Uma antiga arte manual japonesa passou a ser reinventada nos últimos tempos pelos artesãos brasileiros.Trata-se da técnica de artesanato em meia de seda, que exige muita habilidade, delicadeza e paciência de seu artesão, mas que consegue obter trabalhos incríveis.
Se você é artesão e deseja incrementar a sua oferta de produtos, ainda mais com a proximidade do Dia das Mães, aprender essa técnica é uma alternativa certeira para vender mais, já que os trabalhos contam com uma delicadeza incrível, formando bichinhos, flores e lindos enfeites em formato de vela, que agradam a mães de todas as idades.
Uma boa opção de presente para o Dia das Mães que irá agradar às mães mais exigentes, é um lindo arranjo de vela para enfeite com meia de seda, que deixará a mesa do almoço do Dia das Mães muito mais bonita e colorido.
No Blog Sonho Lilás, foi disponibilizado um passo a passo para fazer essa peça, que você já pode começar a fazer para vender ou presentear. Você vai precisar de tesoura; cola quente; arame na cor verde; tubos modeladores; espuma no formato de um cilindro, com 10 milímetros; cola com glitter; linha mágica; meia de seda lisa nas seguintes cores: amarela, vermelha, verde, azul e branca; fibra acrílica e arame trançado na cor ouro.
Primeiro, pegue a tesoura e corte pelo menos cinco centímetros da espuma cilíndrica e encape-a com a meia na cor branca, amarrando-a com a linha e cortando suas rebarbas;
O segundo passo é fazer a chama da vela, que é feita dobrando o arame na cor ouro fazendo um formato de argola. Para isso, você vai usar o tubo modelador na medida de dois centímetros.Em seguida, encape a argola com a meia amarela, amarrando-a com a linha mágica de cor amarela, retirando o excesso de linha. Não se esqueça de modelá-la na forma de chama de vela. Na sequência, use a cola quente para colar a chama no centro da vela já feita;
Depois, é o momento de fazer as folhas do arranjo. Para isso, utilize o tubo modelador com medida de 2,5 centímetros, e desta vez dobre o arame verde, fazendo três argolas. Encape as argolas da mesma maneira que fez com a vela e as chamas, bem como amarrá-las utilizando a linha mágica. Não se esqueça de deixá-las no formato de folhas e use cola quente para aplicá-las na base da vela.
Na sequência, é o momento de fazer as bolinhas coloridas para enfeite do seu arranjo. Com a fibra acrílica, forme três bolinhas, que devem ser encapadas com meia nas cores amarela, vermelha e azul, amarradas com linha mágica do mesmo jeito dos procedimentos anteriores. Com a cola quente, aplique as bolinhas em cima das folhas que estão na base da vela.
Por fim, chegou o momento de fazer os respingos da vela, usando a cola com glitter. É importante ressaltar de que se deve elaborar uma base para dispor o arranjo, que pode ser uma base de EVA colada em cima de uma pequena tábua de isopor.
Todas as imagens do passo a passo podem ser vistas no site do Blog Sonho Lilás: http://www.sonholilas.com.br/2011/12/01/vela-para-enfeite-com-meia-de-seda/
Uma das artesãs que incrementou a técnica japonesa de artesanato em meias de seda no Brasil foi a empresária Magda Harunari Fujiwara. Após uma viagem ao país do sol nascente, ela se encantou com a delicadeza e profundidade dos trabalhos, tanto que se dispôs a aprender a técnica e, posteriormente, passou a realizá-la em seu atelier no Brasil.
A beleza dos trabalhos encantou tantas pessoas, que Magda passou a oferecer cursos na capital paulistas, onde mora, além de comercializar materiais e apostilas para a prática do artesanato em todo o Brasil.
Se você deseja conhecer e aprender mais sobre essa encantadora arte manual, pode obter mais informações no site da artesã: http://www.arteemmeiadeseda.com.br/#