Ter plantas em casa é uma forma de se manter mais em contato com a natureza e trazer mais vida para o seu dia a dia. Como as casas e apartamentos modernos estão perdendo o espaço interno está cada vez mais difícil manter esse hábito de ter plantas em casa. Uma forma de conseguir manter as plantas em casa é contar com a ajuda de suportes para elas.
A seguir vamos te dar algumas ideias de como fazer esse tipo de suporte para planta em casa e deixar tudo mais bem organizado. Lembramos que na hora de fazer um suporte é importante pensar numa alternativa que seja forte o bastante para suportar o peso de um pote cheio de solo e que possa durar por mais tempo.
[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=R4qL83BcSFQ[/youtube]
Como Fazer Suporte Para Plantas com Correntes
Quem gostar da ideia de fazer uma contraposição do peso das correntes com a leveza das plantas poderá utilizar uma versão com ganchos. Para isso você pode contratar um profissional para cortar a corrente no comprimento desejado que não precisa ser maior que 50 cm.
Aproveite também para pedir que o profissional dobre os ganchos já que pode ser difícil dobrá-los com a ajuda de um alicate. Outra possibilidade de suporte para plantas é usar cordas. O comprimento das cordas utilizadas para prender os seus vasos de planta fica a seu critério, mas não precisa exagerar.
Como Fazer Suporte Para Planta de Macramê
A técnica conhecida como macramê é uma das mais antigas artes de atar fios, barbantes ou cordões. Esses atados podem se transformar em belos acessórios como pulseiras, por exemplo, mas podem também se transformar em peças úteis para a sua casa como suportes para plantas.
Ter um suporte de macramê para as suas plantas deixa a sua casa com um visual mais decorativo e com uma pegada mais natural. Você pode criar o seu suporte usando fios que sejam da mesma cor ou de cores diferentes. Para deixar mais decorativo você pode até mesmo enfeitar com miçangas ou então colocar brilho. O suporte pode ser montado numa viga ou gancho para ser usado dentro ou fora de casa.
Passo a Passo Para Fazer Suporte Para Planta de Macramê
Materiais Necessários
- 68,5 metros de fio de macramê (de 4 mm a 6 mm)
- 6 miçangas em forma de tubo ou oval
- Cera
- Anéis de metal de 6 cm
- Cola ou fita
Como Fazer
Passo 1
O primeiro passo é cortar o fio de macramê em cordas que tenham tamanhos de 11,5 metros e de 91,5 cm. Para que o fio seja preparado para começar o processo de macramê mergulhe o mesmo na cola ou cera. No caso de quem optou por usar fita deve envolver o fio nela. Com esse cuidado de preparação você irá evitar que a corda acabe embaraçando quando forem feitos os nós.
Passo 2
Continue amarrando as cordas mais longas num dos anéis de metal, use para isso o nó cabeça de sabiá. Para fazer esse nó você deverá dobrar o cordão, passar a sua extremidade dobrada pelo anel e em seguida passar a parte que está solta através da parte que foi dobrada até perceber que a corda ficou bem apertada no anel. Os fios serão duplicados e dessa forma se tornarão 24 fios. O anel será usada no final do seu suporte para vaso de planta.
Passo 3
Os 24 fios deverão ser divididos em 6 grupos de quatro, em seguida faça seis nós quadrados em cada um dos grupos. A forma de fazer um nó quadrado é bem simples, comece pegando duas pontas da extremidade do grupo de quatro e cruze então o fio esquerdo por cima das cordas que estão no centro. O fio da direita será colocada embaixo delas, continue apertando bem firme.
Até aqui o que fizemos foi o meio nó. Faça de novo esse meio nó na direção contrária e cruze o fio esquerdo por baixo dos fios do meio e passe o esquerdo por cima. Os dois nós deverão ser apertados firmemente. Quando se junta dois meios nós juntos se tem um nó quadrado.
Passo 4
Em seguida você deverá colocar vaso no anel de forma que fique no meio das cordas que foram amarradas. Faça então uma divisão dos grupos de quatro em dois grupos de dois cordões. Dê um nó quadrado na metade do caminho para o vaso e use então dois fios que sejam de cada grupo original.
Esse procedimento deverá ser feito em torno do vaso todo de maneira que se crie algo como um berço para ele. Faça outro nó quadrado em cima do seu vaso em cada novo grupo de quatro. Quem quiser pode aproveitar para enfeitar usando miçangas.
Passo 5
Para fazer os galhos longos do suporte você pode escolher um modelo de nó. Uma boa opção é escolher uma corrente de nós que tenha costura espiral. Para fazer esse tipo de nó coloque os meios nós na mesma direção – com isso você terá corda esquerda sobre as cordas do meio e a corda direita irá ficar por baixo.
Repita o procedimento até que você tenha conseguido fazer seis galhos de 20 cm. Cada um dos galhos que você fez deverá ser completado com um nó quadrado. Em cada um você deverá amarrar uma miçanga.
Passo 6
Para terminar os galhos você deverá fazer uma corrente de 30 cm de nós em cada um grupo de seis. Para dar uma variada você pode fazer quadrados ao invés de dar meios nós.
Passo 7
Todos os grupos de seis deverão ser amarrados no segundo anel de metal. Você poderá usar qualquer um dos nós que foram usados para o suporte. Usando a corda menor de 91,5 cm prenda as cordas no anel. Será necessário fazer um nó albright com ela que quer dizer dobrá-la ao meio e dar voltas com a ponta solta em torno das outras cordas em torno do anel e da corda mais curta. Para apertar puxe tudo pela volta e faça todo o procedimento de novo em volta do anel de metal.
Passo 8
Passe uma camada fina de cera ou cola para garantir que todos os nós fiquem bem amarrados. Pendure então o seu suporte para vaso de planta num gancho que pode ser fixo no telhado.