Quem nunca teve uma grande ideia, inspiração, lembrança, ou coletou uma informação na rádio e precisou anotar urgentemente antes que se esquecesse? Isso é mais comum do que se imagina, principalmente em situações em que escrever se torna inviável, como quando estamos na direção de um veiculo, tomando banho, ou na cozinha preparando a refeição, assim estando sem a menor possibilidade de procurar um local seguro para registrar a informação nos resta apenas duas opções: Memorizar, ou anotar em qualquer lugar no intuito de não perder.
E por falar em cozinha, é incrível que quando exatamente estamos literalmente com a “mão na massa” que surgem coisas importantíssimas e daí para não confiar plenamente na memória, que congestionada de informações costuma falhar. Nos arriscamos em anotar em qualquer papel, e por inocência acreditamos que isso é seguro.
O grande problema é exatamente esse. Pois se já não confiávamos em lembrar a informação e preferimos anotar, também é bastante arriscado e provável não lembrar onde anotou (Se foi em nota fiscal, embalagens, encarte de loja, papel solto, etc.) e acabamos perdendo a informação que já havia sido anotada exatamente para não ser perdida.
É preciso então ter um local seguro, onde podemos anotar e voltar para procurar, certos de que o que você anotou estará lá.
Então para solucionar esse problema de vez, pelo menos na cozinha, que tal parar um pouco o que está fazendo e produzir o bloquinho de anotações que vai ser muito útil no seu dia a dia?
Faça você Mesmo
Para fazer esse bloquinho de papel que também será um imã para a sua geladeira você precisa de:
- 2 (dois) Imãs para geladeira retangulares de pelo menos 3cm de comprimento cada;
- 1 (um) Bastão de cola quente;
- Pistola de aplicação de cola quente;
- Retalhos de E.V.A, com tamanho considerável para confeccionar a capa;
- 10 Folhas de papel ofício, ou reutilize folhas de cadernos usados;
- Estilete;
- Régua;
- Tesoura;
- Fitilho;
- Furador de papel grande;
- Pedaço de fita de cetim de pelo menos 25 cm;
- Clipe, ou prendedor de papel;
Você pode encontrar esses artigos descritos acima em lojas de artesanato, papelarias ou até mercantis grandes da sua cidade que tenham a secção armarinho ou papelaria. A quantidade varia muito de pessoa para pessoa, geralmente usa-se poucas quantidades, mas caso você queira inovar ou construir um bloquinho maior que o proposto, basta aumentar um pouco a quantidade da compra.
- Comece dobrando as 5 (cinco) folhas de papel oficio e cortando-as ao meio. Agora que você tem 10 pedaços de papel dobre ao meio e corte novamente, para um destaque menos irregular, você pode utilizar a régua em vez da tesoura. Mas prefira essa opção apenas se tiver prática com essa técnica. As 10 (dez) folhas de papel ofício listadas anteriormente, foram então transformadas em 4 pedaços cada uma, somando temos então o resultado de 20 pequenos papeis iguais que serão usados como paginas para o bloquinho de anotações.
- Agora una as folhas, uma sobre as outras e se houver algum erro de medidas que diferencie bruscamente as folhas, repare com a tesoura. Essa união de folhas será chamada de miolo.
- Retire as medidas de apenas uma folha do miolo e a desenhe no Retalho de EVA que você deseja tornar capa. Faça isso duas vezes porem deixe espaço nas bordas de cada desenho para adicionar meio centímetro em cada lado do retângulo desenhado equivalente a sobra da folha sobre a capa. Esse meio centímetro deve ser adicionado em cada lado da capa exceto no equivalente a “lombada” do bloco de anotações, que é o nome que chamamos o lado do bloquinho que será unido a capa.
Depois de desenhar o tamanho da folha e adicionar 0,5cm a cada lado exceto o equivalente a lombada corte as duas capas e vá para o próximo passo.
- Para unir miolo a capa, lembre-se de que o lado do E.V.A que não foi adicionado nenhum centímetro deve ser unido rente ao bloquinho de papel. Para finalizar essa primeira parte você deverá montar um sanduíche: Capa – Miolo- Capa, respeitando as margens de 0,5 cm das laterais. Depois disso arremate usando o furador de papel, obtendo em local comum da lateral do bloquinho dois furos por onde irá passar um fitilho de cetim e unir todas as folhas e capas.(equivalente a lombada)
- Depois dos furos, pegue o pedaço de fita de cetim e passe pelos furos de modo que as pontas da fita fiquem para cima da capa do bloco e permita dá um nó e um laço elegante, para essa união você pode usar também espiral de encadernação em vez de fita de cetim, porem terá que fazer mais furos.
- Seu Imã bloquinho de papel já está quase pronto, basta adicionar na parte detrás, utilizando a pistola e a cola quente os imãs. E decorar a capa conforme seu gosto pessoal.
Pronto, agora você tem uma opção de bloquinho de papel para fixar na geladeira que você mesmo pode fazer, e usar como local onde escrever suas informações sem risco de perder por ai.
Agora que você já sabe como fazer, nada mais pode segurar sua imaginação. Você não precisa se prender ao modelo comum de caderninho, então pode optar por criar seus próprios modelos, tamanhos etc.
Na internet ou em revistas de artesanato você pode encontrar também outras opções e ideias como, por exemplo: um imã de geladeira feito como modelo de “prancheta” pequena. Onde a base de madeira foi substituída por E.V.A e o prendedor de papel é um prendedor de roupa decorado e colado no E.V.A, que serve para segurar papeis, notas, lembretes. Independente de como ele seja, lembre-se apenas que depois de terminá-lo, você pode deve fixar na geladeira e fazer um bom uso do seu bloco de anotações.
Ainda reforçando, se você realmente gostar de fazer artesanato, pode fazer como lembranças de chás de panela, baby. Pode dar de presente ou fazer para vender e assim incrementar a sua renda.