Pronta para receber os convidados? Se você não tem almofadas rústicas, definitivamente não está! No mundo da decoração, todo e qualquer detalhe pode fazer a diferença. Com as almofadas por exemplo, o conceito de renovação do ambiente é levado ao pé da letra por decoradores de todo mundo. Algumas almofadas são fabricadas a mão e com detalhes de luxo e por isso, podem estar custando o olho da cara no mercado. Mas não se preocupe, o Cultura Mix vai te ensinar como criar a sua própria almofada rústica! Usando algumas técnicas e também a sua criatividade, a sua produção ficará incrível. Dessa forma, pode chamar quantos convidados desejar para visitar o seu lar em grande estilo !
Objetivo
As almofadas rústicas são colocadas em sofás, camas e até mesmo em cadeiras ou poltronas, para dar um ar de aconchegante ao ambiente. Além delas erem ótimos elementos de decoração, o toque que as almofadas podem dar a um cômodo sem graça é de espantar! Elas são usadas com o objetivo de dar aquele toque final à decoração. Com isso, o ambiente, seja ele qual for, poderá estar renovado de fato.
As almofadas não precisam se restringir apenas a uma mera peça de decoração. Ela pode ser útil para acomodar as costas em alguma cadeira e assim, evitar dores. Da mesma forma, ela pode ser colocada em assentos de cadeiras para deixa-lo mais alto na hora de se sentar para comer ou até mesmo, deixar tudo mais confortável para qualquer atividade dentro de casa. Há quem diga que uma almofadinha para agarrar durante o sono também cai super bem, não é? Ainda mais para quem sofre de problemas graves de coluna.
Tipos
As almofadas rústicas podem ser fabricadas de diversos jeitos e principalmente em vários formatos diferentes: “Existem vários tipos de almofadas: retangular, redonda, quadrada e de rolinhos, e as que servem de acentos como os pufes que fazem o maior sucesso.” dizem os especialistas em decoração.
Como Fazer?
Abaixo, você confere um passo a passo super prático de como fazer uma almofada rústica básica, usando apenas conhecimentos simples. Assim fica muito fácil de fazer, não é? Vamos conferir?
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=3YRmInYFOfM[/youtube]
1. Para começar a moldar a sua almofada, é preciso ter algumas noções decorativas e saber o que está na moda. Quais são as cores para o verão, outono, inverno ou primavera? Qual o tecido mais utilizado? Quais os detalhes mais importantes da confecção e da ornamentação da almofada? Seguir as tendências nunca é demais! Segundo especialistas: “a tendência neste verão é o uso de cores claras e tecidos fresco, como os de algodão, já no inverno pode se optar por cores escuras e tecidos quente como a pelúcia.”. Outras dicas decorativas podem ser seguidas a risca para que a sua almofada fique bem feita, confortável e super bonita: “Se a decoração for moderna o ideal é usar almofadas grandes em tecido de algodão ou usar o linho que é o ideal para cores forte e padrões geométrico, escolhendo sempre os números impas de almofadas. Em decoração clássica requer certa formalidade, o tamanho da almofada varia de acordo com o lugar onde ela vai ser utilizada, podendo ser redondas ou quadradas, em cores e padrões como adamascado, listrado e liso, com textura de veludo ou seda; o ideal é ser em números pares.”, explicam os profissionais.
2. Os tecidos são umas das partes mais importantes da confecção. Parta fazer a capa da sua almofada, por exemplo, é preciso saber direitinho qual tecido usar. Existe no mercado uma grande variedade de tecidos com formas geométricas e desenhos diversos que podem combinar direitinho com a sua decoração: “temos os florais, rústicas, lisos, axadrezados e com lista e também com temas infantis que faz a alegria da garotada” dizem os decoradores.
3. Para criar uma almofada simples, é preciso ter em mente as seguintes instruções: Pegar um quadrado de 45×45 cm de tecido de forro e enche-lo com muitos pedaços de espuma, penas, ou até mesmo painas, incluindo quem sabe outros materiais sintéticos para a sua almofada ficar bem fofa e confortável. Isso servirá para fazer o acabamento da almofada. A almofada poderá ser fechada na máquina de costura ou com ponto de casear e assim, finalizando a parte do interior da peça. Quando for fazer a capa da almofada, o procedimento é praticamente o mesmo. Porém, o material a ser utilizado é de 50×50 cm de tecido, incluindo meio metro de manta acrílica no processo produtivo. Faça um “sanduíche” costurando os três lados. Deixe uma abertura para colocar o velcro ou zíper. e assim, fechar a almofada e proteger o seu interior.
4. Agora que a sua almofada está pronta, basta coloca-la aonde achar mehor e dar aquele toque aconchegante a sua sala de estar, quarto, escritório cozinha, entre outros cômodos. Para que está habituado a algumas técnicas artesanais, as almofadas ainda podem ficar muito mais incrementadas e com aquele verdadeiro toque rústicos: “pintura a mão, bordado em pedraria, tricô, crochê, patchwork. Outra opção são os babados coloridos para dá um toque mais alegre em ambientes de cores neutras. Os fuxicos com retalhos coloridos e costurado na almofada em forma vertical, são fáceis de fazer, é uma boa ideia para decorar quarto de criança. Basta usar a criatividade e ter bom gosto para se criar lindas peças.”, dizem os decoradores de plantão.
Almofadas de Juta
A juta é um dos materiais que está fazendo a alegria de decoradores por todo o mundo. O material é fácil de trabalhar e possui inúmeros benefícios que não se restringem apenas à decoração de ambientes em si: “é uma fibra que encolhe muito é aconselhável umedecer antes e usar tecido que são imitação da juta com algodão, pois ao sentar é irritante e alérgico, de contato e o cheiro também, alguns tecidos tem mistura de algodão e aloe vera que fica macio, nos estofados é aconselhável levar a uma firma para impermeabilizar tal tecido.É extremamente econômico” explicam os profissionais da área.