As técnicas usadas na prática de artesanato são diversas e prontas para serem usadas em qualquer peça, madeira, metal, tecido, papel e ainda o vidro. Para o uso em vidro, há a técnica do craquelê invertido, que permite um efeito bastante bonito, com aspecto quebradiço e moderno em qualquer recipiente de vidro, pote, vaso, vidros, independente do tamanho deles.
O uso dessa técnica é simples, prático e o resultado é bem interessante e pode ser feito a partir do uso de alguns materiais que são bem fáceis de encontrar, como:
- Tinta craquelê
- 1 recipiente de vidro qualquer
- Tinta esmalte
- Álcool
- Verniz vitral
- Pincel
- Fita crepe
Para começar a usar a técnica do craquelê invertido, pegue o vidro, e passe um pano umedecido com álcool em todo ele, até que saiam todas as sujeiras e marcas que ele tenha, principalmente aquelas de dedo e gordura, que causam efeito extremamente negativos nas peças. Para limitar os espaços do vidro que será aplicada a tinta craquelê, use pedaços de fita crepe, lembrando que o lugar que tiver a fita não será alcançado pela técnica.
Com a ajuda de um pincel de cerdas bem macias passe uma demão de verniz vitral em todo o recipiente e deixe secar por algum tempo, esse passo é o primeiro antes da aplicação da tinta craquelê. Então, com o pincel, pegue a cor de tinta craquelê escolhida e passe por todo o vidro, sem dar uma pincelada por cima da outra para não perder o efeito e deixe secar por um bom tempo. Com ela você pode fazer os desenhos que desejar, em toda a extensão da peça, ou em apenas uma parte, depende do que você terá em mente.
Depois que a peça estiver completamente seca, retire a fita crepe que delimitou o desenho com muito cuidado. Com o auxílio de um pincel bem fino e usando a tinta esmalte você poderá escrever o que quiser no vidro, por exemplo, se for para o uso de vinagre ou azeite, escreva isso no vidro, assim ele será utilizado apenas para este fim, totalmente personalizado.
Além da tinta esmalte, também pode ser usado tinta dimensional e vitral, causando o mesmo efeito. Para finalizar sua peça, depois de tudo bem seco, passe uma demão de verniz vitral em toda ela para proteger a pintura e dar um brilho maior.
Se achar que o vidro precisa de lago mais, opte por acrescentar alguns acessórios interessantes, como botões, flores artificiais, laços de fita ou coloque em caixas para presentear alguém querido, ou ainda, se preferir, faça licoreiras usando a mesma técnica, as garrafas ficarão lindas e o conteúdo bem mais agradável e convidativo. Os materiais usados para fazer o craquelê em vidro invertido podem ser encontrados em lojas de artesanato e ainda pela internet.