Dentre as tendências mais fortes da moda internacional os acessórios elaborados artesanalmente estão marcando constante presença nas passarelas e nas ruas. Isso porque os últimos desfiles das mais importantes semanas de moda pregam o uso de materiais rústicos devido ao estilo “hippie chique”, agora rebatizado para “boho”, que faz uma releitura do estilo setentinha, com as famosas calças boca de sino, plataformas, batas, arrematadas com acessórios artesanais. Para combinar com o estilo hippie chique, bem descontraído, ideal para o verão, um acessório perfeito é a bolsa de mão, elaborada de forma artesanal, que garante elegância para os dias mais quentes. Um dos trabalhos manuais que vem fazendo grande sucesso é o Frivolité.
Surgido na Europa, esse estilo de bordado sofisticado teve o seu auge no século XVIII e também fez sucesso na época da Inglaterra Vitoriana, e posteriormente caiu no esquecimento. Graças aos avanços da tecnologia e da internet, somada com a tendência ecologicamente correta de produzir e customizar suas próprias roupas e acessórios, essa técnica e muitas outras voltaram à moda e estão fazendo a cabeça das moças mais modernas. Antes destinado a enfeitar lenços e roupas de cama, mesa e banho, o Frivolité agora é usado sozinho, confeccionado no formato de bolsas e acessórios. Se você tem muita habilidade com as linhas e agulhas, vale a pena aprender a arte do bordado Frivolité, mas é preciso ter muita paciência, pois se trata de um trabalho manual muito sofisticado e meticuloso. Para fazer uma bolsa de Frivolité você vai precisar de: dois novelos de linha Monalisa da Círculo, nas cores roxa e lilás; uma agulha Navette (especial para o bordado Frivolité) e uma tesoura.
Para executar, você deve executar uma carreira de seis pontos com a linha roxa, fazendo um espaço e seis pontos, e fechando o círculo em seguida. Depois, com a navette e o fio roxo, faça uma carreira com oito pontos, um espaço e oito pontos, e depois puxe para criar um arco. Continue usando a mesma linha roxa, usando seis pontos, se situando no mesmo espaço em que criou o primeiro círculo em Frivolité. Prossiga fazendo seis pontos, e feche fazendo uma carreira de seis pontos, um espaço e seis pontos, fechando em seguida. Depois prossiga fazendo um novo arco, desta vez com o fio lilás, elaborando uma carreira de oito pontos, um espaço e oito pontos.
Faça mais seis pontos situando no espaço do círculo em Frivolité que se mantém solto, faça mais uma carreira de seis pontos, fechando em seguida. Por fim, elabore um círculo solto com o bordado, repetindo os desenhos até criar oito arcos e círculos e arremate na peça. Repita o bordado e comece a emendar os círculos para criar flores com quatro pétalas cada seguindo o gráfico que está postado no Blog Sonho Lilás: http://www.sonholilas.com.br/2011/02/11/bolsa-de-frivolit/