Em Minas Gerais, no Vale do Jequitinhonha, os artesãos dobraram o número de peças vendidas e com isso conseguiram triplicar suas rendas. O projeto de desenvolvimento do setor de artesanato de Minas Novas conseguiu em três anos capacitar os artesãos do Vale tendo com isso conseguido melhorar a qualidade dos trabalhos de artesanato e aumentar assim sua comercialização. As técnicas do SEBRAE Minas Novas que são Daniela Goes e Sabrina Campos apresentaram na própria cidade, no dia 19 de outubro os resultados desse projeto.
Renda média dos artesãos
Entre os anos de 2004 e 2006 foram realizadas pesquisas no sentido de levantar o valor da renda media dos artesãos e verificou-se que a renda media dos artesãos que participaram do projeto teve um crescimento de mais de 150% desde que o projeto teve inicio em relação aquele período. Outro saldo bastante positivo que chamou a atenção foi quanto ao número de peças vendidas depois que se iniciou esse projeto sendo que esse número chegou a 15 mil peças o que é correspondente a um aumento da ordem de 76% em relação às peças comercializadas em 2006. O projeto fez com que os profissionais do setor aprendessem a adequar suas criações à necessidade dos clientes o que teve o aumento de vendas como conseqüência.
Informações sobre o atendimento ao cliente
Nas associações de artesãos de Minas Novas e também de Coqueiro Campos tiveram 89 integrantes beneficiados. Eles produzem animais, bonecos e objetos de decoração feitos com cerâmica. Os artesãos que participaram desse projeto contaram com informações sobre a maneira de atender os clientes, receberam também informações sobre design, sobre gestão, sobre tecnologia e marketing. Os artesãos ainda foram orientados no sentido de criarem coleções que pudessem valorizar a identidade cultural do produto por eles fabricado e na realidade com esse projeto foram resgatados os costumes, as crenças e a realidade do povo mineiro. O projeto foi tão exitoso que projetos semelhantes foram postos em prática em outras cidades.
Reconhecimento da qualidade do artesanato
Feiras e eventos do setor acabaram por reconhecer a qualidade do artesanato de Minas Novas e depois desse reconhecimento o marketing beneficia artesanato em Minas e faz com que os artesãos de diversas regiões se beneficiem com isso com a maioria deles passando a ver essa arte como um negócio. Trabalhar com artesanato pode ser muito rentável se transformando assim em uma forma de garantir uma renda maior para muitas famílias simples e altamente necessitadas de uma fonte de renda como essa que a capacitação proporcionou a inúmeros artesãos. Com esse projeto se sentiram fortalecidos e passaram a ter uma visão empreendedora e foram criando e produzindo a medida que viam o mercado de maneira diferente e também aumentavam sua renda.