Trabalhos em EVA

Muito poucas técnicas de artesanato são tão fáceis de serem trabalhadas, ou tão diversificadas em suas execuções quanto trabalhos de artesanato em EVA.

O produto é muito moldável e serve para praticamente qualquer coisa – de confecções complementares, como, por exemplo, em artes envolvendo reciclagem de outros produtos que de outra maneira iriam para o lixo, como garrafas PET e outros potes, como também para produtos novos e diferentes, como é o exemplo dos trabalhos de artesanato em EVA 3D – algo que exige mais técnica e dedicação, mas que também é possível de ser feito sem muita dificuldade, se a pessoa interessada se dedicar o suficiente.

Trabalhos

Para trabalhar com EVA, sempre é bom seguir algumas dicas básicas, que vem muito a calhar na hora de executar os artesanatos que soam tão simples – afinal, só porque é algo maleável e fácil de se utilizar, não quer dizer que os acabamentos envolvidos em cada obra não possam dar um ‘quê’ a mais a qualquer peça feita com eles.

Primeiramente, para riscar o EVA sempre é bom usar um palito de madeira – como os paus de laranjeira utilizados por manicures. As canetas costumam manchar o EVA, o que prejudica o trabalho depois de pronto.

Outro detalhe importante é. Quando for cortar o EVA, utilizar, de preferência, um estilete bem afiado, ao invés de usar uma simples tesoura: as tesouras podem deformar a pele de EVA, ou então mastigar o material em vez de cortá-lo como deveria. O estilete afiado evita esse tipo de problema.

Decoração

Na hora de colagem, o mais recomendado é a cola quente, aplicada com pistola, principalmente em trabalhos grandes. Para afiar peças pequenas, no entanto, é possível usar a cola de contato – aquelas, estilo Super Bonder e similares – mas evite este tipo de cola para trabalhos maiores que um centímetro ou dois, porque ele deforma a parte da peça que está fixa com ele.

Para pregar trabalhos de EVA em paredes, no entanto, um bom truque é usar pasta de dente – das brancas, clássicas, e precisa ser pasta, e não gel dental.

Ela fixa o trabalho de EVA em paredes de concreto e cimento, e só desgruda se for puxada – e o melhor, não deixa manchar para trás, nem puxa ou descasca a tinta na hora que for retirado: basta passar um pouco de água quente, e a parede volta a ficar como estava antes de ter qualquer coisa aplicada nela.

Fazer

Para aqueles trabalhos em que, mesmo com o recorte sendo feito com cuidado, sobram aquelas abinhas de EVA, utilize uma lixa de unha para tirar o excesso – evite cortar e recortar, e cortar mais uma vez, já que com a lixa, tudo sai e o acabamento fica perfeitinho!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
EVA

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Parabens eu adoro trablhos em eva nao sou profisional mas adoro fazer os meus trabalhos adorei as dicas

    Neide Dourado 24 de junho de 2012 0:14 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *