O artesanato vem inventando novas técnicas desde que foi criado pelos seres humanos. O trabalho manual nem sempre é fácil de ser executado, mas quando é feito em prol da arte tudo sai conforme o planejado. Dessa maneira, cada vez mais artesãos foram entrando neste mundo da artes e mostrando os seus talentos, até que então surgiu uma forma de artesanato bastante diferente e muito prática: a arte com arame. Manusear o arame se tornou uma das tarefas favoritas de muito artistas. Confira aqui como este material tão simples pode virar uma verdadeira obra prima!
O que é o Arame?
Muitos trabalham utilizando o arame em suas peças, mas quase ninguém sabe do que é feita esta matéria prima. Para começar, o arame é uma liga ou fio de latão e pode servir facilmente como material reciclável. Ele também pode ser fabricado ou encontrado na forma de fios de cobre ou ferro, puxados à fieira. Sua principal utilidade é para cercamentos, usado para fechar alguns ambientes externos como jardins, campos, quintais e outros. Mesmo assim, apesar de ser muito usado como cerca, foi descoberto por diversos artistas e a partir deste momento, virou uma matéria prima para a produção do artesanato sustentável.
Na Capoeira
O fio de latão, cobre ou ferro, mais conhecido como arame, pode ser usado para muitas coisas, mas nenhuma é tão importante como a sua confecção na boa e velha capoeira, uma dança típica de vários locais do Brasil. Sem o arame não existiria o berimbau, já que o arame á principal fonte da sua fabricação. É com fios de latão que este instrumento tão representado pela cultura brasileira é feito, fabricado, produzido e usados nas rodas de capoeira de todo o país.
No Artesanato
No artesanato o arame também se tornou fundamental e nos dias de hoje várias obras primas são criadas com estes pequenos, e fios fios de latão. Para mostrar que o arame é realmente muito útil para o artesanato, logo abaixo estão demonstrados algumas etapas de peças ou criações diversas que podem ser fabricadas com a utilização do arame. Confira!
1. Palavras de Arame e Lã
Um objeto que pode ser usado na sua decoração são as palavras feitas de arame e lã. Que tal experimentar?
Material Necessário
- Arame grosso e totalemnte encapado para evitar que o artista de machuque
- Lã de qualquer cor
- Cola quente
- Alicate de bijuteria para outros fins
Modo de Fazer
Para começar a criar a sua obra prima usando apenas lã e arame, é preciso pedir ajuda as suas mãos. Exatamente! As palavras serão criadas com algum esforço manual. Então, prepare as mãozinhas.
Pegue uma porção de arame e faça voltas escrevendo a palavra que você deseja escrever. Pode ser um nome ou um sentimento, o que quiser! Depois, comece a enrolar cada fio de lã sob o arame já escrito.
Em algum momento você vai chegar em qualquer ponto no qual duas partes do arame ficam cruzadas entre si. Quando isso acontecer, uma dica: enrole a lã ao redor de ambas partes do arame cruzado para que o mesmo fique bem seguro e o trabalho seja uma peça única, sem precisar de novas junções com outros fios de arame e muito menos de lã.
Ao chegar o final depois de enrolar toda a lã, corte o excesso de fio e de arame que ainda restar do seu trabalho. Passe cola para fixar e para que a lã não se solte do arame. Cuidado para não usar cola demais e o seu trabalho ficar um tanto quanto lambuzado.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=vZbrDIfXAfk[/youtube]
Agora que o seu trabalho já está feito, é só procurar um local que precise de uma decoração a mais e colocar para enfeitar! As palavras feitas de arame e lã são simples e não tomam muito do seu tempo. O resultado final é o melhor possível!
2. Asas de Borboletas com Arame e Tule
Você também pode criar diversas borboletas, customizando as suas asas com arame e tule. O tule é um tipo de tecido muito prático para se trabalhar com arame, já que ele se fixa muito bem aos fios de latão, cobre ou ferro, não necessitando de um trabalho mais árduo para a sua produção. Que tal conferir este passo a passo?
Material Necessário
- Arame de 2mm aproximadamente
- Arame de 1mm mais ou menos
- Tule colorido ( pode ser a cor que você desejar)
- Miçangas coloridas
- Alicate para cortar o arame
Como Fazer
Use um tubo e pegue o arame de 2mm para recortar e já começar a fazer as asas maiores. Faça quatro asas, mas use o arame de 1mm para fazer as asas menores, moldando-as no mesmo tubo utilizado para as maiores.
Pegue um pouco de tule e coloque sob cada asa, usando um pouco de cola para ficxar melhor o tecido ao arame.
Una as asas por pares, sempre intercalando os tamanhos para que o seu trabalho fique mais bonito. Depois disso, logo em seguida, vá abrindo as asas da sua borboleta com muito cuidado para não estragar o seu projeto. Vale lembrar que o tule é um material bem frágil e não precisa ter muita força para fixa-lo ou cola-lo ao arame, com risco de estragar toda a sua obra.
Para finalizar, use as miçangas para construir o corpo da sua borboleta. Cole as miçangas coloridas no meio das asas feitas de arame e á formando a sua borboleta por completo. Logo em seguida, use um restinho de arame para fabricar as antenas do seu inseto e depois use mais duas miçangas da mesma cor para terminar as anteninhas.
Agora que a sua borboletinha está pronta, use-a como imã de geladeira, marcador de livrou ou arranje uma outra utilidade para ela.
Vídeos
Ainda quer mais ideias para se trabalhar com arame? Não deixe de conferir os vídeos abaixo. Aproveite para se inspirar ainda mais em cada trabalho.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=AahjgxhaDEo[/youtube]
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=0fb75VaPnlg[/youtube]