hora de fazer a montagem do suporte.
  • Primeiro coloque o disco maior embaixo e bem no centro dele, se quiser pode medir com uma régua, cole a lata maior, ou seja, a de leite em pó. Isso deve ser feito com a cola quente, já que é bem mais resistente. Aguarde um pouco até que seque.
  • Coloque sobre a lata que já está colada, o disco de tamanho médio e proceda a colagem da mesma maneira que foi feita com o anterior. Aguarde alguns minutos.
  • Agora que já está tudo seco é hora de colar a lata de extrato de tomate, procedendo da mesma forma que os discos anteriores e logo acima é hora de colocar o disco de tamanho pequeno e aguardar até que ocorra a secagem da cola quente.
  • Pronto, o suporte para doces já está pronto para ser usado em qualquer festa.

Lembrando que o processo de confecção é o mesmo e pode ser usado tanto para suporte maiores, quanto para menores o que diferenciará um do outro é o tamanho das latas a serem usadas e ainda o diâmetro dos círculos de isopor.

Caso queira um suporte mais resistente, para colocar doces mais pesados, como os cupcakes, por exemplo, substitua os discos de isopor por placas finas de madeira e quanto a montagem, faça da mesma maneira, usando inclusive a cola quente para fazer a colagem de tecido ou papel.

O papel de decoração pode ser substituído com maior facilidade, enquanto que o mesmo não pode ser feito com o tecido, cujo trabalho de remoção é maior. Então, se pretende usar o mesmo suporte para várias festas, ou faça a forração com tecido básico ou use papel para poder substituir por outro, com maior facilidade.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Decoração

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *