Hoje em dia, há uma infinidade debates sobre aquecimento global e, principalmente, sobre atitudes ecologicamente corretas ou não. A indústria é o principal alvo dos ativistas e de pessoas que buscam ajudar nos cuidados com o planeta, e para seguir a linha desse novo padrão de atos certos ou errados, as grandes fábricas estão tentando se enquadrar nos padrões ecologicamente corretos, entre elas as de papel que já criaram os papéis recicláveis que utilizam restos de papéis já usados.
Como o processo de reciclagem de papéis usados é muito complexo, há diversas outras coisas que você pode elaborar com papéis, mesmo que eles já tenham sido usados. Uma das coisas que você pode fazer com o papel é o origami, uma arte secular japonesa que consiste em dobrar papéis e transformá-los de pequenos recortes de papel em belíssimos artigos de decoração como pássaros, elefantes, gatos, cachorros, flores, dragões, círculos, estrelas e até caixas.
Para que você fique por dentro dessa nova forma de agir ecologicamente, é necessário economizar no bolso e. consequentemente, ir ajudando a cuidar do planeta, afinal se cada um deve fazer a sua parte, aprenda a reutilizar papéis velhos e faça a sua. O nosso site vai te ensinar a criar lindas caixas feitas de papel onde você poderá guardar utensílios ou presentear amigos e parentes; caso você goste muito e consiga desenvolver bastante a prática, poderá até complementar a renda da família!
De início, você precisará de um papel quadrado; com o papel em mãos você deverá dobrá-lo no comprimento e em seguida ao meio do outro lado. Depois de dobrar os papéis você terá de abri-lo no comprimento do outro lado e, em seguida, você terá duas marcas no centro do quadrado. Após dobrar, abra novamente o papel em diagonal e uma das duas pontas. Com a dobra em diagonal você deverá abrir na diagonal novamente e abrir o papel.
Esticado, o papel terá quatro marcas dividindo a folha em oito partes. Dobre todas as pontas em direção ao centro, ao terminar você terá um quadrado em tamanho menor. Com o resultado, dobre a borda do quadrado até o centro e uma das pontas também. Em seguida abra as duas pontas que acabou de dobrar, as dobras ficarão e você abrirá somente estes cantos.
Agora, gire o papel 90 graus para que as pontas que estão dobradas estejam à direita e à esquerda. Depois dobre a ponta deixando dois dos cantos abertos e use as marcas no papel para alinhar o meio da borda com o centro, para que nada saia errado. Por fim, dobre a borda opostas para o centro como fez no último passo, gire 90 graus novamente para que as pontas permaneçam dobradas à direita e à esquerda. Dobre as pontas e as bordas para o centro, abra parcialmente as duas últimas dobras, prenda os cantos, a ponta ao redor, as pontas do outro lado e a aba que sobrou. Agora, pronto! Caso queira fazer uma tampa, use um papel um pouco maior e realize o mesmo processo.